Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Cristina Maria do Fundo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6161
Resumo: O presente relatório pretende reflectir sobre a prática lectiva realizada pela professora estagiária ao longo da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Com este trabalho pretende-se promover a aprendizagem a partir das necessidades comunicativas dos aprendentes tendo como base a abordagem de ensino baseado em tarefas. Numa primeira parte, faz-se um enquadramento teórico, no qual se aborda o ensino baseado em tarefas. Na segunda, faz-se a descrição e reflexão sobre a prática lectiva. Finalmente, conclui-se com uma apreciação global deste trabalho, onde se reitera a importância da utilização do ensino baseado em tarefas no Ensino Básico para desenvolvimento da competência comunicativa.he purpose of this report is to reflect upon the teaching implemented by the trainee intern teacher throughout the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in Elementary School. The aim of this project was to implement a task-based approach in order to promote the learners’ communicative competence. In the first part, a theoretical framework is presented in order to discuss the task-based learning. The description and the reflection upon the teaching practice are presented in the second part. Finally, an overview of the report tries to emphasize the importance of using task-based learning in Elementary School for the development of the learners’ communicative competence.
id RCAP_169d2070bc4cc41854a0be0cac129564
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoTarefaAprendenteCompetência comunicativaTaskEarnerCommunicative competenceO presente relatório pretende reflectir sobre a prática lectiva realizada pela professora estagiária ao longo da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Com este trabalho pretende-se promover a aprendizagem a partir das necessidades comunicativas dos aprendentes tendo como base a abordagem de ensino baseado em tarefas. Numa primeira parte, faz-se um enquadramento teórico, no qual se aborda o ensino baseado em tarefas. Na segunda, faz-se a descrição e reflexão sobre a prática lectiva. Finalmente, conclui-se com uma apreciação global deste trabalho, onde se reitera a importância da utilização do ensino baseado em tarefas no Ensino Básico para desenvolvimento da competência comunicativa.he purpose of this report is to reflect upon the teaching implemented by the trainee intern teacher throughout the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in Elementary School. The aim of this project was to implement a task-based approach in order to promote the learners’ communicative competence. In the first part, a theoretical framework is presented in order to discuss the task-based learning. The description and the reflection upon the teaching practice are presented in the second part. Finally, an overview of the report tries to emphasize the importance of using task-based learning in Elementary School for the development of the learners’ communicative competence.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBVeiga, Cristina Maria do Fundo2011-09-21T13:17:34Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6161porVeiga, Cristina Maria do Fundo (2011). Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção de Grau de Mestre em Ensino de Inglêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:16.803067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Veiga, Cristina Maria do Fundo
Tarefa
Aprendente
Competência comunicativa
Task
Earner
Communicative competence
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Veiga, Cristina Maria do Fundo
author_facet Veiga, Cristina Maria do Fundo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Cristina Maria do Fundo
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefa
Aprendente
Competência comunicativa
Task
Earner
Communicative competence
topic Tarefa
Aprendente
Competência comunicativa
Task
Earner
Communicative competence
description O presente relatório pretende reflectir sobre a prática lectiva realizada pela professora estagiária ao longo da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Com este trabalho pretende-se promover a aprendizagem a partir das necessidades comunicativas dos aprendentes tendo como base a abordagem de ensino baseado em tarefas. Numa primeira parte, faz-se um enquadramento teórico, no qual se aborda o ensino baseado em tarefas. Na segunda, faz-se a descrição e reflexão sobre a prática lectiva. Finalmente, conclui-se com uma apreciação global deste trabalho, onde se reitera a importância da utilização do ensino baseado em tarefas no Ensino Básico para desenvolvimento da competência comunicativa.he purpose of this report is to reflect upon the teaching implemented by the trainee intern teacher throughout the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in Elementary School. The aim of this project was to implement a task-based approach in order to promote the learners’ communicative competence. In the first part, a theoretical framework is presented in order to discuss the task-based learning. The description and the reflection upon the teaching practice are presented in the second part. Finally, an overview of the report tries to emphasize the importance of using task-based learning in Elementary School for the development of the learners’ communicative competence.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-21T13:17:34Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6161
url http://hdl.handle.net/10198/6161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, Cristina Maria do Fundo (2011). Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção de Grau de Mestre em Ensino de Inglês
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135201915305984