Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Manuel de Matos
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/298
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_1be849b4c5f47625c15ec4f72b2a2a50
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoEm matéria de mudança educativa, predominaram nas últimas três décadas processos planificados pela administração central (processos de reforma), exógenos às escolas, traduzidos em produções maciças de "soluções inovadoras exportadas" para as escolas. No quadro desta concepção da mudança, afirmou-se uma tendência para encarar a formação de professores como um instrumento destinado a preparar-los para a adopção das soluções propostas (impostas). No domínio da formação contínua, em particular, esta concepção da formação têm-se traduzido, tendencialmente, na oferta de "acções de formação" organizadas à luz do modelo escolarizado do processo formativo, desligadas dos contextos de trabalho. Face ao insucesso (pelo menos relativo) das estratégias de reforma marcadas por uma lógica de mudança instituída, tem vindo a afirmar-se uma mudança na maneira de pensar a produção de inovações nas escolas. Mais pertinente do que exportar soluções para as escolas é contribuir para que os professores, a nível local, construam activamente a mudança, problematizando situações e produzindo soluções originais para os problemas identificados. Nesta óptica, o problema da formação de professores articulada com a produção de mudanças educativas não se resolve com a oferta de "acções de formação" escolarizadas (e, portanto, incongruentes com o processo de formação do professor, enquanto adulto). O estabelecimento de ensino é o lugar onde formação e mudança se fundem num processo único. A formação não é uma espécie de condição prévia para a mudança; ela ocorre durante a mudança. Esta perspectiva supõe que se encare as escolas como lugares onde os professores se formam. Os professores formam-se, em contexto, construindo a mudança, numa actividade de construção e resolução de problemas, que supõe um processo reflexivo e de pesquisa, individual e colectivo. Com base nestes pressupostos, levámos a cabo um estudo (adoptando como modo de investigação o estudo de caso) centrado no percurso formativo vivido por uma equipa de professoras no quadro do desenvolvimento de uma inovação endógena ao estabelecimento de ensino: o Centro de Recursos Educativos (CRE) da Escola Marquesa de Aloma. O problema central consistiu na explicitação e comprensão das incidências formativas do processo de "construção" e "pilotagem" do CRE. Foi possível concluir que o desenvolvimento do CRE tem sido para as professoras envolvidas um processo fortemente formativo. As professoras formaram-se, em contexto, construindo uma inovação. A sua participação na gestão e animação do CRE desencadeou processos de apropriação de novos saberes e saberes-fazer, favoreceu a construção e experimentação de novas práticas e modalidades de acção pedagógica, engendrou mudanças na maneira de perspectivar o exercício da profissão, bem como na percepção subjectiva que têm de si mesmas.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaCanário, RuiRUNOliveira, Fernando Manuel de Matos2006-04-04T08:53:50Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis10285640 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:02Zoai:run.unl.pt:10362/298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:35.091911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
title Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
spellingShingle Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
Oliveira, Fernando Manuel de Matos
title_short Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
title_full Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
title_fullStr Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
title_full_unstemmed Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
title_sort Construção de um centro de recursos educativos num estabelecimento de ensino: estudo de um caso de formação acção
author Oliveira, Fernando Manuel de Matos
author_facet Oliveira, Fernando Manuel de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canário, Rui
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernando Manuel de Matos
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
2006-04-04T08:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/298
url http://hdl.handle.net/10362/298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10285640 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798380322816