O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10169 |
Resumo: | O estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos alunos questionados. |
id |
RCAP_1b8a28e5208bf7b2bdbcaeb86ea15bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundáriaevolução biológicaensinoaprendizagemO estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos alunos questionados.Universidade de Coimbra2014-01-28T12:37:26Z2014-01-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10169http://hdl.handle.net/10174/10169porCid, M. & Correia, S. (2013). O Ensino e a aprendizagem da evolução biológica na sala de aula: a perspetiva de alunos de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47‑I, 75‑86.naonaonaomcid@uevora.ptndMarília, CidSónia, Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:58.260382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
title |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
spellingShingle |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária Marília, Cid evolução biológica ensino aprendizagem |
title_short |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
title_full |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
title_fullStr |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
title_full_unstemmed |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
title_sort |
O Ensino e a Aprendizagem da Evolução Biológica na Sala de Aula: A Perspetiva de Alunos de uma Escola Secundária |
author |
Marília, Cid |
author_facet |
Marília, Cid Sónia, Correia |
author_role |
author |
author2 |
Sónia, Correia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marília, Cid Sónia, Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evolução biológica ensino aprendizagem |
topic |
evolução biológica ensino aprendizagem |
description |
O estudo que se apresenta incide sobre o tema evolução biológica, o qual integra o programa da disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e é parte de um trabalho de investigação desenvolvido numa escola de Lisboa. O conceito de evolução constitui um pilar fundamental na construção do conhecimento biológico, uma vez que é considerado por muitos o eixo integrador da Biologia. Nessa medida, uma das questões de partida foi a seguinte: Como é efetuado o ensino da evolução biológica em sala de aula com alunos do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia do 11.º ano, e que aprendizagens resultam dessa abordagem? Procurou‑se, assim, identificar as estratégias de ensino através da perspetiva dos alunos e o seu entendimento sobre o tema. Os resultados indicam práticas letivas pouco inovadoras e aprendizagens próximas da explicação científica, embora com alguma inconsistência para uma parte dos alunos questionados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-28T12:37:26Z 2014-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10169 http://hdl.handle.net/10174/10169 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cid, M. & Correia, S. (2013). O Ensino e a aprendizagem da evolução biológica na sala de aula: a perspetiva de alunos de uma escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47‑I, 75‑86. nao nao nao mcid@uevora.pt nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523759648768 |