Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1776 |
Resumo: | O presente estudo pretende identificar o modo como é atendido em contexto escolar um aluno com dificuldades de aprendizagem e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequenta o sexto ano de escolaridade do Ensino Básico. As Dificuldades de Aprendizagem, a Dificuldade na Relação com os Pares e o Não aceitar e respeitar as regras. Como fundamento técnico do trabalho procedeu-se á revisão de literatura de incidência de modo a obter informação sobre os tópicos mais relevantes da problemática em estudo. A recolha de informação empírica foi obtida mediante um recurso a entrevistas e á técnica de observação. O desenvolvimento da investigação com enfoque nos problemas patenteados pelo aluno centrou-se na análise da relação educativa em contexto familiar, na descrição das estratégias educativas desenvolvidas em contexto escolar e, ainda a forma de interacção entre a escola e a família. |
id |
RCAP_1bfa8f21f333c9d9c2ab063847d84fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1776 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de casoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALHIPERATIVIDADEMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDÉFICE DE ATENÇÃORELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONHYPERACTIVITYATTENTION DEFICITSCHOOL-FAMILY RELATIONSHIPO presente estudo pretende identificar o modo como é atendido em contexto escolar um aluno com dificuldades de aprendizagem e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequenta o sexto ano de escolaridade do Ensino Básico. As Dificuldades de Aprendizagem, a Dificuldade na Relação com os Pares e o Não aceitar e respeitar as regras. Como fundamento técnico do trabalho procedeu-se á revisão de literatura de incidência de modo a obter informação sobre os tópicos mais relevantes da problemática em estudo. A recolha de informação empírica foi obtida mediante um recurso a entrevistas e á técnica de observação. O desenvolvimento da investigação com enfoque nos problemas patenteados pelo aluno centrou-se na análise da relação educativa em contexto familiar, na descrição das estratégias educativas desenvolvidas em contexto escolar e, ainda a forma de interacção entre a escola e a família.The present study it intends to identify the way as it is taken care of in pertaining to school context a pupil with learning difficulties and clutter for of attention disorder and hyperactivity that frequent the sixth year of basic school. The difficulties of learning, the difficulty in the relation with the pairs and not to accept and to respect the rules. As bedding technician of the work it was proceeded revision from incidence literature in order to get information on the topics most excellent of the problematic one in study. The retraction of empirical information was gotten by means of a resource the interviews and the technique of comment. The development of the inquiry with approach in the problems patented for the pupil was centered in the analysis of the educative relation in familiar context, in the description of the developed educative strategies in pertaining to school context e, still the form of interaction between the school and the family context, the description of the developed educative strategies in pertaining to school context e, still the form of interaction between the school and the family.2012-03-14T15:11:56Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10437/1776porCarvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:52.128112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
title |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
spellingShingle |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL HIPERATIVIDADE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DÉFICE DE ATENÇÃO RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EDUCATION SPECIAL EDUCATION HYPERACTIVITY ATTENTION DEFICIT SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP |
title_short |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
title_full |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
title_fullStr |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
title_sort |
Inclusão e aprendizagem de um aluno com hiperactividade e défice de atenção : estudo de caso |
author |
Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de |
author_facet |
Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Cristina Palhavã Malta Ramalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL HIPERATIVIDADE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DÉFICE DE ATENÇÃO RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EDUCATION SPECIAL EDUCATION HYPERACTIVITY ATTENTION DEFICIT SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL HIPERATIVIDADE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DÉFICE DE ATENÇÃO RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA EDUCATION SPECIAL EDUCATION HYPERACTIVITY ATTENTION DEFICIT SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP |
description |
O presente estudo pretende identificar o modo como é atendido em contexto escolar um aluno com dificuldades de aprendizagem e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequenta o sexto ano de escolaridade do Ensino Básico. As Dificuldades de Aprendizagem, a Dificuldade na Relação com os Pares e o Não aceitar e respeitar as regras. Como fundamento técnico do trabalho procedeu-se á revisão de literatura de incidência de modo a obter informação sobre os tópicos mais relevantes da problemática em estudo. A recolha de informação empírica foi obtida mediante um recurso a entrevistas e á técnica de observação. O desenvolvimento da investigação com enfoque nos problemas patenteados pelo aluno centrou-se na análise da relação educativa em contexto familiar, na descrição das estratégias educativas desenvolvidas em contexto escolar e, ainda a forma de interacção entre a escola e a família. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2012-03-14T15:11:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1776 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131265708851200 |