Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/54074 |
Resumo: | Aceitando-se a interdsiciplinaridade como método de conhecimento, em tempos bastante marcados pela especialização, responsável pelo erigir de fronteiras que dificultam o diálogo necessário para conhecer a realidade em profundidade, discutimos neste artigo pontos de convergência entre currículo e gestão. Para isso, abordamos as concepções de currículo e fazemos ligação entre currículo e gestão, reconhecendo-se que ambas as áreas têm autores em comum e que as dinâmicas que trazem para a educação não podem ser reduzidas a leituras estritamente disciplinares |
id |
RCAP_1bafaaaf71a5f94343168ea728462012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountabilityCurriculum and management: integration perspectives in times of accountabilityAccountabilityCurrículoManagementInterdisciplinaridadeAccountabilityCurriculumLeadershipInterdisciplinarityAceitando-se a interdsiciplinaridade como método de conhecimento, em tempos bastante marcados pela especialização, responsável pelo erigir de fronteiras que dificultam o diálogo necessário para conhecer a realidade em profundidade, discutimos neste artigo pontos de convergência entre currículo e gestão. Para isso, abordamos as concepções de currículo e fazemos ligação entre currículo e gestão, reconhecendo-se que ambas as áreas têm autores em comum e que as dinâmicas que trazem para a educação não podem ser reduzidas a leituras estritamente disciplinaresAccepting interdsiciplinarity as a method for knowl edge, in an era very influenced by specialization, responsible for erecting borders that obstruct the dialogue necessary to know the reality in depth, we discusse d in this article points of convergence between curriculum and management. For this we approach the concepts of curriculum and make connections between curriculum and management, recognizing that both areas have author s in common and the dynamics brought to education cannot be reduced to strictly disciplinary readingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoPacheco, José Augusto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54074porPacheco, J. A. (2017). Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability. Revista de Estudos Curriculares, 8(1), 35-50.2183-8755http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:28.858460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability Curriculum and management: integration perspectives in times of accountability |
title |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability |
spellingShingle |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability Pacheco, José Augusto Accountability Currículo Management Interdisciplinaridade Accountability Curriculum Leadership Interdisciplinarity |
title_short |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability |
title_full |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability |
title_fullStr |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability |
title_full_unstemmed |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability |
title_sort |
Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability |
author |
Pacheco, José Augusto |
author_facet |
Pacheco, José Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accountability Currículo Management Interdisciplinaridade Accountability Curriculum Leadership Interdisciplinarity |
topic |
Accountability Currículo Management Interdisciplinaridade Accountability Curriculum Leadership Interdisciplinarity |
description |
Aceitando-se a interdsiciplinaridade como método de conhecimento, em tempos bastante marcados pela especialização, responsável pelo erigir de fronteiras que dificultam o diálogo necessário para conhecer a realidade em profundidade, discutimos neste artigo pontos de convergência entre currículo e gestão. Para isso, abordamos as concepções de currículo e fazemos ligação entre currículo e gestão, reconhecendo-se que ambas as áreas têm autores em comum e que as dinâmicas que trazem para a educação não podem ser reduzidas a leituras estritamente disciplinares |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/54074 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/54074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pacheco, J. A. (2017). Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability. Revista de Estudos Curriculares, 8(1), 35-50. 2183-8755 http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132964580229120 |