Os adolescentes brasileiros e a violência entre pares na escola: O fenômeno visto de dentro para fora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prodócimo, Elaine
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Farenzena, Rosana Coronetti, Costa, Raquel Rodrigues da, Silva, Rosiane Gonçalves Coelho, Mattosinho, Paulo Vitor Bognoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.2858
Resumo: Agressividade e violência são aqui abordadas a partir de referencial da psicanálise, que postula uma agressividade instintiva, passível de ser convertida em violência, que se caracteriza pelo desejo de causar dano ao outro. A situação de vitimação preocupa pais, professores e a sociedade como um todo, pelos danos causados àqueles que a sofrem. Para atingir o objetivo de investigar sobre os sujeitos vitimados na dinâmica da violência escolar, a partir de sua própria voz, buscando um entendimento menos unilateral e vertical do fenômeno, utilizamos um questionário criado pela equipe da Profa. Isabel Freire, da Universidade de Lisboa, Portugal. O instrumento foi aplicado, no período de abril de 2010 à março de 2011, em 17 escolas públicas brasileiras de 8 estados da federação, a um público de 2.793 estudantes, de ensino fundamental e ensino médio. Desse total, 618 estudantes foram considerados vítimas (22,13% da amostra), 394 vítimas passivas e 224 vítimas agressoras. Os atos sofridos com maior frequência foram as agressões verbais, especificamente os xingamentos, tanto pelas vítimas do gênero feminino quanto masculino e o local com maior ocorrência de agressões foi a sala de aula. A elevada quantidade de eventos que envolvem violência entre pares, identificados no estudo nos fazem pensar num cenário favorável ao sofrimento persistente. Algo que se distancia das funções da escola para a infância e para a adolescência
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