Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74054 |
Resumo: | Ahead of Print |
id |
RCAP_1bd4d1e1ff18bd71e28a35ee8e974257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74054 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portuguesesLearning in times of pandemic: some challenges and looks of portuguese teachersEnsinoEducação BásicaPandemia COVID-19LearningBasic EducationPandemic COVID-19Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAhead of PrintA pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudanças repentinas em todos os níveis de ensino, incluindo a Educação Básica. Foi necessária uma reconfiguração educacional das práticas educativas que implicou o desenvolvimento de competências e saberes por parte dos docentes e de capacidades, valores e atitudes por parte dos alunos inerentes ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Desta forma, este estudo teve como propósito conhecer e compreender os obstáculos enfrentados pelos professores portugueses durante a sua prática educativa em contexto pandémico, nomeadamente as opções tomadas na gestão curricular e metodológica na sua disciplina e a re(adaptação) às ferramentas digitais e as dos seus alunos. Trata-se de um estudo qualitativo que valoriza o significado da ação e o papel dos sujeitos na construção social da realidade. Os participantes são professores do ensino básico de escolas portuguesas, dois do ensino público e dois do ensino privado que vivenciaram o ensino em contexto pandémico. Os dados foram recolhidos através das suas narrativas reflexivas, construídas através de notas de campo de observação participante. Para a sua análise, recorreu-se às técnicas de análise de conteúdo com o objetivo de codificar e categorizar os dados recolhidos. Os resultados obtidos permitem concluir que, por um lado, o ensino em tempos de pandemia potencializou no aprender a ensinar do professor a reconversão metodológica, curricular e tecnológica, e por outro, no aprender a aprender do aluno fomentou o desenvolvimento de conhecimentos e de competências pessoais e sociais.The pandemic caused by Covid-19 required sudden changes at all levels of education, including Basic Education. An educational reconfiguration of the educational practices was required, which implied the development of skills and knowledge by the teachers and of skills, values and attitudes by the students inherent to the Profile of Students Leaving Compulsory Education. Thus, this study aimed to know and understand the obstacles faced by Portuguese teachers during their educational practice in a pandemic context, namely the options taken in curricular and methodological management in their discipline and the re(adaptation) to digital tools and those of their students. This is a qualitative study that values the meaning of action and the role of subjects in the social construction of reality. The participants are primary school teachers from Portuguese schools, two from public education and two from private education who experienced teaching in a pandemic context. Data were collected through their reflective narratives, built through participant observation field notes. For their analysis, we used content analysis techniques with the purpose of coding and categorising the collected data. The results allow us to conclude that, on the one hand, teaching in times of pandemic promoted the methodological, curricular and technological reconversion in the teacher's learning to teach, and, on the other hand, in the student's learning to learn, it promoted the development of knowledge and personal and social skillsNúcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE)Universidade do MinhoGraça, VâniaSilva, CátiaRamos, Altina20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74054porGraça, V., Silva, C., & Ramos, A. (2020). Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses. Revista Temas e Matizes, 14(25), 179-203.1981-4682http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:17.268902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses Learning in times of pandemic: some challenges and looks of portuguese teachers |
title |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses |
spellingShingle |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses Graça, Vânia Ensino Educação Básica Pandemia COVID-19 Learning Basic Education Pandemic COVID-19 Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses |
title_full |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses |
title_fullStr |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses |
title_full_unstemmed |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses |
title_sort |
Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses |
author |
Graça, Vânia |
author_facet |
Graça, Vânia Silva, Cátia Ramos, Altina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cátia Ramos, Altina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Vânia Silva, Cátia Ramos, Altina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Básica Pandemia COVID-19 Learning Basic Education Pandemic COVID-19 Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Ensino Educação Básica Pandemia COVID-19 Learning Basic Education Pandemic COVID-19 Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Ahead of Print |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/74054 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/74054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Graça, V., Silva, C., & Ramos, A. (2020). Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses. Revista Temas e Matizes, 14(25), 179-203. 1981-4682 http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (NUFOPE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132465212686336 |