Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16815 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal |
id |
RCAP_2134f2ec7d4f1bd150e90954e32bec7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino BásicoAtividades investigativasTrabalho colaborativoHistória e Geografia de Portugal2.º ciclo do ensino básicoCompetências histórico-geográficas.Investigative activitiesCollaborative workHistory and geography of Portugal2nd cycle of basic educationHistorical-geographical skillsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de PortugalO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento organiza-se em duas partes. Numa primeira instância são caraterizadas, de forma breve, as práticas de ensino supervisionado no âmbito do 1.º e 2.º CEB e, em seguida, é apresentado o estudo empírico sobre o desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem de História e Geografia de Portugal. O estudo, Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia, organizou-se a partir da problemática O recurso ao trabalho investigativo no ensino e aprendizagem da HGP promove o desenvolvimento de competências colaborativas, tendo como objetivos: (i) Analisar os momentos de ensino e aprendizagem que recorrem ao trabalho colaborativo; (ii) Analisar as aprendizagens de HGP realizadas a partir do trabalho investigativo; e (iii) Refletir sobre as competências colaborativas desenvolvidas a partir do trabalho investigativo. Os resultados obtidos permitem afirmar que os momentos de ensino e aprendizagem com recurso a atividades investigativas, em sala de aula, incentivando a colaboração entre os alunos, reforçam a construção do conhecimento, a mobilização e comunicação de vocabulário específico de História e Geografia, e o desenvolvimento das competências histórico-geográficas, em particular no que concerne à recolha, seleção e tratamento de informação em fontes com diversas linguagens.This report is developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II of the Master`s Degree in Teaching of Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic School, of taught by the Lisbon School of Education. The document is organized into two parts. In the first instance, the supervised teaching practices in the context of the of Primary School and 2nd cycle of Basic School are briefly characterized, and then the empirical study on the development of collaborative skills in the teaching and learning of History and Geography of Portugal is presented. The study, Development of collaborative skills in the teaching and learning of History and Geography, was organized based on the issue of the use of investigative work in the teaching and learning of History and Geography of Portugal promotes the development of collaborative skills, with the following objectives: (i) Analyze the teaching and learning moments that involved collaborative work; (ii) Analyze the HGP learnings achieved through investigative work; and (iii) Reflect on the collaborative skills developed through investigative work. The results obtained allow us to assert that teaching and learning moments using investigative activities in the classroom, encouraging collaboration among students, reinforce the construction of knowledge, the mobilization and communication of specific vocabulary in History and Geography, and the development of historical-geographical skills, particularly regarding the collecting, selection, and processing of information data from sources with diverse languages.Hortas, Maria JoãoDias, AlfredoRCIPLPereira, Cláudia Patrícia Paiva2024-01-09T10:45:30Z2023-12-192023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16815TID:203445660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:15.352659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico Pereira, Cláudia Patrícia Paiva Atividades investigativas Trabalho colaborativo História e Geografia de Portugal 2.º ciclo do ensino básico Competências histórico-geográficas. Investigative activities Collaborative work History and geography of Portugal 2nd cycle of basic education Historical-geographical skills |
title_short |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pereira, Cláudia Patrícia Paiva |
author_facet |
Pereira, Cláudia Patrícia Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hortas, Maria João Dias, Alfredo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cláudia Patrícia Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades investigativas Trabalho colaborativo História e Geografia de Portugal 2.º ciclo do ensino básico Competências histórico-geográficas. Investigative activities Collaborative work History and geography of Portugal 2nd cycle of basic education Historical-geographical skills |
topic |
Atividades investigativas Trabalho colaborativo História e Geografia de Portugal 2.º ciclo do ensino básico Competências histórico-geográficas. Investigative activities Collaborative work History and geography of Portugal 2nd cycle of basic education Historical-geographical skills |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 2023-12-19T00:00:00Z 2024-01-09T10:45:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16815 TID:203445660 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16815 |
identifier_str_mv |
TID:203445660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136794706444288 |