A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38333 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_1bdbf4b9a5a2928a634635c5ee3deb94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38333 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criançaLanguage as a tool of structural child thoughtCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I, enquadrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, no Jardim de Infância do Centro Escolar Y. A investigação intitula-se “A Oralidade Enquanto Instrumento Estruturante do Pensamento da Criança”. Tem como objetivos principais: compreender os processos da oralidade no pré-escolar; identificar potenciais dificuldades de comunicação oral; facilitar e potenciar a interação verbal entre as crianças; pesquisar, selecionar e adequar estratégias de promoção de oralidade no grupo de crianças. Sendo o pré-escolar um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo, motor e emocional da criança, é neste contexto que ela dá largas à sua imaginação podendo usufruir de recursos que a irão ajudar a criar a sua própria personalidade. Neste sentido, podemos dizer que o ensino pré-escolar é por excelência, um tempo determinante no que concerne ao desenvolvimento da linguagem, em particular da linguagem oral. No projeto, definimos como opção metodológica a investigação- ação. Esta metodologia exige a reflexão e redirecionamento constante de toda a prática pedagógica. O educador reflexivo terá um papel fundamental na construção da aprendizagem da criança, mas também no seu próprio desempenho profissional. A investigação realizada evidenciou a importância do educador desenvolver dinâmicas e atividades de natureza interativa, capazes de promover o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, em contexto do pré-escolar. Na perspetiva do desenvolvimento profissional este estudo ajudou ainda o professor/investigador a refletir sobre questões pedagógicas relacionadas com o desenvolvimento e estimulação da oralidade, acrescentando mais-valias e capacitação profissional para enfrentar com competência, as complexidades envolvidas no ato educativo. Este estudo pode entender-se também, como uma pequena contribuição de uma futura educadora para o alargamento do conhecimento sobre a realidade educativa do pré-escolar.This study was developed along the course of a supervised teaching practicum in a Masters in Early Childhood Education and Basic Primary Education, in the Daycare Center at the Y School Center. The title of the study is “Language as a Tool of Structural Child Thought” The principal objectives are: to comprehend the processes of language in preschools; identifying potential difficulties in oral communication; facilitate and enhance the verbal interaction between children; search, select and adapt strategies to promote language within the group of children. Being the pre-school an environment propitious to cognitive, motor and emotional development of the child, and in that context he of his wide imagination and resources that will aid in developing his own personality. In this sense, we can say that the education in pre-schools is by far, a determiner in regards to language development, in particular oral language. In the report, we define the methodological option as investigation-action. This methodology requires reflection and constant redirection of all pedagogical practices. The reflective educator will have a key role in the construction of the child’s learning, but also in his own professional development. The research highlighted the importance of the educator to develop dynamic and naturally interactive activities capable of promoting oral language development of children, in the pre-school context. From the perspective of professional development this study helped the teacher/investigator to reflect on pedagogical issues related to the development and stimulation of language, adding more gains and professional training to face with competence, the complexities involved in the educational act. This study can also be understood as a small contribution of a future Educator for the enhancement of knowledge about the educational reality of pre-schools.Dias, Maria dos Anjos FlôrUniversidade do MinhoMonteiro, Adriana Filipa Barbosa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38333por201514141info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:30.376852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança Language as a tool of structural child thought |
title |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança |
spellingShingle |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança Monteiro, Adriana Filipa Barbosa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança |
title_full |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança |
title_fullStr |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança |
title_full_unstemmed |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança |
title_sort |
A oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança |
author |
Monteiro, Adriana Filipa Barbosa |
author_facet |
Monteiro, Adriana Filipa Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Maria dos Anjos Flôr Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Adriana Filipa Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/38333 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/38333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201514141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132506799210496 |