A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordonhos, José Carlos de Sousa Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6764
Resumo: Este relatório de Estágio Final de Estágio é um requisito obrigatório no que diz respeito à conclusão do processo de estágio e tem como objetivo relatar todas as experiências vividas ao longo de um ano letivo de estágio na Escola S/3 de São Pedro – Vila Real. O Presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas realizadas durante o ano letivo onde se insere o Estágio Pedagógico em ensino de Educação Física. A primeira parte diz respeito a todas a vivencias no contexto teórico e prático do estágio, incluindo um capítulo de enquadramento autobiográfico sobre a evolução pessoal e profissional ao longo da minha formação; três capítulos, enquadramento, realização e reflexão sobre a prática profissional que dizem respeito a todo o processo de estágio vivido na escola essencialmente sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas; e por último uma conclusão com as respetivas perspetivas de futuro tendo em conta que esta é a fase final do processo de formação. A segunda parte diz respeito ao estudo científico elaborado ao longo do ano que tem como título “A Influência da Prática Desportiva no Rendimento Escolar do Alunos do Ensino Básico e Secundário” e tem como objetivo compreender se existe alguma relação entre o rendimento escolar e a prática de exercício de alunos do ensino básico e secundário. Trata-se de um estudo com análise estatística descritiva com uma amostra de total de 980 alunos da Escola S/3 São Pedro de Vila Real. Através desta análise foi possível constatar que existe uma relação da prática desportiva dos alunos com o seu rendimento escolar e que os alunos que possuem uma prática desportiva extra curricular não só têm melhores resultados que aqueles que apenas realizam as suas aulas de educação física, como também tendem a melhorar esses mesmos resultados escolares; ao contrário dos alunos que não realizam qualquer tipo de prática desportiva que tendem sempre a piorar os seus resultados escolares.
id RCAP_1be772beaf323609fe339e82bd434704
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundárioEducação físicaEstágios pedagógicosEste relatório de Estágio Final de Estágio é um requisito obrigatório no que diz respeito à conclusão do processo de estágio e tem como objetivo relatar todas as experiências vividas ao longo de um ano letivo de estágio na Escola S/3 de São Pedro – Vila Real. O Presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas realizadas durante o ano letivo onde se insere o Estágio Pedagógico em ensino de Educação Física. A primeira parte diz respeito a todas a vivencias no contexto teórico e prático do estágio, incluindo um capítulo de enquadramento autobiográfico sobre a evolução pessoal e profissional ao longo da minha formação; três capítulos, enquadramento, realização e reflexão sobre a prática profissional que dizem respeito a todo o processo de estágio vivido na escola essencialmente sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas; e por último uma conclusão com as respetivas perspetivas de futuro tendo em conta que esta é a fase final do processo de formação. A segunda parte diz respeito ao estudo científico elaborado ao longo do ano que tem como título “A Influência da Prática Desportiva no Rendimento Escolar do Alunos do Ensino Básico e Secundário” e tem como objetivo compreender se existe alguma relação entre o rendimento escolar e a prática de exercício de alunos do ensino básico e secundário. Trata-se de um estudo com análise estatística descritiva com uma amostra de total de 980 alunos da Escola S/3 São Pedro de Vila Real. Através desta análise foi possível constatar que existe uma relação da prática desportiva dos alunos com o seu rendimento escolar e que os alunos que possuem uma prática desportiva extra curricular não só têm melhores resultados que aqueles que apenas realizam as suas aulas de educação física, como também tendem a melhorar esses mesmos resultados escolares; ao contrário dos alunos que não realizam qualquer tipo de prática desportiva que tendem sempre a piorar os seus resultados escolares.2016-11-08T12:00:38Z2016-11-08T00:00:00Z2016-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6764porBordonhos, José Carlos de Sousa Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:13.793244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
title A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
spellingShingle A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
Bordonhos, José Carlos de Sousa Rocha
Educação física
Estágios pedagógicos
title_short A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
title_full A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
title_fullStr A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
title_sort A influência da prática desportiva no rendimento escolar dos alunos do ensino básico e secundário
author Bordonhos, José Carlos de Sousa Rocha
author_facet Bordonhos, José Carlos de Sousa Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordonhos, José Carlos de Sousa Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Estágios pedagógicos
description Este relatório de Estágio Final de Estágio é um requisito obrigatório no que diz respeito à conclusão do processo de estágio e tem como objetivo relatar todas as experiências vividas ao longo de um ano letivo de estágio na Escola S/3 de São Pedro – Vila Real. O Presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas realizadas durante o ano letivo onde se insere o Estágio Pedagógico em ensino de Educação Física. A primeira parte diz respeito a todas a vivencias no contexto teórico e prático do estágio, incluindo um capítulo de enquadramento autobiográfico sobre a evolução pessoal e profissional ao longo da minha formação; três capítulos, enquadramento, realização e reflexão sobre a prática profissional que dizem respeito a todo o processo de estágio vivido na escola essencialmente sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas; e por último uma conclusão com as respetivas perspetivas de futuro tendo em conta que esta é a fase final do processo de formação. A segunda parte diz respeito ao estudo científico elaborado ao longo do ano que tem como título “A Influência da Prática Desportiva no Rendimento Escolar do Alunos do Ensino Básico e Secundário” e tem como objetivo compreender se existe alguma relação entre o rendimento escolar e a prática de exercício de alunos do ensino básico e secundário. Trata-se de um estudo com análise estatística descritiva com uma amostra de total de 980 alunos da Escola S/3 São Pedro de Vila Real. Através desta análise foi possível constatar que existe uma relação da prática desportiva dos alunos com o seu rendimento escolar e que os alunos que possuem uma prática desportiva extra curricular não só têm melhores resultados que aqueles que apenas realizam as suas aulas de educação física, como também tendem a melhorar esses mesmos resultados escolares; ao contrário dos alunos que não realizam qualquer tipo de prática desportiva que tendem sempre a piorar os seus resultados escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T12:00:38Z
2016-11-08T00:00:00Z
2016-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6764
url http://hdl.handle.net/10348/6764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161119793152