A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Viviana Andreia Moreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6821
Resumo: O presente relatório teve como objetivo principal a refleção de todo o trabalho desenvolvido durante este ano na Escola Secundário Fontes Pereira de Melo. Assim sendo, este documento descreve todo o percurso pedagógico durante o ano letivo 2012/13. Ao longo do trabalho é descrito de forma detalhada todas as funções e tarefas realizadas na mesma escola onde foi realizado o Estágio. Este conjunto de observações permite analisar a evolução do processo de formação, refletindo os pontos positivos e menos positivos deste ano letivo, de maneira a que, através desta experiência, possa planear e organizar novas estratégias que permitam a evolução para os anos futuros. Este trabalho está dividido em dois grandes capítulos: I) Relatório de Estágio, onde se explica detalhadamente toda a experiência de docência durante este ano lectivo na Escola Fontes Pereira de Melo; e II) Artigo do Congresso, onde se encontra o estudo feito ao longo deste ano na mesma escola. O estudo científico desenvolvido, com o tema – A Influência da Prática Regular de Desporto nos Alunos do 2º Ciclo, segundo Testes de Fitnessgram - teve como objetivo principal o estudo das capacidades físicas de Resistência Cárdio-Respiratória, Força e Resistência Muscular através dos testes de fitnessgram feitos nas aulas de educação física no início do ano letivo na Escola Fontes Pereira de Melo, apenas aos alunos do 2º ciclo. A população deste estudo é constituida por 103 alunos, dos quais 60 de sexo masculino e 43 do sexo feminino com uma média de idades de 11 anos. Para a recolha de dados foram efetuadas entrevistas escritas, constituida por cinco questões, aos alunos do 5º e 6º ano. O estudo demonstra que os alunos que praticam desporto regularmente têm melhores resultados nos testes de aptidão física aplicados nas aulas de Educação Física. Através da realização deste estudo, foi possível verificar a importância que a prática regular de desporto tem para a melhoria da aptidão física destes jovens.
id RCAP_8f6c08cdd46d5918184e8035dd739c0e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de FitnessgramEducação físicaAptidão físicaEstágios pedagógicosTestes de fitnessgramO presente relatório teve como objetivo principal a refleção de todo o trabalho desenvolvido durante este ano na Escola Secundário Fontes Pereira de Melo. Assim sendo, este documento descreve todo o percurso pedagógico durante o ano letivo 2012/13. Ao longo do trabalho é descrito de forma detalhada todas as funções e tarefas realizadas na mesma escola onde foi realizado o Estágio. Este conjunto de observações permite analisar a evolução do processo de formação, refletindo os pontos positivos e menos positivos deste ano letivo, de maneira a que, através desta experiência, possa planear e organizar novas estratégias que permitam a evolução para os anos futuros. Este trabalho está dividido em dois grandes capítulos: I) Relatório de Estágio, onde se explica detalhadamente toda a experiência de docência durante este ano lectivo na Escola Fontes Pereira de Melo; e II) Artigo do Congresso, onde se encontra o estudo feito ao longo deste ano na mesma escola. O estudo científico desenvolvido, com o tema – A Influência da Prática Regular de Desporto nos Alunos do 2º Ciclo, segundo Testes de Fitnessgram - teve como objetivo principal o estudo das capacidades físicas de Resistência Cárdio-Respiratória, Força e Resistência Muscular através dos testes de fitnessgram feitos nas aulas de educação física no início do ano letivo na Escola Fontes Pereira de Melo, apenas aos alunos do 2º ciclo. A população deste estudo é constituida por 103 alunos, dos quais 60 de sexo masculino e 43 do sexo feminino com uma média de idades de 11 anos. Para a recolha de dados foram efetuadas entrevistas escritas, constituida por cinco questões, aos alunos do 5º e 6º ano. O estudo demonstra que os alunos que praticam desporto regularmente têm melhores resultados nos testes de aptidão física aplicados nas aulas de Educação Física. Através da realização deste estudo, foi possível verificar a importância que a prática regular de desporto tem para a melhoria da aptidão física destes jovens.This report aimed to the reflection of all the work done during this year in Secondary School Fontes Pereira de Melo. Therefore, this document describes the entire educational journey during the school year 2012/13. Throughout the work is described in detail all functions and tasks performed at the school where we held the stage. This set of observations allows us to analyze the evolution of the training process, reflecting the positive and less positive points of this school year, so that, through