A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23577 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_1bd628b052a845431cb4ed5bb50d30e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulsoAmbiente de LojaCorEstado EmocionalTendênciaComportamentoCompra por impulsoStore environmentColorEmotional StateTendencyBehaviormpulse BuyingMestrado Bolonha em MarketingOs comportamentos de compra por parte dos consumidores têm merecido a atenção de muitos investigadores. De entre esses tipos de comportamentos, os que envolvem compras por impulso, assumem particular relevância devido ao peso que possuem em diversas áreas de negócio, como o retalho. Na procura de melhor compreender este tipo de fenómeno, o ambiente de loja e os respetivos estímulos ambientais surgem frequentemente como fatores a ter em conta na persecução desse objetivo. Este estudo, incidirá na influência do estímulo cor, como elemento ambiental, na ocorrência de compras por impulso e no peso que o estado emocional do individuo terá nessa relação. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa, tendo um propósito exploratório. O principal instrumento de recolha de dados foi um questionário online, para o qual se obteve um total de 191 respostas. No seu preenchimento, os inquiridos responderam a questões sobre 1 de 3 imagens de lojas distintas, consoante a respetiva operadora de telecomunicações. Sendo que cada loja possuía uma cor predominante diferente: azul (cor fria), branco (cor neutra) ou vermelho (cor quente). Os resultados deste estudo, apontam para uma capacidade de influência das cores neutras e quentes sobre estados emocionais baseados no Prazer e na Excitação. Este estudo, demonstra igualmente que as dimensões emocionais têm impacto nos níveis de comportamento de compra por impulso. De acordo com os resultados obtidos, os gestores devem prestar particular atenção à seleção de cores feita na fase de planeamento da sua loja, de modo que os seus efeitos estejam em consonância com as particularidades do seu produto ou serviço e com o tipo de compra que procuram estimular.Buying behaviors is a topic that has deserved the attention of many researchers. Among this type of behavior, those involving impulse purchases are particularly relevant, due to their importance in various business areas, such as in retail. The store environment and the respective environmental stimuli often appear as factors to be considered to better understand this kind of behavior. This study will focus on the influence of the stimulus color, as an environmental element, on the occurrence of impulse purchases and on the weight that the individual's emotional state has in this relationship. The methodology adopted in this study was quantitative, with an exploratory purpose. The main instrument for data collection was an online questionnaire, for which a total of 191 responses were obtained. When replying to the questionnaire, respondents answered questions about 1 of 3 different store images. Each one of those images had a different predominant color: blue (cold color), white (neutral color) or red (warm color). The results of this study indicate the ability of neutral and warm colors to influence emotional states based on Pleasure and Excitement. However, a similar influence of the color stimulus was not detected on the emergence of impulse purchases. This study also demonstrates the impact of consumer emotional states on impulse buying behavior. Managers must therefore pay special attention to colors when planning the environment of the store. The effects of selected colors should be in line with the particularities of their products and services.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaPereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado2022-02-17T18:42:34Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23577porPereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado (2021). "A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:47.073334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
title |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
spellingShingle |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso Pereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado Ambiente de Loja Cor Estado Emocional Tendência Comportamento Compra por impulso Store environment Color Emotional State Tendency Behavior mpulse Buying |
title_short |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
title_full |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
title_fullStr |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
title_full_unstemmed |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
title_sort |
A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso |
author |
Pereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado |
author_facet |
Pereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de Loja Cor Estado Emocional Tendência Comportamento Compra por impulso Store environment Color Emotional State Tendency Behavior mpulse Buying |
topic |
Ambiente de Loja Cor Estado Emocional Tendência Comportamento Compra por impulso Store environment Color Emotional State Tendency Behavior mpulse Buying |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-02-17T18:42:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23577 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Nuno Maria de Almeida Mendes Rosado (2021). "A influência da cor de loja no comportamento de compra por impulso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131171853959168 |