Relatório de estágio em ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Marta Pacheco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9545
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório de estágio com o principal intuito de descrever e refletir sobre o processo de construção e desenvolvimento dos saberes pessoais e profissionais ao longo do estágio nos dois níveis educativos. A formação de profissionais com um perfil duplo evidencia a urgência da promoção de competências inerentes a um profissional de educação, que surgem como transversais a todos os níveis de educação. De facto, o compromisso e responsabilização progressiva pela ação docente permitiram a construção do perfil de Educador consignado pelos Decretos-Lei n.º 240/2001 e 241/2001 de 30 de agosto. No decorrer dos estágios, a metodologia de desenvolvimento profissional adotada foi a investigação-ação que possibilitou a reflexão constante sobre as práticas, basilar para a criação de uma epistemologia de conhecimento profissional. Como tal, o cerne das experiências pedagógicas assentou na capacidade de resposta às exigências e singularidades de cada contexto, mediante o desenvolvimento de competências reflexivas, permitindo uma ação intencional, diversificada e significativa. Esta postura, aliada a um quadro teórico sólido, possibilitou uma progressiva transformação e melhoria das práticas educativas, fulcrais para o contínuo crescimento da estudante e para a construção de aprendizagens das crianças. A intervenção educativa constituiu-se como uma etapa fulcral no processo formativo, pois contribuiu para o desenvolvimento das competências profissionais e pessoais e para a consciencialização da importância da adequação do processo educativo, entendendo a influência que ambos comportam para o desenvolvimento integral e integrado das crianças, patenteando a responsabilidade social intrínseca a um Educador
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