O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42921
Resumo: O presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto e divide-se em duas partes distintas. A primeira, que evidencia a Prática Profissional (PP) realizada e a segunda parte que contêm a investigação científica associada à temática: “O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino” A PP realizou-se na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, através do projeto da Orquestra Juvenil da Bonjóia (OJB) da escola Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) no decorrer do ano letivo 2021/2022 sob a orientação científica do Professor Doutor Eliseu Silva e sob a orientação pedagógica cooperante da Professora Ana Patrícia Lopes. Nesta secção primária do relatório descreve-se sucintamente a entidade acolhedora do meu estágio assim como um pequeno enquadramento profissional e pessoal. Posteriormente são apresentadas as metodologias utilizadas e uma conclusão onde se estabelece uma avaliação de todo o percurso. O Projeto de Investigação Pedagógica (PIP) decorre da PP e consistiu na realização de uma performance de carácter solidário por parte de 7 alunos de violino da Escola do Cerco, que frequentavam o 2º e 4º grau, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. A audição pública realizou-se no Centro Social Paroquial Senhora do Calvário (CSPSC) no final do ano letivo. Com este projeto pretendeu-se avaliar se este tipo de atuações, pouco habituais do currículo regular dos alunos de música, teve algum impacto na sua motivação para o estudo de instrumento. No final do relatório são apresentados os resultados encontrados a partir da análise dos dados estatísticos obtidos através de questionários aos alunos que participaram no projeto.
id RCAP_3ed0b3ddb26b12da492e2ff7a8535121
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violinoSolidariedadeEducaçãoEnsinoVoluntariadoMotivaçãoMúsicaInstrumentoSolidarityEducationTeachingVolunteeringMotivationMusicInstrumentDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto e divide-se em duas partes distintas. A primeira, que evidencia a Prática Profissional (PP) realizada e a segunda parte que contêm a investigação científica associada à temática: “O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino” A PP realizou-se na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, através do projeto da Orquestra Juvenil da Bonjóia (OJB) da escola Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) no decorrer do ano letivo 2021/2022 sob a orientação científica do Professor Doutor Eliseu Silva e sob a orientação pedagógica cooperante da Professora Ana Patrícia Lopes. Nesta secção primária do relatório descreve-se sucintamente a entidade acolhedora do meu estágio assim como um pequeno enquadramento profissional e pessoal. Posteriormente são apresentadas as metodologias utilizadas e uma conclusão onde se estabelece uma avaliação de todo o percurso. O Projeto de Investigação Pedagógica (PIP) decorre da PP e consistiu na realização de uma performance de carácter solidário por parte de 7 alunos de violino da Escola do Cerco, que frequentavam o 2º e 4º grau, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. A audição pública realizou-se no Centro Social Paroquial Senhora do Calvário (CSPSC) no final do ano letivo. Com este projeto pretendeu-se avaliar se este tipo de atuações, pouco habituais do currículo regular dos alunos de música, teve algum impacto na sua motivação para o estudo de instrumento. No final do relatório são apresentados os resultados encontrados a partir da análise dos dados estatísticos obtidos através de questionários aos alunos que participaram no projeto.This Report was carried out within the scope of the Master’s in Music Teaching at the Catholic University of Portugal – Porto and is divided into two distinct parts. The first, which highlights the Professional Practice (PP) carried out and the second part, which contains the scientific research associated with the subject: “The impact of solidary presentations on the motivation of violin students” The PP took place at Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, through the Youth Orchestra of Bonjóia (OJB) project of the Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) music school during the 2021/2022 academic year under the scientific guidance of PhD Eliseu Silva and under the cooperative pedagogical guidance of Professor Ana Patrícia Lopes. In this primary section of the report, is described the host entity of my internship and provided a small professional and personal background. Subsequently, is presented the methodologies used and a conclusion where is carried out an evaluation of the entire course. The Pedagogical Research Project (PIP) that I developed during the PP consisted in the realization of a solidary performance by 7 violin students from Escola do Cerco, who attended the 2nd and 4th grade, aged between 12 and 14 years. The public hearing took place at the Senhora do Calvário Parish Social Center (CSPSC) at the end of the school year. With this project I intended to assess whether this type of performances, unorthodox in the regular curriculum of music students, had any impact on their motivation to study the instrument. At the end of the report, I present the results, taking into account the analysis of the statistical data obtained through questionnaires to the students who participated in the project.Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro2023-10-27T16:29:26Z2023-02-1520222023-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42921TID:203354800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:09.215077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
title O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
spellingShingle O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro
Solidariedade
Educação
Ensino
Voluntariado
Motivação
Música
Instrumento
Solidarity
Education
Teaching
Volunteering
Motivation
Music
Instrument
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
title_full O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
title_fullStr O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
title_full_unstemmed O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
title_sort O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
author Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro
author_facet Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Solidariedade
Educação
Ensino
Voluntariado
Motivação
Música
Instrumento
Solidarity
Education
Teaching
Volunteering
Motivation
Music
Instrument
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Solidariedade
Educação
Ensino
Voluntariado
Motivação
Música
Instrumento
Solidarity
Education
Teaching
Volunteering
Motivation
Music
Instrument
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto e divide-se em duas partes distintas. A primeira, que evidencia a Prática Profissional (PP) realizada e a segunda parte que contêm a investigação científica associada à temática: “O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino” A PP realizou-se na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, através do projeto da Orquestra Juvenil da Bonjóia (OJB) da escola Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) no decorrer do ano letivo 2021/2022 sob a orientação científica do Professor Doutor Eliseu Silva e sob a orientação pedagógica cooperante da Professora Ana Patrícia Lopes. Nesta secção primária do relatório descreve-se sucintamente a entidade acolhedora do meu estágio assim como um pequeno enquadramento profissional e pessoal. Posteriormente são apresentadas as metodologias utilizadas e uma conclusão onde se estabelece uma avaliação de todo o percurso. O Projeto de Investigação Pedagógica (PIP) decorre da PP e consistiu na realização de uma performance de carácter solidário por parte de 7 alunos de violino da Escola do Cerco, que frequentavam o 2º e 4º grau, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. A audição pública realizou-se no Centro Social Paroquial Senhora do Calvário (CSPSC) no final do ano letivo. Com este projeto pretendeu-se avaliar se este tipo de atuações, pouco habituais do currículo regular dos alunos de música, teve algum impacto na sua motivação para o estudo de instrumento. No final do relatório são apresentados os resultados encontrados a partir da análise dos dados estatísticos obtidos através de questionários aos alunos que participaram no projeto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-27T16:29:26Z
2023-02-15
2023-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42921
TID:203354800
url http://hdl.handle.net/10400.14/42921
identifier_str_mv TID:203354800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134143706038272