Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedron, Cristiane Drebes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Picoto, Winnie, Colaço, Miguel, Araújo, Cintia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/31125
Resumo: Customer Relationship Management (CRM) é um tema discutido principalmente pelas áreas de sistemas de informação e de marketing. Muitas organizações já usam sistemas de CRM. Quando uma empresa utiliza o CRM, desenvolve diferentes capacidades organizacionais e algumas delas levam à inovação. Apesar de já existirem alguns estudos que analisam a criação das capacidades de inovação resultantes da utilização do sistema de CRM, ainda não foi compreendido como essas capacidades são obtidas. O presente artigo procura contribuir com este debate, valendo-se da teoria das capacidades dinâmicas para desenvolver um modelo conceitual que permita compreender como se dá o desenvolvimento das capacidades de inovação por meio da utilização do CRM. A questão de pesquisa que guiou este artigo foi: “Qual o papel das Capacidades Dinâmicas na criação das capacidades de inovação através do uso do sistema de CRM?”. Nós conduzimos um estudo exploratório baseado em entrevistas com especialistas. Os nossos resultados suportam o argumento de que o CRM conduz à inovação por meio das capacidades dinâmicas. De fato, “sensing, seizing e reconfiguring” oportunidades e ameaças no mercado permitem à organização gerar inovação.
id RCAP_8078374ac0c28d7a0da2fcc880c1496a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/31125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidadesCRMCapacidade de inovaçãoCapacidades dinâmicasCustomer Relationship Management (CRM) é um tema discutido principalmente pelas áreas de sistemas de informação e de marketing. Muitas organizações já usam sistemas de CRM. Quando uma empresa utiliza o CRM, desenvolve diferentes capacidades organizacionais e algumas delas levam à inovação. Apesar de já existirem alguns estudos que analisam a criação das capacidades de inovação resultantes da utilização do sistema de CRM, ainda não foi compreendido como essas capacidades são obtidas. O presente artigo procura contribuir com este debate, valendo-se da teoria das capacidades dinâmicas para desenvolver um modelo conceitual que permita compreender como se dá o desenvolvimento das capacidades de inovação por meio da utilização do CRM. A questão de pesquisa que guiou este artigo foi: “Qual o papel das Capacidades Dinâmicas na criação das capacidades de inovação através do uso do sistema de CRM?”. Nós conduzimos um estudo exploratório baseado em entrevistas com especialistas. Os nossos resultados suportam o argumento de que o CRM conduz à inovação por meio das capacidades dinâmicas. De fato, “sensing, seizing e reconfiguring” oportunidades e ameaças no mercado permitem à organização gerar inovação.Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)Repositório da Universidade de LisboaPedron, Cristiane DrebesPicoto, WinnieColaço, MiguelAraújo, Cintia Cristina2024-05-29T15:53:56Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/31125porPedron, Cristiane Drebes … [et al.] .(2018). “Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades”, BBR – Brazilian Business Review, Vol. 15, Nº 5: pp. 494-511. (Search PDF in 2024).1807-734X (Portuguese version)doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:30:41Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/31125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:30:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
title Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
spellingShingle Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
Pedron, Cristiane Drebes
CRM
Capacidade de inovação
Capacidades dinâmicas
title_short Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
title_full Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
title_fullStr Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
title_full_unstemmed Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
title_sort Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades
author Pedron, Cristiane Drebes
author_facet Pedron, Cristiane Drebes
Picoto, Winnie
Colaço, Miguel
Araújo, Cintia Cristina
author_role author
author2 Picoto, Winnie
Colaço, Miguel
Araújo, Cintia Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedron, Cristiane Drebes
Picoto, Winnie
Colaço, Miguel
Araújo, Cintia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv CRM
Capacidade de inovação
Capacidades dinâmicas
topic CRM
Capacidade de inovação
Capacidades dinâmicas
description Customer Relationship Management (CRM) é um tema discutido principalmente pelas áreas de sistemas de informação e de marketing. Muitas organizações já usam sistemas de CRM. Quando uma empresa utiliza o CRM, desenvolve diferentes capacidades organizacionais e algumas delas levam à inovação. Apesar de já existirem alguns estudos que analisam a criação das capacidades de inovação resultantes da utilização do sistema de CRM, ainda não foi compreendido como essas capacidades são obtidas. O presente artigo procura contribuir com este debate, valendo-se da teoria das capacidades dinâmicas para desenvolver um modelo conceitual que permita compreender como se dá o desenvolvimento das capacidades de inovação por meio da utilização do CRM. A questão de pesquisa que guiou este artigo foi: “Qual o papel das Capacidades Dinâmicas na criação das capacidades de inovação através do uso do sistema de CRM?”. Nós conduzimos um estudo exploratório baseado em entrevistas com especialistas. Os nossos resultados suportam o argumento de que o CRM conduz à inovação por meio das capacidades dinâmicas. De fato, “sensing, seizing e reconfiguring” oportunidades e ameaças no mercado permitem à organização gerar inovação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2024-05-29T15:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/31125
url http://hdl.handle.net/10400.5/31125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedron, Cristiane Drebes … [et al.] .(2018). “Sistema de CRM: o papel das capacidades dinâmicas na criação das capacidades”, BBR – Brazilian Business Review, Vol. 15, Nº 5: pp. 494-511. (Search PDF in 2024).
1807-734X (Portuguese version)
doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549533878419456