O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Filipa Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9663
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
id RCAP_d1393bdf8d27d076a8b861d80530abcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9663
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino BásicoJogo didáticoCompetências histórico-geográficasEstratégias de ensino-aprendizagemHistória e Geografia de Portugal2.º ciclo do ensino básicoDidactic gameHistorical-geographical competencesTeaching-learning strategiesHistory and Geography of Portugal2nd cycle of basic educationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBApresentam-se neste relatório os resultados da aplicação da estratégia do jogo didático, em História e Geografia de Portugal, num contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de avaliar o seu contributo no desenvolvimento de competências. Para este efeito, realizou-se uma investigação-ação, utilizando-se metodologias qualitativas e quantitativas, tomando-se por base e como amostras duas turmas do 6.ºano e professores das diversas disciplinas do 2.º Ciclo. Recolhidos os respetivos dados, efetuou-se o seu tratamento e análise, tendo-se concluído que o jogo didático contribui, significativamente, para aprendizagens e consequentes competências. Contudo, a sua aplicação pelos professores não é frequentemente perspetivada como uma prática recorrente – apresentando a maioria, como impedimento, a extensão e obrigatoriedade do programa da disciplina.ABSTRACT This reports presents an experiment-study on the results of the didactic strategy game in Portuguese History and Geography, in a second cycle of the basic education, aiming the goal of evaluating its contribution for the development of pupil’s competences. For this purpose, an action research was carried out using qualitative and quantitative methodologies, taking as base and as samples two classes of the 6th grade, and teachers of the various disciplines of the 2nd cycle. After collecting the data these materials were processed and analysed, and it was concluded that didactic game contributes significantly to learning and consequent skills improvement. However, its application by teachers is often not perceived as a recurring practice: the majority of the sample figured out the extension and compulsory nature of the academic discipline program as an obstacle to use it in day-by-day classes.Ferreira, NunoMendes, LuísRCIPLPereira, Sandra Filipa Costa2019-03-07T11:08:39Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9663TID:202054888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:11.648683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
title O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
Pereira, Sandra Filipa Costa
Jogo didático
Competências histórico-geográficas
Estratégias de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
2.º ciclo do ensino básico
Didactic game
Historical-geographical competences
Teaching-learning strategies
History and Geography of Portugal
2nd cycle of basic education
title_short O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
title_full O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
title_sort O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2º ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Sandra Filipa Costa
author_facet Pereira, Sandra Filipa Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Nuno
Mendes, Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sandra Filipa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo didático
Competências histórico-geográficas
Estratégias de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
2.º ciclo do ensino básico
Didactic game
Historical-geographical competences
Teaching-learning strategies
History and Geography of Portugal
2nd cycle of basic education
topic Jogo didático
Competências histórico-geográficas
Estratégias de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
2.º ciclo do ensino básico
Didactic game
Historical-geographical competences
Teaching-learning strategies
History and Geography of Portugal
2nd cycle of basic education
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
2019-03-07T11:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9663
TID:202054888
url http://hdl.handle.net/10400.21/9663
identifier_str_mv TID:202054888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133445802164224