Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aperta, Daniela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1502
Resumo: Relatório Final apresentado para a obtenção de grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_767cdff12e0184dd378dcfcdb4c8b0de
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficosdificuldades dos alunosorganização e tratamento de dadosgráficosstudents difficultiesorganization and data treatmentgraphsRelatório Final apresentado para a obtenção de grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente relatório evidencia o trabalho desenvolvido no âmbito dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB realizados em contexto de jardim-de-infância, 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e creche e com uma duração de três semestres. A realização dos mesmos contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais de um professor/educador, nomeadamente, a planificação, operacionalização, gestão da turma e avaliação. A investigação efetuada durante esse período teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos alunos de uma turma de 2ºano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos durante tarefas de recolha, organização e análise de dados. A abordagem foi essencialmente de natureza qualitativa de cunho interpretativo, recorrendo a dois estudos de caso. A recolha de dados teve por base a realização de três tarefas, a primeira relacionada com a interpretação de gráficos, a segunda envolvendo a construção e interpretação de gráficos e a terceira envolvendo a recolha, organização e análise de dados. Os instrumentos de recolha de dados foram as produções escritas dos alunos durante a realização das tarefas bem como o registo áudio e vídeo. Foram analisadas e discutidas as principais dificuldades dos alunos tendo por base um quadro de referencia teórico (Curcio (1989) e Friel, Curcio & Bright (2001)) relativo à construção e análise de gráficos. Os resultados mostram que os alunos, possuem dificuldades quanto à leitura dos gráficos nas categorias Ler entre dados e Ler além dos dados (Curcio, 1989) e em gráficos que não estão completos acabam também por manifestar dificuldades na categoria ler os dados. Na construção dos gráficos as dificuldades prendem-se com o desenho das barras, com a escala do gráfico e com a colocação dos elementos essenciais.The results of the following report were compiled over three semesters as part of a Teaching Practice “Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB” at both the pre-school and Primary School level. During this Teaching Practice, I was able to develop the necessary skills that a teacher or pre-school teacher requires, namely, lesson planning, execution of lesson plans, classroom management and student assessment. The main goal of this research was to identify students’ difficulties in Year 2 at the Primary level through designing and interpreting graphs as well as analysing data and assignments completed by the students. For this evaluation, students were placed in pairs but only two pairs were assessed as a case study on a qualitative level while the remaining students were assessed quantitatively. The results were compiled from three tasks; the first one being the interpretation of graphs, the second one involving both construction and interpretation, and finally, the third one consisted in collecting, organizing and analysing the data. The tools used to collect this information were the students' written assignments completed during the evaluation as well as audio and video recordings. I analysed and discussed the main difficulties students encountered according to the theoretical reference board (Curcio (1989) e Friel, Curcio & Bright (2001) ) related to graph design and analysis. The results showed that the students had more difficulties when reading and interpreting graphs in the categories of reading between and beyond data (Curcio, 1989). In addition, they also had difficulties with incomplete graphs in the category reading data. With regards to the construction of graphs, students found the design of bars, the scale and the positioning of the essential elements difficult.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAperta, Daniela2016-06-10T21:54:47Z2015-07-232015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1502TID:201128810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.993349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
title Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
spellingShingle Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
Aperta, Daniela
dificuldades dos alunos
organização e tratamento de dados
gráficos
students difficulties
organization and data treatment
graphs
title_short Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
title_full Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
title_fullStr Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
title_full_unstemmed Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
title_sort Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos
author Aperta, Daniela
author_facet Aperta, Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Aperta, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldades dos alunos
organização e tratamento de dados
gráficos
students difficulties
organization and data treatment
graphs
topic dificuldades dos alunos
organização e tratamento de dados
gráficos
students difficulties
organization and data treatment
graphs
description Relatório Final apresentado para a obtenção de grau de mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
2015-07-23T00:00:00Z
2016-06-10T21:54:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1502
TID:201128810
url http://hdl.handle.net/10400.15/1502
identifier_str_mv TID:201128810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028322885632