Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Patrícia da Silva Santiago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12587
Resumo: As práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles.
id RCAP_1bdfcd273e85cdb4ff5579582af9ee93
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escritaSurdezLíngua Portuguesa escrita como segunda línguaLeitura literáriaTexto literárioDeafnessPortuguese Language Written as a second languageLiterary readingLiterary textDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles.Reading practices, including literary practices, and the habit of reading, have been highly valued and encouraged in the Brazilian educational scene today, signaling new directions and new perspectives for Portuguese Language teaching, especially for deaf students, absorbed as second language. This case study, with a qualitative approach, sought to reflect and understand the conceptions of deaf students and hearing teachers of a deaf education institution, belonging to a municipality in the State of Rio de Janeiro / Brazil, about the functionality of the literary text in the school environment, related to the learning of the written Portuguese language and, consequently, to the formation of the reader. This research was constructed with reference to the access of deaf students to the literary environment, a fact of right as citizens, having the school as the main mediator of this process, considering also the pedagogical practices existing in the school context for the teaching of a second language. However, it is relevant to address the shortage of works related to this subject, namely, the teaching of written Portuguese and the use of literary text in pedagogical practice. Thus, in the perspective of this research, ten participants were submitted to semi-structured interviews, contributing significantly to later analysis and triangulation of data. The results obtained converge to a duality between students and teachers conceptions about the subject, and the reality that exists in the institution, about classroom practice and, consequently, the experiences lived by them.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, Jorge Manuel FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Patrícia da Silva Santiago2019-01-08T11:37:44Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12587TID:202135942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:52.934469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
title Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
spellingShingle Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
Dias, Patrícia da Silva Santiago
Surdez
Língua Portuguesa escrita como segunda língua
Leitura literária
Texto literário
Deafness
Portuguese Language Written as a second language
Literary reading
Literary text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
title_full Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
title_fullStr Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
title_full_unstemmed Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
title_sort Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
author Dias, Patrícia da Silva Santiago
author_facet Dias, Patrícia da Silva Santiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge Manuel Ferreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Patrícia da Silva Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Língua Portuguesa escrita como segunda língua
Leitura literária
Texto literário
Deafness
Portuguese Language Written as a second language
Literary reading
Literary text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Surdez
Língua Portuguesa escrita como segunda língua
Leitura literária
Texto literário
Deafness
Portuguese Language Written as a second language
Literary reading
Literary text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-08T11:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12587
TID:202135942
url http://hdl.handle.net/10400.22/12587
identifier_str_mv TID:202135942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131421211623424