Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rui Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27979
Resumo: Com o culminar do Estagio Pedagógico, termino uma etapa no meu processo de formação, que foi determinante na procura do conhecimento, na melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. Surge agora o momento de realizar uma reflexão sobre todo o trabalho efetuado ao longo deste ano letivo. Este relatório final assume-se como um documento reflexivo do trabalho desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande, na lecionação da disciplina de Educação Física, a uma turma do 7.º ano. Este documento visa dar a conhecer de uma forma fidedigna as minhas experiências e vivências ao longo de todo este processo. O documento está organizado em três partes distintas, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, análise reflexiva sobre as práticas desenvolvidas e tema-problema. Na primeira parte, contextualização da prática pedagógica, além de pretender dar a conhecer quais os meus objetivos e expectativas iniciais, pretendo caraterizar a Escola e o meio onde se encontra inserida e dar a conhecer os vários intervenientes que tiveram um papel ativo na concretização deste processo. Na segunda parte pretendo realizar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, fazendo um balanço do trabalho desenvolvido, desde o planeamento, as estratégias implementadas e ações desenvolvidas. Nesta componente reflexiva pretendo dar a conhecer os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos, expor e detetar os problemas sentidos no decurso do estágio, identificar as dificuldades sentidas e ultrapassadas, indicar estratégias utilizadas e as questões dilemáticas de todo o processo. Na última parte do relatório aprofundo um tema-problema, sobre a temática da autoavaliação dos alunos. A opção por este tema deve-se à importância que a autoavaliação pode ter na regulação do processo de aprendizagem dos alunos, na construção, gestão e planeamento de todo o processo e que muitas vezes é pouco rentabilizada pelos professores como meio de levar os alunos ao reconhecimento dos seus sucessos e das suas dificuldades. A recolha e análise dos dados foram concretizadas através do preenchimento de grelhas de autoavaliação das modalidades desportivas abordadas no 2.º período, revelando disparidade entre a autoavaliação dos alunos e a avaliação realizada pelo professor. With the conclusion of the Teaching Internship, I finish a stage in my training process, which was determinant for better knowledge learning, to improve practice and foster a good pedagogical intervention to improve practice and pedagogical intervention. Now, it is time to think about all the work done throughout this school year. This final report is assumed as a reflective document about the work developed in Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho in Marinha Grande, teaching Physical Education to a 7th Grade group of students. This document aims to show, in a reliable way, all the knowledge and the experiences I went throughout this process. This document is organized into three distinct parts: teaching practice contextualization, reflective analysis on the practices and a research theme. In the first part, besides letting you know what my initial goals and expectations are, I intend to describe the school environment and surroundings as to inform about who had an active role in achieving this process. In the second part I intend to make a reflection on pedagogical practices, making an evaluation of the work done, within planning, strategies and actions taken. This reflective component intends to show, not only the pedagogical and scientific knowledge achieved, but also expose and detect the issues emerged during the stage, identify the difficulties encountered and how to overcome them, by indicating strategies used and dilemmas throughout the process. In the last part of this report I deepen a research theme, about “Self-assessment of students”. The choice of this topic is due to the importance of self-assessment in the regulation of learning process, in the construction, management and planning of the whole process being often underestimated by teachers, especially as an important way to lead students to recognize their successes and their difficulties. Data collection was made with student self-assessment filing grids about sports within the 2nd tern of present school year, it shows a disparity between students’ selfassessment and teacher’s assessment.
id RCAP_1b8fb9acc655c91ec5faca9d20d91882
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaCom o culminar do Estagio Pedagógico, termino uma etapa no meu processo de formação, que foi determinante na procura do conhecimento, na melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. Surge agora o momento de realizar uma reflexão sobre todo o trabalho efetuado ao longo deste ano letivo. Este relatório final assume-se como um documento reflexivo do trabalho desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande, na lecionação da disciplina de Educação Física, a uma turma do 7.º ano. Este documento visa dar a conhecer de uma forma fidedigna as minhas experiências e vivências ao longo de todo este processo. O documento está organizado em três partes distintas, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, análise reflexiva sobre as práticas desenvolvidas e tema-problema. Na primeira parte, contextualização da prática pedagógica, além de pretender dar a conhecer quais os meus objetivos e expectativas iniciais, pretendo caraterizar a Escola e o meio onde se encontra inserida e dar a conhecer os vários intervenientes que tiveram um papel ativo na concretização deste processo. Na segunda parte pretendo realizar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, fazendo um balanço do trabalho desenvolvido, desde o planeamento, as estratégias implementadas e ações desenvolvidas. Nesta componente reflexiva pretendo dar a conhecer os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos, expor e detetar os problemas sentidos no decurso do estágio, identificar as dificuldades sentidas e ultrapassadas, indicar estratégias utilizadas e as questões dilemáticas de todo o processo. Na última parte do relatório aprofundo um tema-problema, sobre a temática da autoavaliação dos alunos. A opção por este tema deve-se à importância que a autoavaliação pode ter na regulação do processo de aprendizagem dos alunos, na construção, gestão e planeamento de todo o processo e que muitas vezes é pouco rentabilizada pelos professores como meio de levar os alunos ao reconhecimento dos seus sucessos e das suas dificuldades. A recolha e análise dos dados foram concretizadas através do preenchimento de grelhas de autoavaliação das modalidades desportivas abordadas no 2.