Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/39377 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
id |
RCAP_1b783c6ff965626e7af80a0ec348b304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39377 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de casoMarket orientation and the new product development: a case studyOrientação para o mercadoDesenvolvimento de novos produtosDesempenho organizacionalMedição da orientação para o mercadoMarket orientationNew product developmentOrganizational performanceMarket orientation measurementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado é uma estratégia potencial que as organizações podem utilizar no atual contexto do mercado. Estes produtos com foco no mercado/cliente são desenvolvidos tendo por base um forte estudo na antecipação do que o cliente moderno deseja, das suas necessidades e da adoção de um comportamento por parte de todos os intervenientes da organização à mudança, capacidade crítica e investigação intensiva, com o propósito de surpreender quem compra o produto. Atualmente são utilizadas abordagens teóricas que ainda apresentam algumas limitações. Estas descrevem metodologias para a orientação para o mercado, ou seja, um método para o processamento constante de informação de valores do mercado atual, que vai alterando através de várias melhorias às características do produto, tornando-o conforme as necessidades do consumidor, desde o seu desenvolvimento. Estas práticas levam ao sucesso na criação de um novo produto. Este projeto de investigação tem como objetivo propor um modelo conceptual para desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente, aplicável não só numa pequena-média empresa (PME) de manufatura, mas também noutras organizações. Este modelo foi criado tendo por base uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão e nas escalas de medição de orientação para o mercado. O modelo tem como objeto de análise uma PME de manufatura. É possível através de ações simples mudar a mentalidade das organizações e criar um desempenho mais elevado, aumentando a sua competitividade e produzindo novos produtos de excelência, consolidando a sua marca no mercado; apesar de em alguns casos se tornar dispendioso. Assim, o risco de lançamento de um novo produto é reduzido, permitindo por vezes ainda a entrada em novos mercados, que é o caso da empresa em estudo.The development of market oriented new products is a potential strategy that organizations can use in the current market environment. These products focused on market / customer are developed based on a strong study of the anticipation of what the modern customer wants, its needs and the adoption of a changing behavior by all the organization's stakeholders, judgment and intensive research, in order to surprise those who purchase the product. Currently theoretical approaches that still have some limitations are used. These theories describe market orientation methods, i.e. a method for the continuous processing of the current market information, which will change through various improvements to product characteristics, making it according to the consumer needs since their development. Such practices lead to success in creating a new product. This research project aims to propose a conceptual model for the development of market/customer oriented new products in a manufacturing SMEs. This model was created based on literature review of the matters at issues and on the market orientation measurement scales. The model is analyzed in a manufacturing SMEs. It is possible through simple actions to change the mentality of organizations and create a higher performance, increasing its competitiveness and producing new products of excellence, consolidating its brand in the market; although in some cases becoming costly. Thus, the launch of a new product risk is reduced, allowing occasionally even the entry into new markets, which is the studied company case.Nunes, Manuel L.Universidade do MinhoCosta, Maria João Pinto da20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:52.587771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso Market orientation and the new product development: a case study |
title |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso |
spellingShingle |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso Costa, Maria João Pinto da Orientação para o mercado Desenvolvimento de novos produtos Desempenho organizacional Medição da orientação para o mercado Market orientation New product development Organizational performance Market orientation measurement Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
title_short |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso |
title_full |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso |
title_fullStr |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso |
title_sort |
Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso |
author |
Costa, Maria João Pinto da |
author_facet |
Costa, Maria João Pinto da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Manuel L. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria João Pinto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação para o mercado Desenvolvimento de novos produtos Desempenho organizacional Medição da orientação para o mercado Market orientation New product development Organizational performance Market orientation measurement Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
topic |
Orientação para o mercado Desenvolvimento de novos produtos Desempenho organizacional Medição da orientação para o mercado Market orientation New product development Organizational performance Market orientation measurement Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/39377 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/39377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132757895413760 |