O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marília, Cid
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sónia, Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10169
Resumo: O estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos alunos questionados.
id RCAP_1b8a28e5208bf7b2bdbcaeb86ea15bbf
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundáriaevolução biológicaensinoaprendizagemO estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos alunos questionados.Universidade de Coimbra2014-01-28T12:37:26Z2014-01-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10169http://hdl.handle.net/10174/10169porCid, M. & Correia, S. (2013). O Ensino e a aprendizagem da evolução biológica na sala de aula: a perspetiva de alunos de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47‑I, 75‑86.naonaonaomcid@uevora.ptndMarília, CidSónia, Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:58.260382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
title O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
spellingShingle O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
Marília, Cid
evolução biológica
ensino
aprendizagem
title_short O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
title_full O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
title_fullStr O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
title_full_unstemmed O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
title_sort O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
author Marília, Cid
author_facet Marília, Cid
Sónia, Correia
author_role author
author2 Sónia, Correia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marília, Cid
Sónia, Correia
dc.subject.por.fl_str_mv evolução biológica
ensino
aprendizagem
topic evolução biológica
ensino
aprendizagem
description O estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos alunos questionados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-28T12:37:26Z
2014-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10169
http://hdl.handle.net/10174/10169
url http://hdl.handle.net/10174/10169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cid, M. & Correia, S. (2013). O Ensino e a aprendizagem da evolução biológica na sala de aula: a perspetiva de alunos de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47‑I, 75‑86.
nao
nao
nao
mcid@uevora.pt
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136523759648768