O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sara Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33404
Resumo: A sociedade atual tem, mais do que nunca, uma grande variedade de marcas por onde optar, na escolha de um produto ou serviço. No sentido de se aproximarem dos consumidores, as marcas tiveram que repensar as suas estratégias, e a fidelização tornou-se no seu maior desafio e objetivo, especialmente no setor do retalho. Esta dissertação pretende estudar e comparar o impacto de duas campanhas por parte de duas marcas rivais de retalhistas alimentares – Pingo Doce e LIDL, no consumo das famílias. Em particular, estas campanhas lançadas pelas duas insígnias interagem com os consumidores através de mecanismos de gamification – incluindo objetos para colecionar e aplicações de dispositivos inteligentes para brincar, e são direcionadas para crianças. Considerando as características destas campanhas, pretendemos investigar se foram capazes de influenciar as famílias portuguesas no âmbito da frequência às lojas das insígnias e do volume de compras – tendo igualmente em conta a possível influência as crianças nas compras das famílias e, ultimamente, a sua capacidade de fomentar fidelização a estas marcas. Ao mesmo tempo, considerando a crescente utilização the dispositivos inteligentes, exploramos a utilização das apps incluídas nas campanhas e as motivações das famílias para a adesão a estas iniciativas lançadas pelas duas marcas. Assim, no sentido de investigar este fenómeno, desenvolvemos um case study comparativo, usando o método qualitativo. A metodologia consiste na análise temática de 15 entrevistas semi-estruturadas a famílias que tenham aderido a, pelo menos, uma das campanhas, e inclui uma entrevista exploratória ao Head of Brand do LIDL Portugal. Entre os resultados, foi possível concluir que as famílias foram influenciadas no âmbito da frequência às lojas e do volume de compras efetuado nas duas retalhistas durante o período de vigência das campanhas. Embora estas iniciativas tenham, de um modo geral, influenciado o seu comportamento de consumo, a lealdade atitudinal não foi alcançada, tendo em conta que as famílias optaram por retomar os hábitos de compra que tinham anteriormente às campanhas.
id RCAP_1c457381bbacd9b5f9034e7eeb2e4237
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famíliasGamificationColecionismoMarketing infantilConsumoLealdadeRetalhoCollectingKids marketingConsumptionLoyaltyRetailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA sociedade atual tem, mais do que nunca, uma grande variedade de marcas por onde optar, na escolha de um produto ou serviço. No sentido de se aproximarem dos consumidores, as marcas tiveram que repensar as suas estratégias, e a fidelização tornou-se no seu maior desafio e objetivo, especialmente no setor do retalho. Esta dissertação pretende estudar e comparar o impacto de duas campanhas por parte de duas marcas rivais de retalhistas alimentares – Pingo Doce e LIDL, no consumo das famílias. Em particular, estas campanhas lançadas pelas duas insígnias interagem com os consumidores através de mecanismos de gamification – incluindo objetos para colecionar e aplicações de dispositivos inteligentes para brincar, e são direcionadas para crianças. Considerando as características destas campanhas, pretendemos investigar se foram capazes de influenciar as famílias portuguesas no âmbito da frequência às lojas das insígnias e do volume de compras – tendo igualmente em conta a possível influência as crianças nas compras das famílias e, ultimamente, a sua capacidade de fomentar fidelização a estas marcas. Ao mesmo tempo, considerando a crescente utilização the dispositivos inteligentes, exploramos a utilização das apps incluídas nas campanhas e as motivações das famílias para a adesão a estas iniciativas lançadas pelas duas marcas. Assim, no sentido de investigar este fenómeno, desenvolvemos um case study comparativo, usando o método qualitativo. A metodologia consiste na análise temática de 15 entrevistas semi-estruturadas a famílias que tenham aderido a, pelo menos, uma das campanhas, e inclui uma entrevista exploratória ao Head of Brand do LIDL Portugal. Entre os resultados, foi possível concluir que as famílias foram influenciadas no âmbito da frequência às lojas e do volume de compras efetuado nas duas retalhistas durante o período de vigência das campanhas. Embora estas iniciativas tenham, de um modo geral, influenciado o seu comportamento de consumo, a lealdade atitudinal não foi alcançada, tendo em conta que as famílias optaram por retomar os hábitos de compra que tinham anteriormente às campanhas.Today’s society has more brands to choose from than ever. To get closer to consumers, brands had to rethink their strategies and customer’s loyalty has been the biggest challenge and goal, especially in the retail sector. This dissertation intends to study and compare the impact of two campaigns from two rival grocery retailers – Pingo Doce and LIDL, in family’s consumption. In particular, these grocery retailers’ campaigns engage with customers through gamification mechanics – with objects to collect and apps to play with, that are targeted