Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54074
Resumo: Aceitando-se a interdsiciplinaridade como método de conhecimento, em tempos bastante marcados pela especialização, responsável pelo erigir de fronteiras que dificultam o diálogo necessário para conhecer a realidade em profundidade, discutimos neste artigo pontos de convergência entre currículo e gestão. Para isso, abordamos as concepções de currículo e fazemos ligação entre currículo e gestão, reconhecendo-se que ambas as áreas têm autores em comum e que as dinâmicas que trazem para a educação não podem ser reduzidas a leituras estritamente disciplinares
id RCAP_1bafaaaf71a5f94343168ea728462012
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountabilityCurriculum and management: integration perspectives in times of accountabilityAccountabilityCurrículoManagementInterdisciplinaridadeAccountabilityCurriculumLeadershipInterdisciplinarityAceitando-se a interdsiciplinaridade como método de conhecimento, em tempos bastante marcados pela especialização, responsável pelo erigir de fronteiras que dificultam o diálogo necessário para conhecer a realidade em profundidade, discutimos neste artigo pontos de convergência entre currículo e gestão. Para isso, abordamos as concepções de currículo e fazemos ligação entre currículo e gestão, reconhecendo-se que ambas as áreas têm autores em comum e que as dinâmicas que trazem para a educação não podem ser reduzidas a leituras estritamente disciplinaresAccepting interdsiciplinarity as a method for knowl edge, in an era very influenced by specialization, responsible for erecting borders that obstruct the dialogue necessary to know the reality in depth, we discusse d in this article points of convergence between curriculum and management. For this we approach the concepts of curriculum and make connections between curriculum and management, recognizing that both areas have author s in common and the dynamics brought to education cannot be reduced to strictly disciplinary readingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoPacheco, José Augusto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54074porPacheco, J. A. (2017). Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability. Revista de Estudos Curriculares, 8(1), 35-50.2183-8755http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:28.858460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
Curriculum and management: integration perspectives in times of accountability
title Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
spellingShingle Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
Pacheco, José Augusto
Accountability
Currículo
Management
Interdisciplinaridade
Accountability
Curriculum
Leadership
Interdisciplinarity
title_short Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
title_full Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
title_fullStr Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
title_full_unstemmed Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
title_sort Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Accountability
Currículo
Management
Interdisciplinaridade
Accountability
Curriculum
Leadership
Interdisciplinarity
topic Accountability
Currículo
Management
Interdisciplinaridade
Accountability
Curriculum
Leadership
Interdisciplinarity
description Aceitando-se a interdsiciplinaridade como método de conhecimento, em tempos bastante marcados pela especialização, responsável pelo erigir de fronteiras que dificultam o diálogo necessário para conhecer a realidade em profundidade, discutimos neste artigo pontos de convergência entre currículo e gestão. Para isso, abordamos as concepções de currículo e fazemos ligação entre currículo e gestão, reconhecendo-se que ambas as áreas têm autores em comum e que as dinâmicas que trazem para a educação não podem ser reduzidas a leituras estritamente disciplinares
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/54074
url http://hdl.handle.net/1822/54074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pacheco, J. A. (2017). Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability. Revista de Estudos Curriculares, 8(1), 35-50.
2183-8755
http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132964580229120