A leitura e a construção de gráficos : estudo com uma turma do 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Diana de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2701
Resumo: Este relatório retrata o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), em contexto de 2º ciclo, onde foram lecionadas quatro áreas: Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Português e Matemática. É também apresentada no final uma reflexão global sobre a PES. No período de regência foi realizado um estudo de intervenção na área da Matemática. Este trabalho de investigação desenvolveu-se com uma turma do 5º ano com o principal objetivo de compreender o desempenho e a relação dos alunos com o tema Organização e Tratamento de Dados (OTD), em particular ao nível da construção e da leitura de gráficos, identificando as suas principais dificuldades e procurando possíveis relações entre essas mesmas dificuldades e a comunicação matemática. Com vista a estruturar e delinear este estudo, foram formuladas três questões orientadoras: (a) Como se pode caracterizar o desempenho dos alunos em tarefas que requerem construção e leitura de gráficos? (b) Que dificuldades demonstram os alunos, quer na construção, quer na leitura e interpretação de gráficos? (c) Qual a influência da comunicação matemática no desempenho e na resolução das tarefas propostas? Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, baseada em dois estudos de caso. A recolha de dados foi efetuada através de observações, gravações áudio, documentos escritos e entrevistas. Da análise dos dados, pode-se concluir que, de uma forma geral, os alunos caso realizaram as tarefas propostas revelando empenho durante o estudo do tema. Pode afirmar-se que estes alunos revelaram um bom desempenho sobretudo nas tarefas de construção de gráficos. Nas tarefas de leitura e interpretação de gráficos os alunos revelaram algumas dificuldades, sobretudo quando as tinham de realizar por escrito. Esta debilidade na capacidade de interpretação está intimamente ligada à comunicação matemática, em especial no reduzido vocabulário matemático que possuíam.
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