Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiros, Tânia Raquel Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1238
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos.
id RCAP_1c7082f8a6dac7f2e327c6d7e2d93315
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da LadeiraCiências da educaçãoInvestigação-acçãoAprendizagem ativaAprendizagem significativaSistemas educativosCriançasAção pedagógicaPrática pedagógicaTrabalho de grupoAtividades cooperativasNecessidades educativas especiaisTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaInfantário O CarrocelEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da LadeiraEstágios pedagógicosEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaViveiros, Tânia Raquel Carvalho2016-10-20T00:30:09Z2016-05-01T00:00:00Z2016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1238201343428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:57.765195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
title Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
spellingShingle Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
Viveiros, Tânia Raquel Carvalho
Ciências da educação
Investigação-acção
Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Sistemas educativos
Crianças
Ação pedagógica
Prática pedagógica
Trabalho de grupo
Atividades cooperativas
Necessidades educativas especiais
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Infantário O Carrocel
Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira
Estágios pedagógicos
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
title_full Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
title_fullStr Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
title_full_unstemmed Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
title_sort Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
author Viveiros, Tânia Raquel Carvalho
author_facet Viveiros, Tânia Raquel Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camacho, Maria José de Jesus
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiros, Tânia Raquel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Investigação-acção
Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Sistemas educativos
Crianças
Ação pedagógica
Prática pedagógica
Trabalho de grupo
Atividades cooperativas
Necessidades educativas especiais
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Infantário O Carrocel
Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira
Estágios pedagógicos
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências da educação
Investigação-acção
Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Sistemas educativos
Crianças
Ação pedagógica
Prática pedagógica
Trabalho de grupo
Atividades cooperativas
Necessidades educativas especiais
Trabalho de projeto
Intervenção pedagógica
Infantário O Carrocel
Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira
Estágios pedagógicos
Educação Pré-escolar
Ensino Básico 1.º Ciclo
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20T00:30:09Z
2016-05-01T00:00:00Z
2016-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1238
201343428
url http://hdl.handle.net/10400.13/1238
identifier_str_mv 201343428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129908757135360