A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório, Samuel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gil, Henrique, Batista, Marco, Serrano, João, Santos, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6339
Resumo: Objetivos: Promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora, analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii® e identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Métodos: A investigação decorreu num Jardim de Infância, com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®) que realizaram avaliações relativamente ao equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor Fonseca. O estudo realizou-se em 7 sessões utilizando a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Foi utlizado o programa SPSS (versão 20), testada a normalidade através do teste Shapiro-Wilk e provas não-paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. Resultados: O grupo experimental apesar de não evidenciar diferenças estatisticamente significativas, apresenta, em todas as variáveis avaliadas valores mais favoráveis em comparação com o grupo de controlo. Conclusões: Verificou-se que a utilização da Nintendo Wii® melhores resultados no grupo experimental nas variáveis analisadas (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, praxia global).
id RCAP_1be679bf2f28b614d01889a49a40307d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolarExpressão Fisico-motoraNintendo Wii®Tecnologias de Informação e ComunicaçãoCapacidades MotorasPhysical-motor expressionNintendo Wii®Information and Communication TechnologiesMotor CapacityObjetivos: Promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora, analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii® e identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Métodos: A investigação decorreu num Jardim de Infância, com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®) que realizaram avaliações relativamente ao equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor Fonseca. O estudo realizou-se em 7 sessões utilizando a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Foi utlizado o programa SPSS (versão 20), testada a normalidade através do teste Shapiro-Wilk e provas não-paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. Resultados: O grupo experimental apesar de não evidenciar diferenças estatisticamente significativas, apresenta, em todas as variáveis avaliadas valores mais favoráveis em comparação com o grupo de controlo. Conclusões: Verificou-se que a utilização da Nintendo Wii® melhores resultados no grupo experimental nas variáveis analisadas (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, praxia global).Objectives: To promote the introduction of digital resources in activities related to motor expression, to analyze the effect of the practice of motor activities performed with the Nintendo Wii® and to identify changes in its motor development resulting from practice in the virtual environment. Methods: The research was carried out in a Kindergarten with 11 children: 6 from the experimental group (using Nintendo Wii®) and 5 from the control group (did not use Nintendo Wii®) who performed evaluations regarding balance, praxia, notion of the body and laterality), present in the Psicomotor Battery (BPM) of Vítor Fonseca. The study was conducted in 7 sessions using the Nintendo Wii® and its accessories (2 Wii Remote and 1 Balance Board). The SPSS program (version 20) was used, tested for normality through the Shapiro-Wilk test and nonparametric Wilcoxon and Mann-Whitney tests. Results: The experimental group, although not showing statistically significant differences, presented, in all evaluated variables, more favorable values in comparison with the control group. Conclusions: It was found that the use of Nintendo Wii® better results in the experimental group in the variables analyzed (balance, laterality, body notion, global praxia).Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoHonório, SamuelGil, HenriqueBatista, MarcoSerrano, JoãoSantos, Tânia2019-01-24T13:53:29Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6339porHonório S.; Gil H.; Batista M.; Serrano, J. & Santos T. (2018). A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: Relação e Contributos em crianças do Ensino Pré-escolar. Conexões - Revista de Educação Física, Esporte e Saúde, 3: 353-369.1983-903010.20396/conex.v16i3.8652759info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:15Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:00.469232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
title A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
spellingShingle A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
Honório, Samuel
Expressão Fisico-motora
Nintendo Wii®
Tecnologias de Informação e Comunicação
Capacidades Motoras
Physical-motor expression
Nintendo Wii®
Information and Communication Technologies
Motor Capacity
title_short A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
title_full A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
title_fullStr A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
title_full_unstemmed A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
title_sort A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: relação e contributos em crianças do ensino pré-escolar
author Honório, Samuel
author_facet Honório, Samuel
Gil, Henrique
Batista, Marco
Serrano, João
Santos, Tânia
author_role author
author2 Gil, Henrique
Batista, Marco
Serrano, João
Santos, Tânia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Honório, Samuel
Gil, Henrique
Batista, Marco
Serrano, João
Santos, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Fisico-motora
Nintendo Wii®
Tecnologias de Informação e Comunicação
Capacidades Motoras
Physical-motor expression
Nintendo Wii®
Information and Communication Technologies
Motor Capacity
topic Expressão Fisico-motora
Nintendo Wii®
Tecnologias de Informação e Comunicação
Capacidades Motoras
Physical-motor expression
Nintendo Wii®
Information and Communication Technologies
Motor Capacity
description Objetivos: Promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora, analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii® e identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Métodos: A investigação decorreu num Jardim de Infância, com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®) que realizaram avaliações relativamente ao equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor Fonseca. O estudo realizou-se em 7 sessões utilizando a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Foi utlizado o programa SPSS (versão 20), testada a normalidade através do teste Shapiro-Wilk e provas não-paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. Resultados: O grupo experimental apesar de não evidenciar diferenças estatisticamente significativas, apresenta, em todas as variáveis avaliadas valores mais favoráveis em comparação com o grupo de controlo. Conclusões: Verificou-se que a utilização da Nintendo Wii® melhores resultados no grupo experimental nas variáveis analisadas (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, praxia global).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-24T13:53:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6339
url http://hdl.handle.net/10400.11/6339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Honório S.; Gil H.; Batista M.; Serrano, J. & Santos T. (2018). A Nintendo Wii na Expressão Fisico-motora: Relação e Contributos em crianças do Ensino Pré-escolar. Conexões - Revista de Educação Física, Esporte e Saúde, 3: 353-369.
1983-9030
10.20396/conex.v16i3.8652759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550849994391552