Perspectivas organizacionais sobre a liderança colegial em contexto educativo : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Inês Pereira Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13665
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
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spelling Perspectivas organizacionais sobre a liderança colegial em contexto educativo : um estudo de caso371Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)Perspectivas Organizacionais sobre a Liderança Colegial em Contexto Educativo: um Estudo de Caso, com o sub-tema - A Liderança na Escola E.B. 2/3 Rio Sousa: Contributo para uma Análise Sociológica e Política dos Processos de Decisão Desenvolvidos no Seio Organizacional. O presente trabalho, centrado na análise da uma Organização Escolar, mais precisamente nos seus processos de tomada de decisão e estilo de liderança, procede, num primeiro momento, à revisão da literatura relativa ao conceito de Organização Escolar, aos diferentes modelos conceptuais e teóricos associados a ela, bem como à perspectiva histórica do desenvolvimento do conceito de autonomia nas escolas. Num segundo momento, é apresentado o estudo de caso realizado, dando a conhecer as percepções de cinco elementos da Escola E.B. 2/3 Rio Sousa1 - Presidente e Vice-Presidente do CE, Assessor Pedagógico, Representante do Pessoal Auxiliar e Representante dos EE - auscultados através de entrevistas semi-estruturadas acerca de aspectos ligados i) ao processo de tomada de decisão e à liderança do seu órgão de gestão, considerado colegial e ii) à autonomia desenvolvida na escola. Para além desta metodologia, foram ainda recolhidos documentos internos à instituição cuja análise de conteúdo foi feita e explorada. Os dados obtidos indicam uma prevalência de características unipessoais na gestão da escola e não de carácter colegial, bem como apontam para um estilo de liderança mais “autoritário”, de acordo com a matriz da liderança micropolítica de Blase e Anderson (1995). Quanto à autonomia, tanto das estruturas como da escola, verificou-se que esta é apenas “relativa” (Barroso, 1997), uma vez que não existe uma dependência total do poder central, promovendo-se “infidelidades normativas” (Lima, 1998), havendo situações de tomada de decisões autónomas.Organizational Perspectives about Collegial Leadership in Education Context: A Case Study, with second subject - A Leadership at EB 2/3 Rio Sousa School: Contribution towards Sociological and Political Analysis of Process about Developed Decisions within Organizational Environment. This present thesis, centered on the analysis of a school organization, more precisely on its decision making process and leadership style, proceed, at the beginning, on the revision of the literature in relation of the concept of School Organization, its different conceptual models and theoretical linked to it, as well as the historical perspective of the development of the concept of autonomy in schools. In the Second part, a study of a known case study was presented, letting known the five elements of EB 2/3 Rio Sousa School2 President and Vice President of the Executive Council (EC), Pedagogic Assessor, Human Resources Representative and EE Representative, sounded through semi-structured interviews about issues linked to i) a decision making process and leadership of their managerial tasks, considered collegial and ii) the autonomy developed at the school. Apart from the methodology, other internal documents also were collected, whose content were analyzed and explored. Data obtained indicate prevalence of individual characteristics in the school managerial system and not at the collegial level, as well as they pointed towards a leadership more “authoritarian”, according to the matrix of the Blase and Anderson (1995) micro-political leadership. With regards to the autonomy, from either structures and school, it emerged that this is only “relative” (Barroso, 1997), in the absence of total independence of the central power, self promoting “infidelities normative” (Lima, 1998), having situations in where autonomy decisions had to be taken.Silva, Guilherme Rego daUniversidade do MinhoSoares, Maria Inês Pereira Pinto20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:13.653019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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