Influências do ambiente de loja e o comportamento de compra por impulso: a visão dos clientes de lojas virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Filipe Campelo Xavier da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Larán, Juliano Aita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44377
Resumo: Pesquisas têm-se dedicado ao comportamento do consumidor online e a comparações com o seu comportamento em lojas físicas. A oportunidade de comparar o mesmo tipo de variáveis em lojas físicas e virtuais - no caso deste artigo, a compra por impulso, seus determinantes e conseqüências - é única para que se conheça o ambiente de Internet e se entendam quais as suas diferenças em relação aos estabelecimentos tradicionais de compra. Neste estudo, testou-se essas diferenças a partir de um modelo teórico de antecedentes e conseqüências da compra por impulso, numa pesquisa survey realizada pela Internet. Como principais resultados, evidenciou- se que o ambiente de lojas físicas proporciona influências mais salientes do que as encontradas nas lojas virtuais, em que a atividade de compra apresenta uma natureza mais técnica. Esses resultados são discutidos e são apresentadas implicações gerenciais do estudo e sugestões para novas investigações.
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spelling Influências do ambiente de loja e o comportamento de compra por impulso: a visão dos clientes de lojas virtuaisInfluencias del ambiente de tienda y el comportamiento de compra por impulso: la visión de los clientes de tiendas virtualesStore environment influences and impulse buying behavior: a virtual store costumer's perspectiveconsumer behaviorimpulse buyingretail companiesInternetemotionscomportamiento del consumidorcompra por impulsoInternetempresas minoristasemocionescomportamento do consumidorcompra por impulsoempresas varejistasInternetemoçõesPesquisas têm-se dedicado ao comportamento do consumidor online e a comparações com o seu comportamento em lojas físicas. A oportunidade de comparar o mesmo tipo de variáveis em lojas físicas e virtuais - no caso deste artigo, a compra por impulso, seus determinantes e conseqüências - é única para que se conheça o ambiente de Internet e se entendam quais as suas diferenças em relação aos estabelecimentos tradicionais de compra. Neste estudo, testou-se essas diferenças a partir de um modelo teórico de antecedentes e conseqüências da compra por impulso, numa pesquisa survey realizada pela Internet. Como principais resultados, evidenciou- se que o ambiente de lojas físicas proporciona influências mais salientes do que as encontradas nas lojas virtuais, em que a atividade de compra apresenta uma natureza mais técnica. Esses resultados são discutidos e são apresentadas implicações gerenciais do estudo e sugestões para novas investigações.Research has studied online consumer behavior and compared it to consumers' behavior in offline stores. The opportunity to compare the same kind of variables in on and off line stores - in this case, impulse buying, its determinants and consequences - is important for understanding the Internet environment and the differences between Internet shopping and traditional shopping environments. This study tested these differences through a theoretical model of antecedents and consequences of impulse buying. A survey on the Internet was conducted. We found that the environment of traditional stores offers more salient influences than that of online stores, where the shopping activity is more technical. We discuss the results and present managerial implications of the study and suggestions for future research.Muchas investigaciones se han dedicado a analizar el comportamiento del consumidor en línea y a compararlo con su comportamiento en tiendas físicas. La oportunidad de comparar el mismo tipo de variables en tiendas físicas y virtuales - en el caso de este artículo, la compra por impulso, sus determinantes y consecuencias - es única para que se conozca el ambiente de Internet y se entiendan sus diferencias con relación a los establecimientos tradicionales de compra. En este estudio se examinó estas diferencias a partir de un modelo teórico de antecedentes y consecuencias de la compra por impulso, en una investigación survey realizada por medio de Internet. Como principales resultados, se evidenció que el ambiente de tiendas físicas proporciona influencias más destacadas que las encontradas en las tiendas virtuales, donde la actividad de compra presenta una naturaleza más técnica. Se discuten dichos resultados y se presentan consecuencias gerenciales del estudio y sugerencias para nuevas investigaciones.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4437710.1590/S0080-21072006000100008Revista de Administração; v. 41 n. 1 (2006); 96-106Revista de Administração; Vol. 41 No. 1 (2006); 96-106Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 1 (2006); 96-1061984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44377/47997Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Filipe Campelo Xavier daLarán, Juliano Aita2012-09-21T12:12:52Zoai:revistas.usp.br:article/44377Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:12:52Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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