A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7221
Resumo: Dissertação mestrado Educação, área de Especialização Tecnologia Educativa
id RCAP_1c362f1cb900d05ed25bb9ea3ba0009e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano51:372.851372.851:51681.324371.68Dissertação mestrado Educação, área de Especialização Tecnologia EducativaA integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem promove novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. O emergir de novos ambientes na educação propicia a que os intervenientes assumam novos papeis e encarem a Escola sob uma perspectiva diferente. No âmbito da presente dissertação de mestrado, desenvolveu-se um estudo com o objectivo de analisar o impacto da integração de uma plataforma de gestão de aprendizagem – Escola Virtual – na aprendizagem e no ensino da Matemática, em ambiente de sala de aula e extra aula. O estudo realizado foi um estudo de caso. A investigação decorreu na ES/3 de Carvalhos, durante seis meses, no contexto da disciplina de Matemática do 12º ano e envolveu 51 alunos de dois grupos e 2 professoras, sendo uma delas a investigadora. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: Ficha de Identificação, um Questionário sobre Preferências de Aprendizagem e Questionário de Opinião. A análise dos dados obtidos permitiu concluir, que a utilização da Escola Virtual influenciou de modo positivo a motivação dos alunos e facilitou a compreensão dos conteúdos leccionados. No que concerne às professoras, estas consideraram que a Escola Virtual favoreceu o trabalho colaborativo e a sua utilização foi crucial na abordagem e leccionação de alguns conteúdos programáticos. Relativamente aos materiais existentes na Escola Virtual, as professoras reconheceram a sua qualidade apesar de entenderem que poderiam ser mais diversificados. Os alunos revelaram facilidade em aprender a usar o LMS Escola Virtual e consideraram a sua utilização como uma experiência interessante e, por isso, deveria ser generalizada a todas as escolas de ensino básico e secundário. Para além das competências específicas desenvolvidas, a utilização da Escola Virtual permitiu, igualmente, desenvolver e aprofundar competências transversais, como a exploração de sites, a navegação e a pesquisa de informação na Internet e a participação em Fóruns, promover a autonomia na aprendizagem criando hábitos de trabalho colaborativo, partilha e troca de ideias.Information and Communication Technologies (ICT) enable new ways of learning, teaching and thinking. Existing ICT Education platforms lead to the emergence of new roles and to new perspectives to look at school. This dissertation describes a study that analyses the impact of the adoption of a Learning Management System – Virtual School - in the learning and teaching of Maths both in and out of the classroom. This research - a case study - took place at Carvalhos’ School (ES/3) during six months. The subject was Maths of the 12th Grade. The participants were 51 pupils and two teachers. For collecting data several instruments were developed: Identification Questionnaire, Questionnaire about Learning Preferences and two Opinion Questionnaires. The analysis of the data led to the conclusion that the utilisation of the Virtual School fostered in a positive way the students’ motivation and it has also helped the understanding of the lectured contents. The teachers considered that the Virtual School promoted collaborative work and its use was crucial in the teaching of some of the course contents. The teachers recognized the quality of materials of the Virtual School, despite considering that they could be more diversified. Pupils revealed easiness in learning to use the Virtual School LMS and they also considered its use an interesting experience. They mentioned that it should be used in all basic and secondary teaching schools. Besides the specific competences developed, the utilization of the Virtual School also allowed the development and the deepen of cross competences like the exploration of sites, navigation and data search on the Internet as well as the participation in Forums. It promoted learning autonomy and implied the development of collaborative work skills.Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim SoaresUniversidade do MinhoSantos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos2006-12-062006-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:28.589358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
title A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
spellingShingle A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
51:372.851
372.851:51
681.324
371.68
title_short A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
title_full A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
title_fullStr A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
title_full_unstemmed A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
title_sort A escola virtual na prendizagem e no ensino da matemática: um estudo de caso no 12º ano
author Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
author_facet Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
681.324
371.68
topic 51:372.851
372.851:51
681.324
371.68
description Dissertação mestrado Educação, área de Especialização Tecnologia Educativa
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-06
2006-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7221
url http://hdl.handle.net/1822/7221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132480449544192