O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14939 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em ensino da Dança |
id |
RCAP_1c15c77036a404ae07180703fbde0822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14939 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássicaTécnica de dança clássicaInvestigação-açãoTrabalho cooperativoAprendizagem ativaTécnica de dança clássicaClassical Dance TechniqueAction researchCooperative workClassical Dance Technique,Active learningRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em ensino da DançaO presente documento é um relatório do estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, promovido pela Escola Superior de Dança, realizado no ano letivo 2020/2021. O estágio consistiu em prática pedagógica supervisionada de ensino de Técnica de Dança Clássica, ministrada a uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado na Escola de Música do Orfeão de Leiria. Nesta experiência pedagógica aplicou-se a metodologia de ensino Barbara Fewster, em articulação com uma Investigação-Ação que se apoiou nos conceitos de pedagogia construtivista e de aprendizagem cooperativa provenientes da Psicopedagogia. Após observação sistemática diagnóstica do grupo de treze alunas, foi possível identificar as áreas técnicas e artísticas que careciam de maior intervenção, no sentido de conduzir as alunas ao aprimoramento das mesmas. A partir desses dados, desenhou-se um plano de ação ao qual, com base no ensino instrutivo tradicional da Técnica de Dança Clássica, se adicionou, a título complementar, um momento de estudo em forma de trabalho cooperativo. Este momento de estudo aconteceu em pequenos grupos de alunos, e foi direcionado especificamente para os aspetos técnicos e artísticos previamente selecionados. Sob o mote ‘aluno - construtor do seu próprio conhecimento’, o objetivo da proposta metodológica que ora se apresenta foi dar a conhecer aos alunos novas formas de aprender. Estas foram arquitetadas para promover uma maior consiencialização do aluno sobre o seu trabalho, mais autonomia, responsabilização e sensibilização para a importância da autocorreção, rumo a uma postura de aprendizagem ativa na aula. Esta metodologia sofreu diversas alterações ao longo do estágio, por forma a melhorar continuamente o sistema implementado. Para aferir o impacto que o trabalho cooperativo teve na motivação dos alunos para este tipo de abordagem e a sua perceção acerca acerca da sua eficácia, recorreu-se a técnicas de investigação baseadas na conversação e na análise de documentos. A auscultação aos alunos foi feita com uma análise de textos produzidos por si e de inquéritos por questionário anónimos, que reforçaram, do ponto de vista do aluno, a pertiência do trabalho cooperativo enquanto prática pedagógica facilitadora do aprimoramento de conteúdos técnicos e artísticos.O presente documento é um relatório do estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, promovido pela Escola Superior de Dança, realizado no ano letivo 2020/2021. O estágio consistiu em prática pedagógica supervisionada de ensino de Técnica de Dança Clássica, ministrada a uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado na Escola de Música do Orfeão de Leiria. Nesta experiência pedagógica aplicou-se a metodologia de ensino Barbara Fewster, em articulação com uma Investigação-Ação que se apoiou nos conceitos de pedagogia construtivista e de aprendizagem cooperativa provenientes da Psicopedagogia. Após observação sistemática diagnóstica do grupo de treze alunas, foi possível identificar as áreas técnicas e artísticas que careciam de maior intervenção, no sentido de conduzir as alunas ao aprimoramento das mesmas. A partir desses dados, desenhou-se um plano de ação ao qual, com base no ensino instrutivo tradicional da Técnica de Dança Clássica, se adicionou, a título complementar, um momento de estudo em forma de trabalho cooperativo. Este momento de estudo aconteceu em pequenos grupos de alunos, e foi direcionado especificamente para os aspetos técnicos e artísticos previamente selecionados. Sob o mote ‘aluno - construtor do seu próprio conhecimento’, o objetivo da proposta metodológica que ora se apresenta foi dar a conhecer aos alunos novas formas de aprender. Estas foram arquitetadas para promover uma maior consiencialização do aluno sobre o seu trabalho, mais autonomia, responsabilização e sensibilização para a importância da autocorreção, rumo a uma postura de aprendizagem ativa na aula. Esta metodologia sofreu diversas alterações ao longo do estágio, por forma a melhorar continuamente o sistema implementado. Para aferir o impacto que o trabalho cooperativo teve na motivação dos alunos para este tipo de abordagem e a sua perceção acerca acerca da sua eficácia, recorreu-se a técnicas de investigação baseadas na conversação e na análise de documentos. A auscultação aos alunos foi feita com uma análise de textos produzidos por si e de inquéritos por questionário anónimos, que reforçaram, do ponto de vista do aluno, a pertiência do trabalho cooperativo enquanto prática pedagógica facilitadora do aprimoramento de conteúdos técnicos e artísticos.ABSTRACT - This document is a report of the internship carried out in the scope of the Masters in Dance Education, taught by the Escola Superior de Dança, held in the academic year 2020/2021. The internship consisted of supervised pedagogical practice of teaching Classical Dance Technique, given to a 3rd year class of the Basic Dance Course of Specialized Artistic Education at the Escola de Música do Orfeão de Leiria. In this pedagogical experience, Barbara Fewster's teaching methodology was applied, in conjunction with an Action-Research that was supported by the concepts 'constructivist pedagogy' and 'cooperative learning' from Psychopedagogy. After systematic diagnostic observation of the group of thirteen students, it was possible to identify the technical and artistic areas that needed further intervention, in order to guide the students to their improvement. Based on these data, an action plan was designed, based on the traditional instructional teaching of the Classical Dance Technique, and a study period in the form of cooperative work was added to it, as a complement. This moment of study took place in small groups of students, and was specifically directed to the technical and artistic aspects previously selected. Under the motto 'student - builder of their own knowledge', the objectives of the methodological proposal presented here were to introduce students to new ways of learning. These new ways of learning were designed to promote greater student awareness about their work, more autonomy, responsibility and awareness of the importance of self-correction, towards an active learning posture in the classroom. This methodology underwent several changes during the internship, in order to continuously improve the implemented system. To assess the impact that cooperative work had on students' motivation for this type of approach and their perception of its effectiveness, research techniques based on conversation and document analysis were used. The students were consulted by analyzing texts produced by them and anonymous questionnaire surveys, which reinforced, from the student's point of view, the relevance of cooperative work as a pedagogical practice that facilitates the improvement of technical and artistic content.Escola Superior de DançaInstituto Politécnico de LisboaGraça, CristinaRCIPLRodrigues, Marina2022-08-26T10:41:41Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14939TID:202534480porRodrigues, M. (2021). O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica. Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:39.454329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
title |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
spellingShingle |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica Rodrigues, Marina Técnica de dança clássica Investigação-ação Trabalho cooperativo Aprendizagem ativa Técnica de dança clássica Classical Dance Technique Action research Cooperative work Classical Dance Technique, Active learning |
title_short |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
title_full |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
title_fullStr |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
title_full_unstemmed |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
title_sort |
O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica |
author |
Rodrigues, Marina |
author_facet |
Rodrigues, Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica de dança clássica Investigação-ação Trabalho cooperativo Aprendizagem ativa Técnica de dança clássica Classical Dance Technique Action research Cooperative work Classical Dance Technique, Active learning |
topic |
Técnica de dança clássica Investigação-ação Trabalho cooperativo Aprendizagem ativa Técnica de dança clássica Classical Dance Technique Action research Cooperative work Classical Dance Technique, Active learning |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em ensino da Dança |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-08-26T10:41:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14939 TID:202534480 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14939 |
identifier_str_mv |
TID:202534480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, M. (2021). O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássica. Escola Superior de Dança |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Dança Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Dança Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133498575945728 |