Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria João Pinto da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/39377
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_1b783c6ff965626e7af80a0ec348b304
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de casoMarket orientation and the new product development: a case studyOrientação para o mercadoDesenvolvimento de novos produtosDesempenho organizacionalMedição da orientação para o mercadoMarket orientationNew product developmentOrganizational performanceMarket orientation measurementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado é uma estratégia potencial que as organizações podem utilizar no atual contexto do mercado. Estes produtos com foco no mercado/cliente são desenvolvidos tendo por base um forte estudo na antecipação do que o cliente moderno deseja, das suas necessidades e da adoção de um comportamento por parte de todos os intervenientes da organização à mudança, capacidade crítica e investigação intensiva, com o propósito de surpreender quem compra o produto. Atualmente são utilizadas abordagens teóricas que ainda apresentam algumas limitações. Estas descrevem metodologias para a orientação para o mercado, ou seja, um método para o processamento constante de informação de valores do mercado atual, que vai alterando através de várias melhorias às características do produto, tornando-o conforme as necessidades do consumidor, desde o seu desenvolvimento. Estas práticas levam ao sucesso na criação de um novo produto. Este projeto de investigação tem como objetivo propor um modelo conceptual para desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente, aplicável não só numa pequena-média empresa (PME) de manufatura, mas também noutras organizações. Este modelo foi criado tendo por base uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão e nas escalas de medição de orientação para o mercado. O modelo tem como objeto de análise uma PME de manufatura. É possível através de ações simples mudar a mentalidade das organizações e criar um desempenho mais elevado, aumentando a sua competitividade e produzindo novos produtos de excelência, consolidando a sua marca no mercado; apesar de em alguns casos se tornar dispendioso. Assim, o risco de lançamento de um novo produto é reduzido, permitindo por vezes ainda a entrada em novos mercados, que é o caso da empresa em estudo.The development of market oriented new products is a potential strategy that organizations can use in the current market environment. These products focused on market / customer are developed based on a strong study of the anticipation of what the modern customer wants, its needs and the adoption of a changing behavior by all the organization's stakeholders, judgment and intensive research, in order to surprise those who purchase the product. Currently theoretical approaches that still have some limitations are used. These theories describe market orientation methods, i.e. a method for the continuous processing of the current market information, which will change through various improvements to product characteristics, making it according to the consumer needs since their development. Such practices lead to success in creating a new product. This research project aims to propose a conceptual model for the development of market/customer oriented new products in a manufacturing SMEs. This model was created based on literature review of the matters at issues and on the market orientation measurement scales. The model is analyzed in a manufacturing SMEs. It is possible through simple actions to change the mentality of organizations and create a higher performance, increasing its competitiveness and producing new products of excellence, consolidating its brand in the market; although in some cases becoming costly. Thus, the launch of a new product risk is reduced, allowing occasionally even the entry into new markets, which is the studied company case.Nunes, Manuel L.Universidade do MinhoCosta, Maria João Pinto da20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:52.587771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
Market orientation and the new product development: a case study
title Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
spellingShingle Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
Costa, Maria João Pinto da
Orientação para o mercado
Desenvolvimento de novos produtos
Desempenho organizacional
Medição da orientação para o mercado
Market orientation
New product development
Organizational performance
Market orientation measurement
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
title_full Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
title_fullStr Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
title_sort Orientação para o mercado e desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso
author Costa, Maria João Pinto da
author_facet Costa, Maria João Pinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Manuel L.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria João Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação para o mercado
Desenvolvimento de novos produtos
Desempenho organizacional
Medição da orientação para o mercado
Market orientation
New product development
Organizational performance
Market orientation measurement
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Orientação para o mercado
Desenvolvimento de novos produtos
Desempenho organizacional
Medição da orientação para o mercado
Market orientation
New product development
Organizational performance
Market orientation measurement
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/39377
url http://hdl.handle.net/1822/39377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132757895413760