As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chá-Chá, João Francisco Clemente Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102670
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
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spelling As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino SecundárioVirtual study visits in the discipline of History in Secondary EducationEnsino de HistóriaTecnologias Digitas da Informação e ComunicaçãoVisitas de Estudo VirtuaisEstratégias inovadorasHistory teachingDigital Information and Communication TechnologiesVirtual Study VisitsInnovative strategiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasNo âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada escolhemos, como estratégia didática, as visitas de estudo virtuais. A razão que nos levou à escolha desta estratégia foi essencialmente uma. Tendo em consideração o potencial pedagógico-didático das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) é possível viajar sem sair do conforto da sala de aula e conhecer locais que por determinadas razões, relacionadas com o tempo e com o espaço, não é possível visitar presencialmente.Nas últimas duas décadas, os governos, uns mais que outros, apostaram nas TDIC. Simultaneamente, os documentos curriculares reconheceram que as tecnologias digitais melhoram a qualidade do sistema de ensino. Atualmente é quase impossível pensar no mundo educacional sem equacionar a presença destes equipamentos. As tecnologias digitais são muito importantes no ensino da História, pois permitem desenvolver estratégias pedagógico-didáticas inovadoras que envolvem o aluno no seu processo de aprendizagem. Com efeito, o professor deverá explorar todas as possibilidades educativas propiciadas pelas TDIC. Para melhor compreender a importância das visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário, foco do trabalho que aqui se apresenta, elencamos os seguintes objetivos:- Avaliar a motivação que a estratégia proporciona ao recorrer à realidade virtual através das ferramentas digitais;- Identificar as potencialidades desta estratégia na construção de aprendizagens tendoem consideração a participação do aluno neste processo.Para a concretização do nosso estudo empírico optamos por uma metodologia qualitativa e utilizamos as estratégias e os métodos mais adequados para obter a informação necessária. Apesar de os alunos estarem familiarizados com as tecnologias digitais, verificamos que alguns alunos não reconhecem o potencial destas ferramentas no contexto de sala de aula. No decorrer das visitas de estudo, os alunos estavam motivados, mas registamos algumas dificuldades em reconhecer a importância desta atividade no âmbito da disciplina de História.In the context of Supervised Pedagogical, we chose virtual study visits as a didactic strategy. The reason that led us to choose this strategy was essentially one. Taking into account the educational pedagogical potential of DICT (Digital Information and Communication Technologies) it is possible to travel without leaving the comfort of the classroom and to know places that for certain reasons related to time and space it is not possible to know in person.In the last two decades, governments, some more than others, have bet on DICT. At the same time, curriculum documents have recognized that digital technologies improve the quality of the education system. Nowadays it is almost impossible to think of the educational world without considering the presence of these equipments.Digital technologies are very important in the teaching of History, as they allow the development of innovative pedagogical-didactic strategies that involve the student in their learning process. In fact, the teacher should explore all the educational possibilities provided by the DICT.To better understand the importance of virtual study visits in the discipline of History in Secondary Education, focus of the study presented here, we have listed the following objectives:- Assess the motivation that the strategy provides when using virtual reality through digital tools;- Identify the potentialities of this strategy in the construction of learning taking into account the participation of the student in this process. For the realization of our empirical study, we opted for a qualitative methodology and used the strategies and the most appropriate methods to obtain the necessary information.Although students are familiar with digital technologies, we found that many do not recognize the potential of these tools in the class room context. During the study visits, students were motivated, but we have some difficulties in recognizing the importance of this activity in the discipline of History.2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102670http://hdl.handle.net/10316/102670TID:203073720porChá-Chá, João Francisco Clemente Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T17:04:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:36.781481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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