Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Alexandra Silveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7702
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_896473e4c82af029cf10468da8d1c472
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do SousaTécnica de dança clássicaEstratégia de ensinoClassical dance techniqueTeaching strategyRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente RelatórIo de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. A aplicação prática deste relatório realizou-se na Academia de Dança do Vale do Sousa, em Paredes, com uma turma de 4º ano (8º ano de escolaridade) do ensino artístico especializado em dança, regime articulado, no ano letivo 2015/2016, integrado na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Este estágio teve como principal objetivo alcançar o progresso e o fortalecimento do en dehor em todas as posições (fletidas e extendidas) estudadas pela turma na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Seguindo a metodologia investigação-ação, após ter sido identificado o problema do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), foi possível realizar uma análise rigorosa e fundamentada dessa mesma problemática e melhorá-la em situação de sala de aula, recorrendo a várias estratégias de ensino, recolha e tratamento de dados. Desta forma, foram-se desenvolvendo novas competências na investigadora/estagiária, nomeadamente, reflexivas e interventivas, que possibilitaram agir, adequadamente, nas fases posteriores da implementação. O registo de imagens e vídeos feitos ao longo deste estágio, assim como os resultados das avaliações periódicas comprovam, de uma forma geral, a eficácia das estratégias utilizadas, tais como, exposição teórica de conteúdos de anatomia e fisiologia humana, necessários à compreensão do movimento de en dehors, com recurso a imagens, assim como a aplicação de exercícios de fortalecimento/flexibilidade da articulação coxofemoral e a utilização de adereços. A temática deste trabalho contribui para sensibilizar os alunos da importância de uma postura e alinhamentos corretos e do uso correto do en dehors na prática (que se deseja segura) da dança clássica.ABSTRACT: This report was prepared under the Master in Dance Teaching of Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa. The practical application of this report took place in Academia de Dança do Vale do Sousa, in Paredes, with a 4th year class (8th grade) of artistic education in dance, articulated system, during the academic year 2015/2016, integrated in Classical Dance Technique discipline. This stage aimed to achieve progress and the strengthening of turnout in all positions (flexed and extended) studied by class in Classical Dance Technique discipline. Following the methodology research-action, after being identified the problem of the turnout (external rotation of the lower limbs), it was possible to conduct a rigorous analysis and reasoned this same problem and improve it in the attended classroom lessons, using various teaching strategies, collection and processing of data. Thus, new skills were developed in the researcher/intern in particular reflective and interventional, that allowed to act fairly, in the later stages of implementation. The image recording and films made throughout this stage, as well as the results of the periodic reviews show, in general, the effectiveness of the strategies used, such as, theoretical exposure anatomy content and human physiology, necessary for understanding the movement of turnout with images feature as well as the application of strengthening/flexibility exercises of the hip joint and the use of props. The theme of this work helps to raise students' awareness of the importance of correct posture and alignment and the correct use of the turnout in practice (that we want safe) of classical dance.Amorim, VeraRCIPLSantos, Cláudia Alexandra Silveira2017-12-14T16:38:57Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7702TID:201461625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:35.156804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
title Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
spellingShingle Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
Santos, Cláudia Alexandra Silveira
Técnica de dança clássica
Estratégia de ensino
Classical dance technique
Teaching strategy
title_short Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
title_full Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
title_fullStr Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
title_full_unstemmed Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
title_sort Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa
author Santos, Cláudia Alexandra Silveira
author_facet Santos, Cláudia Alexandra Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Alexandra Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
Estratégia de ensino
Classical dance technique
Teaching strategy
topic Técnica de dança clássica
Estratégia de ensino
Classical dance technique
Teaching strategy
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016-12-16T00:00:00Z
2017-12-14T16:38:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7702
TID:201461625
url http://hdl.handle.net/10400.21/7702
identifier_str_mv TID:201461625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426134024192