Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59087 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
id |
RCAP_1bd656a007d9ea4447b86f276e3b44ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em AngolaDecisões curricularesEnsino-aprendizagemPrática educativaReforma educativaCurricular decisionsTeaching-learningEducational practiceEducational reformCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)O trabalho de dissertação é um projeto que tem começo e, nessa altura, tudo leva a crer que também terá um fim. É o caso desta dissertação, cujo texto resulta da pesquisa feita sobre as decisões curriculares dos professores na organização e concretização dos processos de ensino-aprendizagem no contexto da reforma educativa em Angola. Nessa abordagem analisámos os documentos que os professores utilizam, nomeadamente os planos de aulas, e ouvimos as opiniões de alguns professores do ensino primário, através da aplicação de um questionário dirigido aos docentes de algumas escolas do Município sede da província de Benguela. Ao longo da dissertação analisamos as decisões curriculares dos docentes e tentamos compreender a importância dessas decisões na perspetiva do desenvolvimento curricular e consequentes processos de ensino-aprendizagem no contexto angolano, bem como os pressupostos que lhes subjazem e seus reflexos em termos de reforma educativa em Angola. Além disso, tentamos também caracterizar o perfil dos professores deste nível de ensino e averiguar se estão preparados para concretizar os objetivos da reforma do atual sistema de ensino. O estudo permitiu concluir que a tomada de decisões curriculares na organização dos processos de ensino-aprendizagem dos professores desta província, nas escolas do município, além de ser influenciada pelos problemas económicos, sociais e políticos que afectam as prórias comunidades em que as escolas se localizam, limita-se, essencialmente, à transmissão de conhecimentos aos alunos, sendo esta a prática mais comum, o que remete o currículo para a sua condição mais restrita, ou seja, como um cojunto de conteúdos a transmitir aos alunos. Além disso, a excessiva dependência dos professores dos manuais escolares e a formação deficitária da maior parte deles contribuem para que o ensino e a aprendizagem se norteiem por parâmetos de índole mais conservadora e mais técnica. De facto, as práticas educativas que existem na maioria das escolas enquadram-se mum modelo mais tecnicista, em que se privilegiam a memorização e utilização dos conhecimentos memorizados para obter determinados fins. O perfil dos professores deste ensino nível caracteriza-se, essencialmente, por ser o de um profissional mais técnico, que privilegia a transmissão de conhecimentos e, por isso, se inscreve numa modalidade de ensino mais consonante com a pedagogia por objetivos, com as consequências que daí resultam para os estudantes – a tendência de os estimular a fazer da memorização dos conhecimentos a principal finalidade. Um aspeto preocupante se tivermos em conta a necessidade de garantir uma educação com qualidade para as novas gerações e para modernizar o país, fazendo de Angola uma referência do continente africano.The dissertation work is a project that has a beginning and, at that time, everything leads one to believe that it will also have an end. This is the case of this dissertation, whose text results from the research done on the curricular decisions of the teachers in the organization and concretization of the teaching-learning processes in the context of the educational reform in Angola. In this approach we analyzed the documents teachers use, namely the lesson plans, and we heard the opinions of some teachers of primary education, through the application of a questionnaire addressed to the teachers of some schools of the county seat of the province of Benguela. Throughout the dissertation we analyze the curricular decisions of the teachers and try to understand the importance of these decisions in the perspective of curricular development and consequent teaching-learning processes in the Angolan context, as well as the underlying presuppositions and their reflexes in terms of educational reform in Angola. In addition, we also try to characterize the profile of teachers at this level of education and to see if they are prepared to achieve the objectives of the reform of the current education system. The study made it possible to conclude that curricular decision making in the organization of the teaching-learning processes of the teachers of this province in the schools of the municipality, besides being influenced by the economic, social and political problems that affect the communities communities in which the schools are located , is essentially limited to the transmission of knowledge to students, which is the most common practice, which refers the curriculum to its most restricted condition, that is, as a set of contents to be transmitted to the students. In addition, excessive teacher dependence on school textbooks and the poor training of most of them contribute to the fact that teaching and learning are guided by more conservative and more technical parameters. In fact, the educational practices that exist in most schools fit into a more technical model, in which the memorization and use of memorized knowledge is favored in order to obtain certain ends. The profile of the teachers at this level of education is essentially characterized by a more technical professional, who favors the transmission of knowledge and, therefore, is part of an education that is more consonant with pedagogy by objectives, with the consequences which result for students - the tendency to encourage them to make the memorization of knowledge the main purpose. This is a worrying aspect if we take into account the need to guarantee a quality education for the new generations and to modernize the country, making Angola a reference of the African continent.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoQuintas, Feliciano Kuyayala20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59087por202168549info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:34.066704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
title |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
spellingShingle |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola Quintas, Feliciano Kuyayala Decisões curriculares Ensino-aprendizagem Prática educativa Reforma educativa Curricular decisions Teaching-learning Educational practice Educational reform Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
title_full |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
title_fullStr |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
title_full_unstemmed |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
title_sort |
Decisões curriculares dos professores na organização dos processos de ensinoa-prendizagem: estudo exploratório no contexto da reforma educativa em Angola |
author |
Quintas, Feliciano Kuyayala |
author_facet |
Quintas, Feliciano Kuyayala |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, José Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Feliciano Kuyayala |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisões curriculares Ensino-aprendizagem Prática educativa Reforma educativa Curricular decisions Teaching-learning Educational practice Educational reform Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Decisões curriculares Ensino-aprendizagem Prática educativa Reforma educativa Curricular decisions Teaching-learning Educational practice Educational reform Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/59087 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/59087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202168549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133104325001216 |