O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6738 |
Resumo: | Neste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais. |
id |
RCAP_2d9868701923942a0ddc2d5de20c9efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundárioMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOCOMUNICAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISENSINO SECUNDÁRIOPEDAGOGIAARTEENSINO DA ARTELINGUAGEMCOMMUNICATIONVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSSECONDARY EDUCATIONPEDAGOGYARTART TEACHINGLANGUAGENeste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais.In this study, following the practice in school context with a 10th year Drawing class, in the academic year 2012/2013, the artistic project makes allowance for a learning process tool to Secondary Visual Arts students, emphasizing the importance of the starting points in a process aiming at education through research. The pedagogical plan is focused on a methodology that allows to stimulate the active involvement of the students in their learning process once that the study considers the initial purpose of the artistic project work according to a critical review. The activities carried out by the students are described as based, on one hand on metacognitive strategies centered on drawing and photography that are directed towards visual epistemology and on the other hand on methodological strategies in accordance with the languages of art characteristic traits. The objectives set to this study were achieved through the demonstration with the students of the importance and validity of the aforementioned projects regarding critical connections between the visual languages and the topics to be considered in the Visual Arts school projects.2015-11-24T16:27:37Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6738TID:201269503porRato, Maria João Capela Teloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:07.420306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
title |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
spellingShingle |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário Rato, Maria João Capela Telo MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO COMUNICAÇÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS ARTES VISUAIS ENSINO SECUNDÁRIO PEDAGOGIA ARTE ENSINO DA ARTE LINGUAGEM COMMUNICATION VISUAL ARTS TEACHING VISUAL ARTS SECONDARY EDUCATION PEDAGOGY ART ART TEACHING LANGUAGE |
title_short |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
title_full |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
title_fullStr |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
title_sort |
O propósito da pesquisa nos projetos de artes visuais: desenho e fotografia no ensino secundário |
author |
Rato, Maria João Capela Telo |
author_facet |
Rato, Maria João Capela Telo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rato, Maria João Capela Telo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO COMUNICAÇÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS ARTES VISUAIS ENSINO SECUNDÁRIO PEDAGOGIA ARTE ENSINO DA ARTE LINGUAGEM COMMUNICATION VISUAL ARTS TEACHING VISUAL ARTS SECONDARY EDUCATION PEDAGOGY ART ART TEACHING LANGUAGE |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO COMUNICAÇÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS ARTES VISUAIS ENSINO SECUNDÁRIO PEDAGOGIA ARTE ENSINO DA ARTE LINGUAGEM COMMUNICATION VISUAL ARTS TEACHING VISUAL ARTS SECONDARY EDUCATION PEDAGOGY ART ART TEACHING LANGUAGE |
description |
Neste trabalho, no seguimento do estágio em ensino no ano letivo de 2012/13 procura-se partir do projeto artístico enquanto ferramenta de aprendizagem para alunos da disciplina de Desenho do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário, ressaltando a importância das interrogações iniciais, ou seja, dos pontos de partida de um percurso que se pretende educativo pela pesquisa. Focando o pressuposto pedagógico de que a metodologia de projeto permite estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, o estudo considera criticamente o propósito inicial de um trabalho de projeto artístico. Descrevem-se as atividades levadas a cabo com os alunos, tendo por base, por um lado, estratégias metacognitivas que têm como central a prática do desenho e da fotografia, orientadas por uma vontade de epistemologia visual. E por outro lado, estratégias metodológicas de acordo com as características das linguagens da arte, insistindo-se na concretização prática da significação de conceitos. Os objetivos pretendidos com este trabalho foram alcançados, tendo-se demonstrado com os alunos a conexão a ter em conta entre as características das linguagens visuais e os temas a considerar em projetos ou unidades didáticas de Artes Visuais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-24T16:27:37Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6738 TID:201269503 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6738 |
identifier_str_mv |
TID:201269503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131238411272192 |