O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Pedro Nuno Campos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4059
Resumo: A competitividade entre as empresas é cada vez maior o que faz com que o desempenho dos colaboradores da organização tenha que ser superior para a manutenção ou desejavelmente aumento da posição de mercado da empresa de modo a crescer e aumentar a sua rentabilidade. No entanto, a performance da organização depende fortemente da performance individual das pessoas que a compõem e do seu envolvimento para com a mesma. Perante a problemática das organizações ambidextras, pretendeu-se estudar a performance à luz do commitment1 cujo modelo tripartido defende que os colaboradores poderão estar na organização porque querem, devem ou porque não possuem alternativa. Para além do estudo do desenvolvimento do commitment e da consequente performance dos colaboradores da empresa alvo de estudo de caso – Vortal S.A. – analisaram-se antecedentes do desenvolvimento do commitment e a sua relação com a performance e outros outputs. O estudo de caso comprovou muitos dos pressupostos existentes através de outros estudos empíricos nomeadamente, a performance ser superior em colaboradores cujo commitment é predominantemente afectivo. A análise estratificada da organização permitiu uma comparabilidade de resultados cujas correlações mostraram ainda que a componente da cultura organizacional2 desempenha um papel fundamental na gestão da organização e no desenvolvimento do commitment. A cultura de relações humanas e de sistemas abertos apresentaram uma correlação positiva com o commitment enquanto que os seus opostos, a cultura por objectivos e de processos internos, uma correlação negativa. Os resultados mostraram ainda uma correlação positiva de 0,871 entre a cultura de relações humanas e a performance o que se constituiu, junto com outros resultados como linhas orientadoras da gestão da performance das organizações.
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