Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13753
Resumo: Esta investigação resulta do estudo empírico realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da disciplina de Desenho A, e pretende responder às seguintes questões: Poderá uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança favorecer o processo de ensino e aprendizagem do desenho? Se sim, quais são os benefícios da aplicação desta abordagem? E o que significa desenhar a dança? A Unidade Didática A Figura Humana em Movimento aplicada numa turma de 10º ano pressupõe uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança, introdutória ao desenho da figura humana. Constatou-se através da investigação que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido pela abordagem escolhida, esta contribui para a melhoria da eficácia técnica no desenho, para a otimização do processo criativo, para a produção de conhecimento e superação das inseguranças associadas à prática do desenho. PALAVRAS-CHAVE: Desenho; Dança; Ensino; Inter-artística, Interdisciplinaridade
id RCAP_1ba03c526260295cd879cc27ed67eca9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundárioMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISDESENHODANÇAINTERDISCIPLINARIDADEVISUAL ARTS TEACHINGDRAWINGDANCEINTERDISCIPLINARITYEsta investigação resulta do estudo empírico realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da disciplina de Desenho A, e pretende responder às seguintes questões: Poderá uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança favorecer o processo de ensino e aprendizagem do desenho? Se sim, quais são os benefícios da aplicação desta abordagem? E o que significa desenhar a dança? A Unidade Didática A Figura Humana em Movimento aplicada numa turma de 10º ano pressupõe uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança, introdutória ao desenho da figura humana. Constatou-se através da investigação que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido pela abordagem escolhida, esta contribui para a melhoria da eficácia técnica no desenho, para a otimização do processo criativo, para a produção de conhecimento e superação das inseguranças associadas à prática do desenho. PALAVRAS-CHAVE: Desenho; Dança; Ensino; Inter-artística, InterdisciplinaridadeThis investigation is the result of an empirical study carried out in the context of Supervised Teaching Practice, within the scope of Drawing subject, and intends to answer the following questions: Can an inter-artistic approach that integrates drawing and dance favor the teaching and learning process of drawing? If the answer is yes, what are the benefits of applying this approach? And what does it mean to draw the dance? The Didactic Unit The Human Figure in Movement applied to a 10th grade class, presupposes an interdisciplinary approach between drawing and dance, introducing the drawing of the human figure. It was found through the investigation that the teaching and learning process of drawing is favored by the chosen approach, this contributes to the improvement of technical efficiency in drawing, to the optimization of the creative process, to the production of knowledge and overcome insecurities associated with the drawing practice. KEYWORDS: Drawing; Dance; Art Education; Integrated Arts; Multi-arts; Related arts2023-03-31T10:49:41Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13753TID:203263731porCosta, Sara Cristina Arquelino Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-07T01:30:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:57.725405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
title Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
spellingShingle Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO
DANÇA
INTERDISCIPLINARIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
DRAWING
DANCE
INTERDISCIPLINARITY
title_short Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
title_full Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
title_fullStr Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
title_full_unstemmed Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
title_sort Ensinar artes visuais: uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança no ensino secundário
author Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto
author_facet Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara Cristina Arquelino Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO
DANÇA
INTERDISCIPLINARIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
DRAWING
DANCE
INTERDISCIPLINARITY
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
DESENHO
DANÇA
INTERDISCIPLINARIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
DRAWING
DANCE
INTERDISCIPLINARITY
description Esta investigação resulta do estudo empírico realizado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito da disciplina de Desenho A, e pretende responder às seguintes questões: Poderá uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança favorecer o processo de ensino e aprendizagem do desenho? Se sim, quais são os benefícios da aplicação desta abordagem? E o que significa desenhar a dança? A Unidade Didática A Figura Humana em Movimento aplicada numa turma de 10º ano pressupõe uma abordagem inter-artística entre o desenho e a dança, introdutória ao desenho da figura humana. Constatou-se através da investigação que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido pela abordagem escolhida, esta contribui para a melhoria da eficácia técnica no desenho, para a otimização do processo criativo, para a produção de conhecimento e superação das inseguranças associadas à prática do desenho. PALAVRAS-CHAVE: Desenho; Dança; Ensino; Inter-artística, Interdisciplinaridade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31T10:49:41Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13753
TID:203263731
url http://hdl.handle.net/10437/13753
identifier_str_mv TID:203263731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131571127582720