A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34662
Resumo: O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.
id RCAP_1bfb38daf4907ec64ea11074c52150c5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?Democratic management of schools: from self-government to the rise of a managerial post-democracy?La gestion démocratique des écoles: de l´autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire?Gestão democrática das escolasAutogovernoParticipação no processo da tomada da decisãoGerencialismoPós-democraciaDemocratic management of schoolsSelf-governmentParticipation in the decision-making processManagerialismPost-democracyGestion démocratique des écolesAutogouvernementParticipation au processus de prise de décisionManagérialismePost-démocratieO autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.The author points out three basic elements that have been historically associated with the democratic management of schools: election, collegiality, participation in decision-making. The combination or the rejection of some of those different dimensions in specific social contexts may result in various conceptions of democratic management of schools, from selfgovernment to the possible rise of a managerial post-democracyL’auteur souligne trois éléments de base qui ont été historiquement associés à la gestion démocratique des écoles: l’élection, la collégialité, la participation à la décision. La combinaison ou le rejet de certaines de ces différentes dimensions, dans des contextes sociaux spécifiques, peuvent entraîner des diverses conceptions de la gestion démocratique des écoles, de l’autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire(undefined)Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoLima, Licínio C.20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34662por0101-733010.1590/ES0101-73302014142170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:12.799808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
Democratic management of schools: from self-government to the rise of a managerial post-democracy?
La gestion démocratique des écoles: de l´autogouvernement à l’émergence d’une post-démocratie gestionnaire?
title A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
spellingShingle A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
Lima, Licínio C.
Gestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
Democratic management of schools
Self-government
Participation in the decision-making process
Managerialism
Post-democracy
Gestion démocratique des écoles
Autogouvernement
Participation au processus de prise de décision
Managérialisme
Post-démocratie
title_short A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_full A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_fullStr A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_full_unstemmed A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
title_sort A gestão democrática das escolas : do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
Democratic management of schools
Self-government
Participation in the decision-making process
Managerialism
Post-democracy
Gestion démocratique des écoles
Autogouvernement
Participation au processus de prise de décision
Managérialisme
Post-démocratie
topic Gestão democrática das escolas
Autogoverno
Participação no processo da tomada da decisão
Gerencialismo
Pós-democracia
Democratic management of schools
Self-government
Participation in the decision-making process
Managerialism
Post-democracy
Gestion démocratique des écoles
Autogouvernement
Participation au processus de prise de décision
Managérialisme
Post-démocratie
description O autor assinala três elementos básicos que têm sido historicamente associados à gestão democrática das escolas: eleição, colegialidade, participação na decisão. A combinação ou rejeição de algumas dessas diferentes dimensões, em contextos sociais específicos, pode resultar em várias concepções de gestão democrática das escolas, desde o autogoverno até à possível ascensão de uma pós-democracia gestionária.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34662
url http://hdl.handle.net/1822/34662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0101-7330
10.1590/ES0101-73302014142170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132762468253696