this experience, you can plan and organize new strategies to enable the evolution to future years. This work is divided into two main chapters: I) Training Report, where it explains in detail the whole teaching experience during this academic year in the School Fontes Pereira de Melo, and II) Article of Congress, where we can find the study realized at the same school. The scientific study developed with the theme - The Influence of Regular Practice of Sport in Students of 2nd cycle, according to Fitnessgram tests - aimed to study the physical capabilities of Resistance Cardio-respiratory, muscular strength and endurance through the tests Fitnessgram made in physical education classes at the beginning of the school year in School Fontes Pereira de Melo, only with students from the 2nd cycle. The study population is comprised of 103 students, including 60 males and 43 females with a mean age of 11 years. For the collection of data was used written interviews, consisting of five questions, students in the 5th and 6th grade were performed. The study demonstrates that students who play sports regularly have better results in physical fitness tests used in physical education classes. Through this study, we observed the importance that regular practice of sport has for improve the physical fitness of these youths.2016-11-14T16:49:07Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6821pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Viviana Andreia Moreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:58.777016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
title A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
spellingShingle A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
Fernandes, Viviana Andreia Moreira
Educação física
Aptidão física
Estágios pedagógicos
Testes de fitnessgram
title_short A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
title_full A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
title_fullStr A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
title_full_unstemmed A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
title_sort A influência da prática regular de desporto nos alunos do 2.º ciclo, segundo testes de Fitnessgram
author Fernandes, Viviana Andreia Moreira
author_facet Fernandes, Viviana Andreia Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Viviana Andreia Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Aptidão física
Estágios pedagógicos
Testes de fitnessgram
topic Educação física
Aptidão física
Estágios pedagógicos
Testes de fitnessgram
description O presente relatório teve como objetivo principal a refleção de todo o trabalho desenvolvido durante este ano na Escola Secundário Fontes Pereira de Melo. Assim sendo, este documento descreve todo o percurso pedagógico durante o ano letivo 2012/13. Ao longo do trabalho é descrito de forma detalhada todas as funções e tarefas realizadas na mesma escola onde foi realizado o Estágio. Este conjunto de observações permite analisar a evolução do processo de formação, refletindo os pontos positivos e menos positivos deste ano letivo, de maneira a que, através desta experiência, possa planear e organizar novas estratégias que permitam a evolução para os anos futuros. Este trabalho está dividido em dois grandes capítulos: I) Relatório de Estágio, onde se explica detalhadamente toda a experiência de docência durante este ano lectivo na Escola Fontes Pereira de Melo; e II) Artigo do Congresso, onde se encontra o estudo feito ao longo deste ano na mesma escola. O estudo científico desenvolvido, com o tema – A Influência da Prática Regular de Desporto nos Alunos do 2º Ciclo, segundo Testes de Fitnessgram - teve como objetivo principal o estudo das capacidades físicas de Resistência Cárdio-Respiratória, Força e Resistência Muscular através dos testes de fitnessgram feitos nas aulas de educação física no início do ano letivo na Escola Fontes Pereira de Melo, apenas aos alunos do 2º ciclo. A população deste estudo é constituida por 103 alunos, dos quais 60 de sexo masculino e 43 do sexo feminino com uma média de idades de 11 anos. Para a recolha de dados foram efetuadas entrevistas escritas, constituida por cinco questões, aos alunos do 5º e 6º ano. O estudo demonstra que os alunos que praticam desporto regularmente têm melhores resultados nos testes de aptidão física aplicados nas aulas de Educação Física. Através da realização deste estudo, foi possível verificar a importância que a prática regular de desporto tem para a melhoria da aptidão física destes jovens.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-11-14T16:49:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6821
url http://hdl.handle.net/10348/6821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137082929577984