Metodologia de desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carlos Eduardo Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19593
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Metodologia de desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercadoOrientação para o mercadoDesenvolvimento de novos produtosDesempenho das PMEMarket orientationNew product developmentSME performance658.5658.8Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente visa, na sua essência, identificar, compreender e analisar quais os ativos num produto que o cliente mais valoriza. Através de metodologias de orientação para o mercado, é possível identificar informação de valor sobre o mercado alvo, e, com base nesta informação, aplicar melhorias nas características e propriedades do novo produto desde o seu desenvolvimento. Tudo isto permitirá desenvolver novos produtos com maior sucesso e valor de mercado. O principal objetivo deste projeto de investigação é propor um modelo para desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente, em pequenas e médias empresas (PME). Após a realização da revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo conceptual de desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente. Este modelo foi aplicado numa pequena e média empresa. O desenvolvimento de uma filosofia de orientação para o mercado numa empresa exige a aplicação de recursos significativos. A maioria das PME não têm capacidade para desenvolverem esses recursos. No entanto, o caso de estudo realizado permitiu constatar que através do desenvolvimento de ações simples, as PME são capazes de aplicar positivamente alguns dos conceitos da orientação para o mercado, conseguindo obter vantagens competitivas resultantes do desenvolvimento de novos e melhores produtos, mais rentáveis e mais bem-sucedidos no mercado. A análise e discussão dos resultados permitiu identificar que a aplicação de técnicas de orientação para o mercado, por parte da organização, no processo de desenvolvimento de novos produtos poderá ser vantajosa em termos competitivos, permitindo-lhe a expansão para novos mercados, assim como consolidar a sua posição nos mercados atuais.The development of new products oriented to market/customer pursues, in essence, identify, understand and analyse which product resources are more valorised by the customer. Through methodologies of market orientation, it is possible to identify value information on the target market, and, based on this information, implement improvements in characteristics and properties of the new product since its development. All this will allow develop new products with higher success and market value. The main objective of this project research is to propose a model for the development of new product with market/customer orientation, in small and medium enterprises (SME). After conducting the literature review, a conceptual model was developed for the development of new products market/customer oriented. This model was applied in a small and medium enterprise. The development of a philosophy of market orientation in a company requires the application of significant resources. Most of SME don’t have the capacity to develop these resources. However, the case study revealed that by developing simple actions, SME are able to apply some of the positive concepts of market orientation, obtaining benefits resulting from the competitive development of new and better products, more profitable and more successful in the market. The analysis and discussion of the results identified that the application of market orientation techniques, by the organization, in the new product development process can be profitable in competitive terms, allowing the organization to expand into new markets, as well as consolidating its position in current markets.Nunes, Manuel L.Universidade do MinhoSousa, Carlos Eduardo Rodrigues de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:19.392731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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