º período, revelando disparidade entre a autoavaliação dos alunos e a avaliação realizada pelo professor. With the conclusion of the Teaching Internship, I finish a stage in my training process, which was determinant for better knowledge learning, to improve practice and foster a good pedagogical intervention to improve practice and pedagogical intervention. Now, it is time to think about all the work done throughout this school year. This final report is assumed as a reflective document about the work developed in Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho in Marinha Grande, teaching Physical Education to a 7th Grade group of students. This document aims to show, in a reliable way, all the knowledge and the experiences I went throughout this process. This document is organized into three distinct parts: teaching practice contextualization, reflective analysis on the practices and a research theme. In the first part, besides letting you know what my initial goals and expectations are, I intend to describe the school environment and surroundings as to inform about who had an active role in achieving this process. In the second part I intend to make a reflection on pedagogical practices, making an evaluation of the work done, within planning, strategies and actions taken. This reflective component intends to show, not only the pedagogical and scientific knowledge achieved, but also expose and detect the issues emerged during the stage, identify the difficulties encountered and how to overcome them, by indicating strategies used and dilemmas throughout the process. In the last part of this report I deepen a research theme, about “Self-assessment of students”. The choice of this topic is due to the importance of self-assessment in the regulation of learning process, in the construction, management and planning of the whole process being often underestimated by teachers, especially as an important way to lead students to recognize their successes and their difficulties. Data collection was made with student self-assessment filing grids about sports within the 2nd tern of present school year, it shows a disparity between students’ selfassessment and teacher’s assessment.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27979http://hdl.handle.net/10316/27979TID:201341778porMachado, R. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Machado, Rui Miguel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.439436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
title Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
Machado, Rui Miguel Rodrigues
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
title_full Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
title_sort Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7º D no ano letivo de 2013-2014
author Machado, Rui Miguel Rodrigues
author_facet Machado, Rui Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rui Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Com o culminar do Estagio Pedagógico, termino uma etapa no meu processo de formação, que foi determinante na procura do conhecimento, na melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. Surge agora o momento de realizar uma reflexão sobre todo o trabalho efetuado ao longo deste ano letivo. Este relatório final assume-se como um documento reflexivo do trabalho desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande, na lecionação da disciplina de Educação Física, a uma turma do 7.º ano. Este documento visa dar a conhecer de uma forma fidedigna as minhas experiências e vivências ao longo de todo este processo. O documento está organizado em três partes distintas, contextualização da prática pedagógica desenvolvida, análise reflexiva sobre as práticas desenvolvidas e tema-problema. Na primeira parte, contextualização da prática pedagógica, além de pretender dar a conhecer quais os meus objetivos e expectativas iniciais, pretendo caraterizar a Escola e o meio onde se encontra inserida e dar a conhecer os vários intervenientes que tiveram um papel ativo na concretização deste processo. Na segunda parte pretendo realizar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, fazendo um balanço do trabalho desenvolvido, desde o planeamento, as estratégias implementadas e ações desenvolvidas. Nesta componente reflexiva pretendo dar a conhecer os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos, expor e detetar os problemas sentidos no decurso do estágio, identificar as dificuldades sentidas e ultrapassadas, indicar estratégias utilizadas e as questões dilemáticas de todo o processo. Na última parte do relatório aprofundo um tema-problema, sobre a temática da autoavaliação dos alunos. A opção por este tema deve-se à importância que a autoavaliação pode ter na regulação do processo de aprendizagem dos alunos, na construção, gestão e planeamento de todo o processo e que muitas vezes é pouco rentabilizada pelos professores como meio de levar os alunos ao reconhecimento dos seus sucessos e das suas dificuldades. A recolha e análise dos dados foram concretizadas através do preenchimento de grelhas de autoavaliação das modalidades desportivas abordadas no 2.º período, revelando disparidade entre a autoavaliação dos alunos e a avaliação realizada pelo professor. With the conclusion of the Teaching Internship, I finish a stage in my training process, which was determinant for better knowledge learning, to improve practice and foster a good pedagogical intervention to improve practice and pedagogical intervention. Now, it is time to think about all the work done throughout this school year. This final report is assumed as a reflective document about the work developed in Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho in Marinha Grande, teaching Physical Education to a 7th Grade group of students. This document aims to show, in a reliable way, all the knowledge and the experiences I went throughout this process. This document is organized into three distinct parts: teaching practice contextualization, reflective analysis on the practices and a research theme. In the first part, besides letting you know what my initial goals and expectations are, I intend to describe the school environment and surroundings as to inform about who had an active role in achieving this process. In the second part I intend to make a reflection on pedagogical practices, making an evaluation of the work done, within planning, strategies and actions taken. This reflective component intends to show, not only the pedagogical and scientific knowledge achieved, but also expose and detect the issues emerged during the stage, identify the difficulties encountered and how to overcome them, by indicating strategies used and dilemmas throughout the process. In the last part of this report I deepen a research theme, about “Self-assessment of students”. The choice of this topic is due to the importance of self-assessment in the regulation of learning process, in the construction, management and planning of the whole process being often underestimated by teachers, especially as an important way to lead students to recognize their successes and their difficulties. Data collection was made with student self-assessment filing grids about sports within the 2nd tern of present school year, it shows a disparity between students’ selfassessment and teacher’s assessment.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27979
http://hdl.handle.net/10316/27979
TID:201341778
url http://hdl.handle.net/10316/27979
identifier_str_mv TID:201341778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, R. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663392169984