Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Teresa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Serrão, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12109
Resumo: A intergeracionalidade significa, forçosamente, abrir espaços de diálogo e de troca de experiências entre gerações, com vista ao enriquecimento reciproco. Perante este cenário, desenvolveu-se um projeto intergeracional, entendido como vínculos sociais que criam propósitos e crescente troca de recursos e aprendizagens entre as gerações mais velhas e mais novas. O presente relato descreve o processo formativo desenvolvido no âmbito de várias Unidades Curriculares de um Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, de uma Instituição de Ensino Superior do grande Porto. Este relato apresenta os movimentos criados e (co)construídos com vista a proporcionar uma oportunidade educativa de troca de saberes e de vivencias, de diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar opiniões e visões acerca do mundo, das comunidades e das pessoas. Para a concretização destas aprendizagens, partiu-se da reflexão de temáticas específicas que, em conjunto, escolhidas foram o mote para o desenvolvimento psicoemocional, social e cognitivo de todos os intervenientes. Os resultados sugerem que o projeto intergeracional promoveu ganhos recí-procos significativos; se constituiu como um veículo de intercâmbio real e su-cessivo de recursos e de aprendizagens entre as gerações, tanto nos planos cognitivo, comportamental, como atitudinal.
id RCAP_1bb31670808a5050522cd066f1f64be4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracionalIntergeracionalidadeAprendizagem ao longo da vidaA intergeracionalidade significa, forçosamente, abrir espaços de diálogo e de troca de experiências entre gerações, com vista ao enriquecimento reciproco. Perante este cenário, desenvolveu-se um projeto intergeracional, entendido como vínculos sociais que criam propósitos e crescente troca de recursos e aprendizagens entre as gerações mais velhas e mais novas. O presente relato descreve o processo formativo desenvolvido no âmbito de várias Unidades Curriculares de um Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, de uma Instituição de Ensino Superior do grande Porto. Este relato apresenta os movimentos criados e (co)construídos com vista a proporcionar uma oportunidade educativa de troca de saberes e de vivencias, de diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar opiniões e visões acerca do mundo, das comunidades e das pessoas. Para a concretização destas aprendizagens, partiu-se da reflexão de temáticas específicas que, em conjunto, escolhidas foram o mote para o desenvolvimento psicoemocional, social e cognitivo de todos os intervenientes. Os resultados sugerem que o projeto intergeracional promoveu ganhos recí-procos significativos; se constituiu como um veículo de intercâmbio real e su-cessivo de recursos e de aprendizagens entre as gerações, tanto nos planos cognitivo, comportamental, como atitudinal.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, TeresaSerrão, Carla2018-11-06T10:19:44Z2018-052018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12109por978-989-8797-20-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:29.086992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
title Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
spellingShingle Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
Martins, Teresa
Intergeracionalidade
Aprendizagem ao longo da vida
title_short Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
title_full Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
title_fullStr Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
title_full_unstemmed Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
title_sort Identidades (des)cobertas na aprendizagem inter-geracional
author Martins, Teresa
author_facet Martins, Teresa
Serrão, Carla
author_role author
author2 Serrão, Carla
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Teresa
Serrão, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Intergeracionalidade
Aprendizagem ao longo da vida
topic Intergeracionalidade
Aprendizagem ao longo da vida
description A intergeracionalidade significa, forçosamente, abrir espaços de diálogo e de troca de experiências entre gerações, com vista ao enriquecimento reciproco. Perante este cenário, desenvolveu-se um projeto intergeracional, entendido como vínculos sociais que criam propósitos e crescente troca de recursos e aprendizagens entre as gerações mais velhas e mais novas. O presente relato descreve o processo formativo desenvolvido no âmbito de várias Unidades Curriculares de um Curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia, de uma Instituição de Ensino Superior do grande Porto. Este relato apresenta os movimentos criados e (co)construídos com vista a proporcionar uma oportunidade educativa de troca de saberes e de vivencias, de diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar opiniões e visões acerca do mundo, das comunidades e das pessoas. Para a concretização destas aprendizagens, partiu-se da reflexão de temáticas específicas que, em conjunto, escolhidas foram o mote para o desenvolvimento psicoemocional, social e cognitivo de todos os intervenientes. Os resultados sugerem que o projeto intergeracional promoveu ganhos recí-procos significativos; se constituiu como um veículo de intercâmbio real e su-cessivo de recursos e de aprendizagens entre as gerações, tanto nos planos cognitivo, comportamental, como atitudinal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-06T10:19:44Z
2018-05
2018-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12109
url http://hdl.handle.net/10400.22/12109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8797-20-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131418344816640