Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Luísa Queirós
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3878
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3cfb075485cad90f908fe26cfaa6c837
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em Educação Pré-EscolarCriançaEducador de infânciaCompetências profissionaisEducação de infânciaChildrenKindergarten teacherProfessional skillsChildhood educationMestrado em Educação Pré-EscolarNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar apresenta-se este relatório, onde se realiza uma abordagem reflexiva acerca da ação educativa praticada no contexto de educação em creche e educação pré-escolar. Assim, este perspetiva a utilização de quadros teóricos e práticas educativas participativas e democráticas, que envolveram os diferentes intervenientes do processo educativo, e acima de tudo onde as vozes das crianças foram escutadas. Desta forma, adotando o paradigma construtivista e apoiando-se em várias perspetivas pedagógicas, tanto em creche como em educação pré-escolar, o relatório de estágio apresenta como principal objetivo a comunicação sobre a prática profissional levada a cabo pela mestranda. É, também, no presente relatório que, à mestranda, lhe é dada a possibilidade de expressar as suas aprendizagens ao longo do último período letivo, bem como refletir acerca das mesmas e do modo como influenciaram a sua prática profissional, podendo-se concluir que este lhe permitiu desenvolver competências profissionais, potenciando a evolução enquanto pessoa e enquanto futura profissional em educação de infância. Tomando as aprendizagens realizadas em consideração, é possível afirmar que um educador de infância, de modo a intervir de forma fundamentada, deve considerar as caraterísticas do seu grupo, agindo em conformidade sobre as necessidades e interesses das crianças. Para que tal aconteça, importa que mantenha um olhar atento, observe diretamente e se questione sobre a realidade, construindo hipóteses explicativas. Deste modo, torna-se fulcral avaliar consequente e progressivamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de opções em prol do grupo.Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.Within the “Educação Pré-Escolar” master’s degree, we present this report, where a reflexive approach on the educational action being practiced inside the context of kindergarten education as well as “preschooling” education is scrutinized. Being so, this report outlooks the use of theory boards and democratic participatory educational practices, that have involved the different stakeholders of the educational process, and above all, the children’s voices have been heard. This way, by adopting the constructivist pattern and relying on multiple educational perspectives, as much in kindergarten as well as in preschool, the internship report presents as a main goal the communication of the graduate student on the professional practice. It is also, in the present report that, the graduate student is given the opportunity to express her learned skills over the last academic year, as well as meditating about those said skills and how they have influenced her professional practice, when we can conclude that this has allowed her to develop other new professional skills, enhancing her evolution as a person, and also as a future professional kindergarten teacher. Taking all the achieved learning into account, it is possible to state that a kindergarten teacher, in order to justifiably intervene, must take into account their groups characteristics, and act accordingly to the needs and interests of the children. In order for that to happen, it is important to keep a keen eye, observe directly and make questions about the reality, by building explanatory hypotheses. This way, it is a “must” to evaluate constantly and gradually their actions, so we can adopt and allow some flexibility on the making of choices for the group.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Luísa Queirós2014-02-13T11:54:00Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3878TID:202765776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:51.618701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
Oliveira, Ana Luísa Queirós
Criança
Educador de infância
Competências profissionais
Educação de infância
Children
Kindergarten teacher
Professional skills
Childhood education
title_short Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_full Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_sort Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
author Oliveira, Ana Luísa Queirós
author_facet Oliveira, Ana Luísa Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Luísa Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educador de infância
Competências profissionais
Educação de infância
Children
Kindergarten teacher
Professional skills
Childhood education
topic Criança
Educador de infância
Competências profissionais
Educação de infância
Children
Kindergarten teacher
Professional skills
Childhood education
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-13T11:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3878
TID:202765776
url http://hdl.handle.net/10400.22/3878
identifier_str_mv TID:202765776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131341376192512