Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Vânia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Cátia, Ramos, Altina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74054
Resumo: Ahead of Print
id RCAP_1bd4d1e1ff18bd71e28a35ee8e974257
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portuguesesLearning in times of pandemic: some challenges and looks of portuguese teachersEnsinoEducação BásicaPandemia COVID-19LearningBasic EducationPandemic COVID-19Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAhead of PrintA pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças repentinas em todos os níveis de ensino, incluindo a Educação Básica. Foi necessária uma reconfiguração educacional das práticas educativas que implicou o desenvolvimento de competências e saberes por parte dos docentes e de capacidades, valores e atitudes por parte dos alunos inerentes ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Desta forma, este estudo teve como propósito conhecer e compreender os obstáculos enfrentados pelos professores portugueses durante a sua prática educativa em contexto pandémico, nomeadamente as opções tomadas na gestão curricular e metodológica na sua disciplina e a re(adaptação) às ferramentas digitais e as dos seus alunos. Trata-se de um estudo qualitativo que valoriza o significado da ação e o papel dos sujeitos na construção social da realidade. Os participantes são professores do ensino básico de escolas portuguesas, dois do ensino público e dois do ensino privado que vivenciaram o ensino em contexto pandémico. Os dados foram recolhidos através das suas narrativas reflexivas, construídas através de notas de campo de observação participante. Para a sua análise, recorreu-se às técnicas de análise de conteúdo com o objetivo de codificar e categorizar os dados recolhidos. Os resultados obtidos permitem concluir que, por um lado, o ensino em tempos de pandemia potencializou no aprender a ensinar do professor a reconversão metodológica, curricular e tecnológica, e por outro, no aprender a aprender do aluno fomentou o desenvolvimento de conhecimentos e de competências pessoais e sociais.The pandemic caused by Covid-19 required sudden changes at all levels of education, including Basic Education. An educational reconfiguration of the educational practices was required, which implied the development of skills and knowledge by the teachers and of skills, values and attitudes by the students inherent to the Profile of Students Leaving Compulsory Education. Thus, this study aimed to know and understand the obstacles faced by Portuguese teachers during their educational practice in a pandemic context, namely the options taken in curricular and methodological management in their discipline and the re(adaptation) to digital tools and those of their students. This is a qualitative study that values the meaning of action and the role of subjects in the social construction of reality. The participants are primary school teachers from Portuguese schools, two from public education and two from private education who experienced teaching in a pandemic context. Data were collected through their reflective narratives, built through participant observation field notes. For their analysis, we used content analysis techniques with the purpose of coding and categorising the collected data. The results allow us to conclude that, on the one hand, teaching in times of pandemic promoted the methodological, curricular and technological reconversion in the teacher's learning to teach, and, on the other hand, in the student's learning to learn, it promoted the development of knowledge and personal and social skillsNúcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE)Universidade do MinhoGraça, VâniaSilva, CátiaRamos, Altina20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74054porGraça, V., Silva, C., & Ramos, A. (2020). Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses. Revista Temas e Matizes, 14(25), 179-203.1981-4682http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:17.268902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
Learning in times of pandemic: some challenges and looks of portuguese teachers
title Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
spellingShingle Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
Graça, Vânia
Ensino
Educação Básica
Pandemia COVID-19
Learning
Basic Education
Pandemic COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
title_full Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
title_fullStr Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
title_full_unstemmed Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
title_sort Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
author Graça, Vânia
author_facet Graça, Vânia
Silva, Cátia
Ramos, Altina
author_role author
author2 Silva, Cátia
Ramos, Altina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Vânia
Silva, Cátia
Ramos, Altina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação Básica
Pandemia COVID-19
Learning
Basic Education
Pandemic COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Ensino
Educação Básica
Pandemia COVID-19
Learning
Basic Education
Pandemic COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Ahead of Print
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74054
url http://hdl.handle.net/1822/74054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Graça, V., Silva, C., & Ramos, A. (2020). Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses. Revista Temas e Matizes, 14(25), 179-203.
1981-4682
http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE)
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132465212686336