A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Adriana Filipa Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38333
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1bdbf4b9a5a2928a634635c5ee3deb94
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criançaLanguage as a tool of structural child thoughtCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I, enquadrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, no Jardim de Infância do Centro Escolar Y. A investigação intitula-se “A Oralidade Enquanto Instrumento Estruturante do Pensamento da Criança”. Tem como objetivos principais: compreender os processos da oralidade no pré-escolar; identificar potenciais dificuldades de comunicação oral; facilitar e potenciar a interação verbal entre as crianças; pesquisar, selecionar e adequar estratégias de promoção de oralidade no grupo de crianças. Sendo o pré-escolar um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo, motor e emocional da criança, é neste contexto que ela dá largas à sua imaginação podendo usufruir de recursos que a irão ajudar a criar a sua própria personalidade. Neste sentido, podemos dizer que o ensino pré-escolar é por excelência, um tempo determinante no que concerne ao desenvolvimento da linguagem, em particular da linguagem oral. No projeto, definimos como opção metodológica a investigação- ação. Esta metodologia exige a reflexão e redirecionamento constante de toda a prática pedagógica. O educador reflexivo terá um papel fundamental na construção da aprendizagem da criança, mas também no seu próprio desempenho profissional. A investigação realizada evidenciou a importância do educador desenvolver dinâmicas e atividades de natureza interativa, capazes de promover o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, em contexto do pré-escolar. Na perspetiva do desenvolvimento profissional este estudo ajudou ainda o professor/investigador a refletir sobre questões pedagógicas relacionadas com o desenvolvimento e estimulação da oralidade, acrescentando mais-valias e capacitação profissional para enfrentar com competência, as complexidades envolvidas no ato educativo. Este estudo pode entender-se também, como uma pequena contribuição de uma futura educadora para o alargamento do conhecimento sobre a realidade educativa do pré-escolar.This study was developed along the course of a supervised teaching practicum in a Masters in Early Childhood Education and Basic Primary Education, in the Daycare Center at the Y School Center. The title of the study is “Language as a Tool of Structural Child Thought” The principal objectives are: to comprehend the processes of language in preschools; identifying potential difficulties in oral communication; facilitate and enhance the verbal interaction between children; search, select and adapt strategies to promote language within the group of children. Being the pre-school an environment propitious to cognitive, motor and emotional development of the child, and in that context he of his wide imagination and resources that will aid in developing his own personality. In this sense, we can say that the education in pre-schools is by far, a determiner in regards to language development, in particular oral language. In the report, we define the methodological option as investigation-action. This methodology requires reflection and constant redirection of all pedagogical practices. The reflective educator will have a key role in the construction of the child’s learning, but also in his own professional development. The research highlighted the importance of the educator to develop dynamic and naturally interactive activities capable of promoting oral language development of children, in the pre-school context. From the perspective of professional development this study helped the teacher/investigator to reflect on pedagogical issues related to the development and stimulation of language, adding more gains and professional training to face with competence, the complexities involved in the educational act. This study can also be understood as a small contribution of a future Educator for the enhancement of knowledge about the educational reality of pre-schools.Dias, Maria dos Anjos FlôrUniversidade do MinhoMonteiro, Adriana Filipa Barbosa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38333por201514141info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:30.376852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
Language as a tool of structural child thought
title A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
spellingShingle A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
Monteiro, Adriana Filipa Barbosa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
title_full A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
title_fullStr A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
title_full_unstemmed A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
title_sort A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
author Monteiro, Adriana Filipa Barbosa
author_facet Monteiro, Adriana Filipa Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria dos Anjos Flôr
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Adriana Filipa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38333
url http://hdl.handle.net/1822/38333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132506799210496