Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Antero José da Trindade Lousada
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7706
Resumo: Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Procura-se demonstrar os resultados de uma alternativa metodológica fundamentada num conjunto de práticas, baseadas em canções, em Inglês e Espanhol, com a introdução de estratégias e atividades que permitiram aumentar o nível motivacional dos alunos. A motivação teve em conta aspetos como os da criatividade, o prazer, a entrega e a participação espontânea. As canções que se usaram como ferramenta pedagógica tiveram em conta os gostos, os temas e as preferências dos alunos. As canções foram introduzidas de uma forma gradual, de um menor para um maior grau de complexidade, de acordo com o nível de língua frequentado pelos alunos. O uso da canção como fator motivacional assentou ainda no enfoque didático pedagógico da abordagem comunicativa. This report aims at the reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice concerning the English and Spanish Teaching Master in the Basic School, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It also aims at demonstrating the results of a methodological alternative based on a group of practices, through the use of songs in English and Spanish, with the introduction of strategies and activities that allowed the rise of the motivational level of the students. The motivation took in account aspects such as the creativity, pleasure, the total giving and spontaneous participation. The songs that were used as a pedagogical tool took into account the likes, themes and preferences of the students, in a gradual way, from a low to a high level of complexity, according to the language comprehension level studied by the students. The use of the song as a motivational factor was also based on the pedagogical didactic method of the communicative approach. Este resumen logra el análisis reflexivo de la Práctica en Enseñanza Observada, en el ámbito del Máster en Enseñanza en Inglés y Español en la Enseñanza Básica, de la Escuela Superior de Educación de Bragança. Se intenta demonstrar los resultados de una alternativa metodológica sustentada en un sistema de ejercicios, basado en canciones en Inglés y Español, con integración de habilidades, que permite elevar el nivel motivacional de los estudiantes. La motivación tuve en cuenta aspetos como la creatividad, placer, entrega y participación espontánea. Las canciones se seleccionaron como herramienta pedagógica, teniendo en cuenta los temas, gustos y preferencias de los estudiantes, de una forma escalonada de menor a mayor complejidad, de acuerdo con el nivel de lengua frecuentado pelos alumnos. El uso de la canción como fator motivacional basado todavía en el enfoque didático pedagógico comunicativo.
id RCAP_687c4ddf17fe7b6549e28728b6e16f75
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básicoAbordagem comunicativaCançãoFator motivacionalFerramenta pedagógicaAlunosEnsino básicoEste Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Procura-se demonstrar os resultados de uma alternativa metodológica fundamentada num conjunto de práticas, baseadas em canções, em Inglês e Espanhol, com a introdução de estratégias e atividades que permitiram aumentar o nível motivacional dos alunos. A motivação teve em conta aspetos como os da criatividade, o prazer, a entrega e a participação espontânea. As canções que se usaram como ferramenta pedagógica tiveram em conta os gostos, os temas e as preferências dos alunos. As canções foram introduzidas de uma forma gradual, de um menor para um maior grau de complexidade, de acordo com o nível de língua frequentado pelos alunos. O uso da canção como fator motivacional assentou ainda no enfoque didático pedagógico da abordagem comunicativa. This report aims at the reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice concerning the English and Spanish Teaching Master in the Basic School, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It also aims at demonstrating the results of a methodological alternative based on a group of practices, through the use of songs in English and Spanish, with the introduction of strategies and activities that allowed the rise of the motivational level of the students. The motivation took in account aspects such as the creativity, pleasure, the total giving and spontaneous participation. The songs that were used as a pedagogical tool took into account the likes, themes and preferences of the students, in a gradual way, from a low to a high level of complexity, according to the language comprehension level studied by the students. The use of the song as a motivational factor was also based on the pedagogical didactic method of the communicative approach. Este resumen logra el análisis reflexivo de la Práctica en Enseñanza Observada, en el ámbito del Máster en Enseñanza en Inglés y Español en la Enseñanza Básica, de la Escuela Superior de Educación de Bragança. Se intenta demonstrar los resultados de una alternativa metodológica sustentada en un sistema de ejercicios, basado en canciones en Inglés y Español, con integración de habilidades, que permite elevar el nivel motivacional de los estudiantes. La motivación tuve en cuenta aspetos como la creatividad, placer, entrega y participación espontánea. Las canciones se seleccionaron como herramienta pedagógica, teniendo en cuenta los temas, gustos y preferencias de los estudiantes, de una forma escalonada de menor a mayor complejidad, de acuerdo con el nivel de lengua frecuentado pelos alumnos. El uso de la canción como fator motivacional basado todavía en el enfoque didático pedagógico comunicativo.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBFreitas, Antero José da Trindade Lousada2012-10-29T16:57:59Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7706porFreitas, Antero José da Trindade Lousada de (2012). Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.917876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
Freitas, Antero José da Trindade Lousada
Abordagem comunicativa
Canção
Fator motivacional
Ferramenta pedagógica
Alunos
Ensino básico
title_short Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
author Freitas, Antero José da Trindade Lousada
author_facet Freitas, Antero José da Trindade Lousada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Antero José da Trindade Lousada
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem comunicativa
Canção
Fator motivacional
Ferramenta pedagógica
Alunos
Ensino básico
topic Abordagem comunicativa
Canção
Fator motivacional
Ferramenta pedagógica
Alunos
Ensino básico
description Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Procura-se demonstrar os resultados de uma alternativa metodológica fundamentada num conjunto de práticas, baseadas em canções, em Inglês e Espanhol, com a introdução de estratégias e atividades que permitiram aumentar o nível motivacional dos alunos. A motivação teve em conta aspetos como os da criatividade, o prazer, a entrega e a participação espontânea. As canções que se usaram como ferramenta pedagógica tiveram em conta os gostos, os temas e as preferências dos alunos. As canções foram introduzidas de uma forma gradual, de um menor para um maior grau de complexidade, de acordo com o nível de língua frequentado pelos alunos. O uso da canção como fator motivacional assentou ainda no enfoque didático pedagógico da abordagem comunicativa. This report aims at the reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice concerning the English and Spanish Teaching Master in the Basic School, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It also aims at demonstrating the results of a methodological alternative based on a group of practices, through the use of songs in English and Spanish, with the introduction of strategies and activities that allowed the rise of the motivational level of the students. The motivation took in account aspects such as the creativity, pleasure, the total giving and spontaneous participation. The songs that were used as a pedagogical tool took into account the likes, themes and preferences of the students, in a gradual way, from a low to a high level of complexity, according to the language comprehension level studied by the students. The use of the song as a motivational factor was also based on the pedagogical didactic method of the communicative approach. Este resumen logra el análisis reflexivo de la Práctica en Enseñanza Observada, en el ámbito del Máster en Enseñanza en Inglés y Español en la Enseñanza Básica, de la Escuela Superior de Educación de Bragança. Se intenta demonstrar los resultados de una alternativa metodológica sustentada en un sistema de ejercicios, basado en canciones en Inglés y Español, con integración de habilidades, que permite elevar el nivel motivacional de los estudiantes. La motivación tuve en cuenta aspetos como la creatividad, placer, entrega y participación espontánea. Las canciones se seleccionaron como herramienta pedagógica, teniendo en cuenta los temas, gustos y preferencias de los estudiantes, de una forma escalonada de menor a mayor complejidad, de acuerdo con el nivel de lengua frecuentado pelos alumnos. El uso de la canción como fator motivacional basado todavía en el enfoque didático pedagógico comunicativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-29T16:57:59Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7706
url http://hdl.handle.net/10198/7706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freitas, Antero José da Trindade Lousada de (2012). Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217441570816