Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1238 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos. |
id |
RCAP_1c7082f8a6dac7f2e327c6d7e2d93315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da LadeiraCiências da educaçãoInvestigação-acçãoAprendizagem ativaAprendizagem significativaSistemas educativosCriançasAção pedagógicaPrática pedagógicaTrabalho de grupoAtividades cooperativasNecessidades educativas especiaisTrabalho de projetoIntervenção pedagógicaInfantário O CarrocelEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da LadeiraEstágios pedagógicosEducação Pré-escolarEnsino Básico 1.º CicloEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos.Camacho, Maria José de JesusDigitUMaViveiros, Tânia Raquel Carvalho2016-10-20T00:30:09Z2016-05-01T00:00:00Z2016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1238201343428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:57.765195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
title |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
spellingShingle |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira Viveiros, Tânia Raquel Carvalho Ciências da educação Investigação-acção Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Sistemas educativos Crianças Ação pedagógica Prática pedagógica Trabalho de grupo Atividades cooperativas Necessidades educativas especiais Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Infantário O Carrocel Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira Estágios pedagógicos Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
title_full |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
title_fullStr |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
title_sort |
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira |
author |
Viveiros, Tânia Raquel Carvalho |
author_facet |
Viveiros, Tânia Raquel Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camacho, Maria José de Jesus DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viveiros, Tânia Raquel Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação Investigação-acção Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Sistemas educativos Crianças Ação pedagógica Prática pedagógica Trabalho de grupo Atividades cooperativas Necessidades educativas especiais Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Infantário O Carrocel Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira Estágios pedagógicos Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências da educação Investigação-acção Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Sistemas educativos Crianças Ação pedagógica Prática pedagógica Trabalho de grupo Atividades cooperativas Necessidades educativas especiais Trabalho de projeto Intervenção pedagógica Infantário O Carrocel Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira Estágios pedagógicos Educação Pré-escolar Ensino Básico 1.º Ciclo Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20T00:30:09Z 2016-05-01T00:00:00Z 2016-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1238 201343428 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1238 |
identifier_str_mv |
201343428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129908757135360 |