Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12587 |
Resumo: | As práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles. |
id |
RCAP_1bdfcd273e85cdb4ff5579582af9ee93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escritaSurdezLíngua Portuguesa escrita como segunda línguaLeitura literáriaTexto literárioDeafnessPortuguese Language Written as a second languageLiterary readingLiterary textDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles.Reading practices, including literary practices, and the habit of reading, have been highly valued and encouraged in the Brazilian educational scene today, signaling new directions and new perspectives for Portuguese Language teaching, especially for deaf students, absorbed as second language. This case study, with a qualitative approach, sought to reflect and understand the conceptions of deaf students and hearing teachers of a deaf education institution, belonging to a municipality in the State of Rio de Janeiro / Brazil, about the functionality of the literary text in the school environment, related to the learning of the written Portuguese language and, consequently, to the formation of the reader. This research was constructed with reference to the access of deaf students to the literary environment, a fact of right as citizens, having the school as the main mediator of this process, considering also the pedagogical practices existing in the school context for the teaching of a second language. However, it is relevant to address the shortage of works related to this subject, namely, the teaching of written Portuguese and the use of literary text in pedagogical practice. Thus, in the perspective of this research, ten participants were submitted to semi-structured interviews, contributing significantly to later analysis and triangulation of data. The results obtained converge to a duality between students and teachers conceptions about the subject, and the reality that exists in the institution, about classroom practice and, consequently, the experiences lived by them.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, Jorge Manuel FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Patrícia da Silva Santiago2019-01-08T11:37:44Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12587TID:202135942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:52.934469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
title |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
spellingShingle |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita Dias, Patrícia da Silva Santiago Surdez Língua Portuguesa escrita como segunda língua Leitura literária Texto literário Deafness Portuguese Language Written as a second language Literary reading Literary text Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
title_full |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
title_fullStr |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
title_full_unstemmed |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
title_sort |
Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escrita |
author |
Dias, Patrícia da Silva Santiago |
author_facet |
Dias, Patrícia da Silva Santiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Manuel Ferreira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Patrícia da Silva Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Língua Portuguesa escrita como segunda língua Leitura literária Texto literário Deafness Portuguese Language Written as a second language Literary reading Literary text Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Surdez Língua Portuguesa escrita como segunda língua Leitura literária Texto literário Deafness Portuguese Language Written as a second language Literary reading Literary text Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
As práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-08T11:37:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12587 TID:202135942 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12587 |
identifier_str_mv |
TID:202135942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131421211623424 |