O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Maria João Capela Telo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6738
Resumo: Neste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais.
id RCAP_2d9868701923942a0ddc2d5de20c9efc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundárioMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOCOMUNICAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISENSINO SECUNDÁRIOPEDAGOGIAARTEENSINO DA ARTELINGUAGEMCOMMUNICATIONVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSSECONDARY EDUCATIONPEDAGOGYARTART TEACHINGLANGUAGENeste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais.In this study, following the practice in school context with a 10th year Drawing class, in the academic year 2012/2013, the artistic project makes allowance for a learning process tool to Secondary Visual Arts students, emphasizing the importance of the starting points in a process aiming at education through research. The pedagogical plan is focused on a methodology that allows to stimulate the active involvement of the students in their learning process once that the study considers the initial purpose of the artistic project work according to a critical review. The activities carried out by the students are described as based, on one hand on metacognitive strategies centered on drawing and photography that are directed towards visual epistemology and on the other hand on methodological strategies in accordance with the languages of art characteristic traits. The objectives set to this study were achieved through the demonstration with the students of the importance and validity of the aforementioned projects regarding critical connections between the visual languages and the topics to be considered in the Visual Arts school projects.2015-11-24T16:27:37Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6738TID:201269503porRato, Maria João Capela Teloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:07.420306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
title O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
spellingShingle O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
Rato, Maria João Capela Telo
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
COMUNICAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
ENSINO SECUNDÁRIO
PEDAGOGIA
ARTE
ENSINO DA ARTE
LINGUAGEM
COMMUNICATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
SECONDARY EDUCATION
PEDAGOGY
ART
ART TEACHING
LANGUAGE
title_short O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
title_full O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
title_fullStr O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
title_full_unstemmed O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
title_sort O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
author Rato, Maria João Capela Telo
author_facet Rato, Maria João Capela Telo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Maria João Capela Telo
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
COMUNICAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
ENSINO SECUNDÁRIO
PEDAGOGIA
ARTE
ENSINO DA ARTE
LINGUAGEM
COMMUNICATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
SECONDARY EDUCATION
PEDAGOGY
ART
ART TEACHING
LANGUAGE
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
COMUNICAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
ENSINO SECUNDÁRIO
PEDAGOGIA
ARTE
ENSINO DA ARTE
LINGUAGEM
COMMUNICATION
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
SECONDARY EDUCATION
PEDAGOGY
ART
ART TEACHING
LANGUAGE
description Neste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-24T16:27:37Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6738
TID:201269503
url http://hdl.handle.net/10437/6738
identifier_str_mv TID:201269503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131238411272192