to children. Regarding the characteristics of these campaigns, we aim to investigate if they were able to influence Portuguese families on their store frequency and purchase volume - having in mind the possible influence of children on families’ purchases -, and ultimately, their loyalty towards these brands. At the same time, considering the growing usage of smart devices, we explore the usage of the apps included in these campaigns and the motivations to join these initiatives launched by the two brands. Therefore, we developed a comparative case study in order to investigate this phenomenon, through qualitative methods. The methodology consists in a thematic analysis of 15 semi-structured interviews with Portuguese families that adhered to, at least, one of the campaigns and includes an exploratory interview to the Head of Brand of LIDL Portugal. Amongst the results, we were able to conclude that the families were influenced by these campaigns in terms of store frequency and purchase volume towards Pingo Doce and/or LIDL. Although these initiatives generally influenced the purchase behaviour of the interviewed families, the attitudinal loyalty was not achieved, since the most shared pattern was that families decided to maintain their pre-campaigns behaviour towards grocery retailers.Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiranda, Sara Ferreira2021-06-01T14:39:27Z2021-02-0920202021-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33404TID:202724484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:09.624112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
title O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
spellingShingle O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
Miranda, Sara Ferreira
Gamification
Colecionismo
Marketing infantil
Consumo
Lealdade
Retalho
Collecting
Kids marketing
Consumption
Loyalty
Retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
title_full O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
title_fullStr O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
title_full_unstemmed O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
title_sort O impacto das campanhas de colecionáveis do Pingo Doce e do Lidl no consumo e fidelização das famílias
author Miranda, Sara Ferreira
author_facet Miranda, Sara Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sara Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gamification
Colecionismo
Marketing infantil
Consumo
Lealdade
Retalho
Collecting
Kids marketing
Consumption
Loyalty
Retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Gamification
Colecionismo
Marketing infantil
Consumo
Lealdade
Retalho
Collecting
Kids marketing
Consumption
Loyalty
Retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A sociedade atual tem, mais do que nunca, uma grande variedade de marcas por onde optar, na escolha de um produto ou serviço. No sentido de se aproximarem dos consumidores, as marcas tiveram que repensar as suas estratégias, e a fidelização tornou-se no seu maior desafio e objetivo, especialmente no setor do retalho. Esta dissertação pretende estudar e comparar o impacto de duas campanhas por parte de duas marcas rivais de retalhistas alimentares – Pingo Doce e LIDL, no consumo das famílias. Em particular, estas campanhas lançadas pelas duas insígnias interagem com os consumidores através de mecanismos de gamification – incluindo objetos para colecionar e aplicações de dispositivos inteligentes para brincar, e são direcionadas para crianças. Considerando as características destas campanhas, pretendemos investigar se foram capazes de influenciar as famílias portuguesas no âmbito da frequência às lojas das insígnias e do volume de compras – tendo igualmente em conta a possível influência as crianças nas compras das famílias e, ultimamente, a sua capacidade de fomentar fidelização a estas marcas. Ao mesmo tempo, considerando a crescente utilização the dispositivos inteligentes, exploramos a utilização das apps incluídas nas campanhas e as motivações das famílias para a adesão a estas iniciativas lançadas pelas duas marcas. Assim, no sentido de investigar este fenómeno, desenvolvemos um case study comparativo, usando o método qualitativo. A metodologia consiste na análise temática de 15 entrevistas semi-estruturadas a famílias que tenham aderido a, pelo menos, uma das campanhas, e inclui uma entrevista exploratória ao Head of Brand do LIDL Portugal. Entre os resultados, foi possível concluir que as famílias foram influenciadas no âmbito da frequência às lojas e do volume de compras efetuado nas duas retalhistas durante o período de vigência das campanhas. Embora estas iniciativas tenham, de um modo geral, influenciado o seu comportamento de consumo, a lealdade atitudinal não foi alcançada, tendo em conta que as famílias optaram por retomar os hábitos de compra que tinham anteriormente às campanhas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-01T14:39:27Z
2021-02-09
2021-02-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33404
TID:202724484
url http://hdl.handle.net/10400.14/33404
identifier_str_mv TID:202724484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131988763869184