Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amador, Carlos Manuel Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15422
Resumo: O presente relatório surge como uma reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo de 2010/2011. A componente científica presente ao longo do relatório associada a uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares ajudam a fundamentar as decisões tomadas durante a PES. Ao longo deste relatório são destacadas várias temáticas, incontornáveis neste processo de ensino-aprendizagem, para que se possa perceber o trabalho efetuado durante o ano escolar: ensino de Educação Física, modelos de planeamento, características do ensino nas diferentes escolas, o ensino das diferentes matérias, avaliação, participação na escola e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:This report is the result of a reflection to the Supervised Teaching Practice, held throughout the academic year of 2010/2011. The scientific component of the report in connection with a reflection on the work developed in schools helps to sustain the decisions made during the Supervised Teaching Practice. Throughout this report several topics of extreme importance to the teaching and learning process are highlighted in order to better understand and apprehend the work developed through the academic year: Physical Education teaching, planning models, characteristics of teaching in different schools, teaching of different sports, evaluating, participating in school and professional development
id RCAP_1c0f1dbf06b8d3ac343998d88b203fa8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de GouveiaEducação físicaPrática de ensino supervisionadaEnsino básicoEnsino secundárioPhysical educationSupervised teaching practiceBasic educationSecondary educationO presente relatório surge como uma reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo de 2010/2011. A componente científica presente ao longo do relatório associada a uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares ajudam a fundamentar as decisões tomadas durante a PES. Ao longo deste relatório são destacadas várias temáticas, incontornáveis neste processo de ensino-aprendizagem, para que se possa perceber o trabalho efetuado durante o ano escolar: ensino de Educação Física, modelos de planeamento, características do ensino nas diferentes escolas, o ensino das diferentes matérias, avaliação, participação na escola e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:This report is the result of a reflection to the Supervised Teaching Practice, held throughout the academic year of 2010/2011. The scientific component of the report in connection with a reflection on the work developed in schools helps to sustain the decisions made during the Supervised Teaching Practice. Throughout this report several topics of extreme importance to the teaching and learning process are highlighted in order to better understand and apprehend the work developed through the academic year: Physical Education teaching, planning models, characteristics of teaching in different schools, teaching of different sports, evaluating, participating in school and professional developmentUniversidade de Évora2015-09-01T11:36:15Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15422http://hdl.handle.net/10174/15422porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Amador, Carlos Manuel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:35.630455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
Amador, Carlos Manuel Marques
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Basic education
Secondary education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na EB 2,3 Conde de Vilalva e escola secundária André de Gouveia
author Amador, Carlos Manuel Marques
author_facet Amador, Carlos Manuel Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amador, Carlos Manuel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Basic education
Secondary education
topic Educação física
Prática de ensino supervisionada
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Basic education
Secondary education
description O presente relatório surge como uma reflexão da Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo de 2010/2011. A componente científica presente ao longo do relatório associada a uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas instituições escolares ajudam a fundamentar as decisões tomadas durante a PES. Ao longo deste relatório são destacadas várias temáticas, incontornáveis neste processo de ensino-aprendizagem, para que se possa perceber o trabalho efetuado durante o ano escolar: ensino de Educação Física, modelos de planeamento, características do ensino nas diferentes escolas, o ensino das diferentes matérias, avaliação, participação na escola e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:This report is the result of a reflection to the Supervised Teaching Practice, held throughout the academic year of 2010/2011. The scientific component of the report in connection with a reflection on the work developed in schools helps to sustain the decisions made during the Supervised Teaching Practice. Throughout this report several topics of extreme importance to the teaching and learning process are highlighted in order to better understand and apprehend the work developed through the academic year: Physical Education teaching, planning models, characteristics of teaching in different schools, teaching of different sports, evaluating, participating in school and professional development
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T11:36:15Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15422
http://hdl.handle.net/10174/15422
url http://hdl.handle.net/10174/15422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560339222528