Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1776
Resumo: O presente estudo pretende identificar o modo como é atendido em contexto escolar um aluno com dificuldades de aprendizagem e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequenta o sexto ano de escolaridade do Ensino Básico. As Dificuldades de Aprendizagem, a Dificuldade na Relação com os Pares e o Não aceitar e respeitar as regras. Como fundamento técnico do trabalho procedeu-se á revisão de literatura de incidência de modo a obter informação sobre os tópicos mais relevantes da problemática em estudo. A recolha de informação empírica foi obtida mediante um recurso a entrevistas e á técnica de observação. O desenvolvimento da investigação com enfoque nos problemas patenteados pelo aluno centrou-se na análise da relação educativa em contexto familiar, na descrição das estratégias educativas desenvolvidas em contexto escolar e, ainda a forma de interacção entre a escola e a família.
id RCAP_1bfa8f21f333c9d9c2ab063847d84fb7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de casoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALHIPERATIVIDADEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDÉFICE DE ATENÇÃORELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONHYPERACTIVITYATTENTION DEFICITSCHOOL-FAMILY RELATIONSHIPO presente estudo pretende identificar o modo como é atendido em contexto escolar um aluno com dificuldades de aprendizagem e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequenta o sexto ano de escolaridade do Ensino Básico. As Dificuldades de Aprendizagem, a Dificuldade na Relação com os Pares e o Não aceitar e respeitar as regras. Como fundamento técnico do trabalho procedeu-se á revisão de literatura de incidência de modo a obter informação sobre os tópicos mais relevantes da problemática em estudo. A recolha de informação empírica foi obtida mediante um recurso a entrevistas e á técnica de observação. O desenvolvimento da investigação com enfoque nos problemas patenteados pelo aluno centrou-se na análise da relação educativa em contexto familiar, na descrição das estratégias educativas desenvolvidas em contexto escolar e, ainda a forma de interacção entre a escola e a família.The present study it intends to identify the way as it is taken care of in pertaining to school context a pupil with learning difficulties and clutter for of attention disorder and hyperactivity that frequent the sixth year of basic school. The difficulties of learning, the difficulty in the relation with the pairs and not to accept and to respect the rules. As bedding technician of the work it was proceeded revision from incidence literature in order to get information on the topics most excellent of the problematic one in study. The retraction of empirical information was gotten by means of a resource the interviews and the technique of comment. The development of the inquiry with approach in the problems patented for the pupil was centered in the analysis of the educative relation in familiar context, in the description of the developed educative strategies in pertaining to school context e, still the form of interaction between the school and the family context, the description of the developed educative strategies in pertaining to school context e, still the form of interaction between the school and the family.2012-03-14T15:11:56Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10437/1776porCarvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:52.128112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
title Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
spellingShingle Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HIPERATIVIDADE
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DÉFICE DE ATENÇÃO
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
title_short Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
title_full Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
title_fullStr Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
title_full_unstemmed Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
title_sort Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
author Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de
author_facet Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HIPERATIVIDADE
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DÉFICE DE ATENÇÃO
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
HIPERATIVIDADE
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DÉFICE DE ATENÇÃO
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
description O presente estudo pretende identificar o modo como é atendido em contexto escolar um aluno com dificuldades de aprendizagem e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequenta o sexto ano de escolaridade do Ensino Básico. As Dificuldades de Aprendizagem, a Dificuldade na Relação com os Pares e o Não aceitar e respeitar as regras. Como fundamento técnico do trabalho procedeu-se á revisão de literatura de incidência de modo a obter informação sobre os tópicos mais relevantes da problemática em estudo. A recolha de informação empírica foi obtida mediante um recurso a entrevistas e á técnica de observação. O desenvolvimento da investigação com enfoque nos problemas patenteados pelo aluno centrou-se na análise da relação educativa em contexto familiar, na descrição das estratégias educativas desenvolvidas em contexto escolar e, ainda a forma de interacção entre a escola e a família.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-03-14T15:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1776
url http://hdl.handle.net/10437/1776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131265708851200