Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Celso André Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30314
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_91336e25d1d491758b853c9e09e9d226
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015Ensino da educação físicaFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação e trabalho que visou aprofundar os meus conhecimentos na lecionação e intervenção pedagógica da Educação Física, ao longo de um Estágio Pedagógico que agora termina. O seu conteúdo apresenta uma descrição e reflexão acerca do trabalho que desenvolvi como professor estagiário de Educação Física, na turma do 8ºD, na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande. Este documento será dividido em três capítulos principais, o primeiro que apresenta e contextualiza a prática pedagógica desenvolvida, as minhas expetativas iniciais, as condições locais do estágio e a relação com os vários intervenientes que tiveram um papel ativo na concretização deste processo. O segundo inclui uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, relativamente às atividades desenvolvidas, às aprendizagens adquiridas e às dificuldades sentidas durante este ano letivo. No terceiro capítulo abordo o tema-problema: auto e hétero avaliação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido ao longo do segundo período, com a minha turma de estágio. A pertinência desta temática consiste em aferir se os alunos, tendo acesso a documentos orientadores com os objetivos a alcançar, os critérios de êxito / erros mais comuns a evitar, com os níveis de desempenho, através de questionamento e preenchendo regularmente grelhas de auto e hétero avaliação, conseguem melhorar o seu desempenho e consequentemente, apurar a capacidade de reconhecimento dos seus sucessos e das suas dificuldades. Tudo isto descrito numa análise quantitativa e qualitativa na apresentação dos resultados. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Processo de ensino aprendizagem; Reflexão; Autoavaliação; Heteroavaliação. VIII ABSTRAT The Practicum Report is the culmination of a training period that aimed to deepen my knowledge in teaching and pedagogical intervention of Physical Education. This work provides a description and reflection about the work I have done as a trainee PE teacher in class 8d, at Basic School Professor Alberto Nery Capucho, in Marinha Grande. This document as three main sections, the first one introduces and contextualizes pedagogical practice, my initial expectations, local stage conditions and the relationship with the interested parts who had an active role in achieving this process. The second includes a reflective analysis of the pedagogical practice concerning the activities developed, the acquired learning and the difficulties experienced during this school year. In the third chapter we presente a research about the theme of students developed over the second period, with my internship class. If students with previous access of learning goals and criteria can improve their performance in basketball and consequently their ability to recognize their own successes and difficulties. All this described in a quantitative and qualitative analysis on results.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30314http://hdl.handle.net/10316/30314TID:201342936porPereira, Celso André Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:56.077832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
Pereira, Celso André Gomes
Ensino da educação física
Formação de professores
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 8º D no ano letivo de 2014-2015
author Pereira, Celso André Gomes
author_facet Pereira, Celso André Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Celso André Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
topic Ensino da educação física
Formação de professores
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30314
http://hdl.handle.net/10316/30314
TID:201342936
url http://hdl.handle.net/10316/30314
identifier_str_mv TID:201342936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133660724592640