Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Luz Monteiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30389
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_647fc1d6fa80140d9ceaab284405bcbd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015Formação de professoresEnsino da educação físicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraEste relatório final pretende ser um documento de cariz reflexivo do trabalho desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande, no âmbito da Prática Pedagógica (Estagio) da disciplina de Educação Física, numa turma do 7.º ano (G), com o qual se apresenta de forma consistente as vivências experienciadas ao longo de todo este processo de estágio. O presente relatório encontra-se organizado em quatro partes: prática pedagógica desenvolvida e sua contextualização, reflexão sobre a prática desenvolvida, depois o Tema-Problema e por último uma breve conclusão. Na primeira parte a nível da contextualização da prática pedagógica, apresentamos os objetivos e expectativas iniciais, a caraterização da Escola/Agrupamento e o meio onde está inserida, assim como são referenciados os vários intervenientes que estiveram envolvidos no mesmo e que desempenharam um papel ativo na concretização deste processo. Na segunda parte é feita uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, com um balanço sobre o trabalho realizado, começando com o planeamento, as estratégias e as ações desenvolvidas. Nesta parte apresentamos de forma simplificada os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos, e referimos alguns dos problemas sentidos ao longo do estágio, ou seja, as dificuldades sentidas e as questões e dilemas surgidos em todo o processo como procurámos ultrapassá-las, e algumas das estratégias aplicadas e resultados alcançados. Apresentamos depois o Tema-Problema, sobre Estilos de Ensino, conhecimento e a sua aplicabilidade na prática (motivada) nas aulas de Educação Física. Desenvolvemos um estudo de caso, num agrupamento de escolas do distrito de Leiria. A metodologia utilizada é mista, com recurso a inquéritos por questionários, analisados estatisticamente e quanto ao conteúdo (análise das respostas). Relacionaremos então o conhecimento teórico e o que se passa no “terreno”. Podemos destacar desde já que os inqueridos (quase todos) conhecem os Estilos de Ensino, segundo o Espectro de Musston e Ashworth (2008) e os que mais utilizam são: Ensino por Comando e por Tarefa e o Ensino Inclusivo, depois o Estilo Autoavaliação seguido do Estilo por Descoberta Guiada. Apresentamos os resultados (um ponto final) e algumas das considerações referentes ao estudo efetuado. Finalmente apresentamos algumas considerações gerais sobre o Relatório marcando o Fim do Estágio - “hábito de marcar datas”. Por último, as referências bibliográficas.This final report is intended as a reflective document concerning the work developed in the Basic School Professor Alberto Nery Capucho – Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, in Marinha Grande, within the Pedagogical Practice (Internship) of Physical Education, in class G, Grade 7, in which we have consistently outlined the experiences throughout this internship process. This report organized in four parts: developed pedagogical practice and its contextualization, reflection on the practice developed, then the Problem Issue and finally a short conclusion. In the first part within the contextualization of the pedagogical practice, we present the objectives and initial expectations, the characterization of the School / Group of Schools (Agrupamento) and the environment in which it operates. There is also reference to the various persons involved in it and who played an active role in the accomplishment of this process. In the second part a reflection on the pedagogical practices developed is made, which includes a report on the work done. Starting with the planning, there is reference to the strategies and actions taken. This part is also intended to show the pedagogical and scientific knowledge acquired, as well as the problems faced during the internship, i. e., the difficulties, the issues and dilemmas that arose throughout the process, how we tried to overcome them, the strategies used and the results achieved. Then, the Problem Issue is presented on Teaching Styles, knowledge and applicability and (motivated) practice in Physical Education lessons. We developed a case study, a grouping of Leiria district schools. The methodology used is mixed, using surveys questionnaires, statistically analyzed and the content (analysis of responses). Then we will relate the theoretical knowledge and what is happening "on the ground". We can point out straight away that the surveyed (almost all) know the Teaching Styles, according to Musston spectrum and Ashworth (2008) and those using more are: Education for Command and Task and Inclusive Education, then the Self-Assessment Style followed Style by Guided Discovery. We present the results (a period) and some of the considerations made for the study .Finally we present some general considerations on the report marking the Stage End - "habit of setting dates." Finally, the references.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30389http://hdl.handle.net/10316/30389TID:201342901porPEREIRA, I. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Nascente – Escola Básica Alberto Nery Capucho, na Turma do 7ºG no Ano Letivo 2014/2015.Pereira, Isabel Luz Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:56.467839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
Pereira, Isabel Luz Monteiro
Formação de professores
Ensino da educação física
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
author Pereira, Isabel Luz Monteiro
author_facet Pereira, Isabel Luz Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Luz Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino da educação física
topic Formação de professores
Ensino da educação física
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30389
http://hdl.handle.net/10316/30389
TID:201342901
url http://hdl.handle.net/10316/30389
identifier_str_mv TID:201342901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, I. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Nascente – Escola Básica Alberto Nery Capucho, na Turma do 7ºG no Ano Letivo 2014/2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133660745564160