O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4059 |
Resumo: | A competitividade entre as empresas é cada vez maior o que faz com que o desempenho dos colaboradores da organização tenha que ser superior para a manutenção ou desejavelmente aumento da posição de mercado da empresa de modo a crescer e aumentar a sua rentabilidade. No entanto, a performance da organização depende fortemente da performance individual das pessoas que a compõem e do seu envolvimento para com a mesma. Perante a problemática das organizações ambidextras, pretendeu-se estudar a performance à luz do commitment1 cujo modelo tripartido defende que os colaboradores poderão estar na organização porque querem, devem ou porque não possuem alternativa. Para além do estudo do desenvolvimento do commitment e da consequente performance dos colaboradores da empresa alvo de estudo de caso – Vortal S.A. – analisaram-se antecedentes do desenvolvimento do commitment e a sua relação com a performance e outros outputs. O estudo de caso comprovou muitos dos pressupostos existentes através de outros estudos empíricos nomeadamente, a performance ser superior em colaboradores cujo commitment é predominantemente afectivo. A análise estratificada da organização permitiu uma comparabilidade de resultados cujas correlações mostraram ainda que a componente da cultura organizacional2 desempenha um papel fundamental na gestão da organização e no desenvolvimento do commitment. A cultura de relações humanas e de sistemas abertos apresentaram uma correlação positiva com o commitment enquanto que os seus opostos, a cultura por objectivos e de processos internos, uma correlação negativa. Os resultados mostraram ainda uma correlação positiva de 0,871 entre a cultura de relações humanas e a performance o que se constituiu, junto com outros resultados como linhas orientadoras da gestão da performance das organizações. |
id |
RCAP_1c7db897b49711b448fda0ff30cedcce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A.PerformanceCommitmentOrganizações ambidextrasCultura organizacionalAmbidextrous organizationsOrganizational cultureA competitividade entre as empresas é cada vez maior o que faz com que o desempenho dos colaboradores da organização tenha que ser superior para a manutenção ou desejavelmente aumento da posição de mercado da empresa de modo a crescer e aumentar a sua rentabilidade. No entanto, a performance da organização depende fortemente da performance individual das pessoas que a compõem e do seu envolvimento para com a mesma. Perante a problemática das organizações ambidextras, pretendeu-se estudar a performance à luz do commitment1 cujo modelo tripartido defende que os colaboradores poderão estar na organização porque querem, devem ou porque não possuem alternativa. Para além do estudo do desenvolvimento do commitment e da consequente performance dos colaboradores da empresa alvo de estudo de caso – Vortal S.A. – analisaram-se antecedentes do desenvolvimento do commitment e a sua relação com a performance e outros outputs. O estudo de caso comprovou muitos dos pressupostos existentes através de outros estudos empíricos nomeadamente, a performance ser superior em colaboradores cujo commitment é predominantemente afectivo. A análise estratificada da organização permitiu uma comparabilidade de resultados cujas correlações mostraram ainda que a componente da cultura organizacional2 desempenha um papel fundamental na gestão da organização e no desenvolvimento do commitment. A cultura de relações humanas e de sistemas abertos apresentaram uma correlação positiva com o commitment enquanto que os seus opostos, a cultura por objectivos e de processos internos, uma correlação negativa. Os resultados mostraram ainda uma correlação positiva de 0,871 entre a cultura de relações humanas e a performance o que se constituiu, junto com outros resultados como linhas orientadoras da gestão da performance das organizações.The competition between organizations is rising which makes the individual performance to be superior in order to maintain and desirably increase the organization market position to grow up and, consequently, raise the company profitability. Nevertheless, organizational performance strongly depends on the individual performance of its employees and their commitment to it. In the presence of the ambidextrous organizations problematic, is aimed to study the performance having in mind the commitment tripartite model that argue that people could be in the organization because they want, they should or they have no choice. Beyond the study of the commitment development and the consequent people performance of the case study company – Vortal S.A. – were analysed the commitment antecedents and their relationship with the performance and others organizational outputs. The case study confirmed many of the literature assumptions like the fact that the performance be higher in employees that are mainly affective committed to the organization. The organizations stratified analyses allow the results comparability where the correlations have showed that the organizational culture represents a vital role in organizations management and commitment development. The clan and adhocracy cultures showed a positive correlation with the commitment while their opposites, the market culture and hierarchy culture, showed a negative correlation. The case study results also expressed a positive correlation of 0,871 between clan culture and the performance that represents, with other outcomes, important guidelines in organizations management.2012-11-08T14:49:16Z2011-01-01T00:00:00Z20112012-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4059porAndrade, Pedro Nuno Campos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:52:09Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:52:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
title |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
spellingShingle |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. Andrade, Pedro Nuno Campos de Performance Commitment Organizações ambidextras Cultura organizacional Ambidextrous organizations Organizational culture |
title_short |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
title_full |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
title_fullStr |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
title_full_unstemmed |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
title_sort |
O papel do commitment na gestão da performance: estudo de caso na empresa Vortal S.A. |
author |
Andrade, Pedro Nuno Campos de |
author_facet |
Andrade, Pedro Nuno Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Pedro Nuno Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Commitment Organizações ambidextras Cultura organizacional Ambidextrous organizations Organizational culture |
topic |
Performance Commitment Organizações ambidextras Cultura organizacional Ambidextrous organizations Organizational culture |
description |
A competitividade entre as empresas é cada vez maior o que faz com que o desempenho dos colaboradores da organização tenha que ser superior para a manutenção ou desejavelmente aumento da posição de mercado da empresa de modo a crescer e aumentar a sua rentabilidade. No entanto, a performance da organização depende fortemente da performance individual das pessoas que a compõem e do seu envolvimento para com a mesma. Perante a problemática das organizações ambidextras, pretendeu-se estudar a performance à luz do commitment1 cujo modelo tripartido defende que os colaboradores poderão estar na organização porque querem, devem ou porque não possuem alternativa. Para além do estudo do desenvolvimento do commitment e da consequente performance dos colaboradores da empresa alvo de estudo de caso – Vortal S.A. – analisaram-se antecedentes do desenvolvimento do commitment e a sua relação com a performance e outros outputs. O estudo de caso comprovou muitos dos pressupostos existentes através de outros estudos empíricos nomeadamente, a performance ser superior em colaboradores cujo commitment é predominantemente afectivo. A análise estratificada da organização permitiu uma comparabilidade de resultados cujas correlações mostraram ainda que a componente da cultura organizacional2 desempenha um papel fundamental na gestão da organização e no desenvolvimento do commitment. A cultura de relações humanas e de sistemas abertos apresentaram uma correlação positiva com o commitment enquanto que os seus opostos, a cultura por objectivos e de processos internos, uma correlação negativa. Os resultados mostraram ainda uma correlação positiva de 0,871 entre a cultura de relações humanas e a performance o que se constituiu, junto com outros resultados como linhas orientadoras da gestão da performance das organizações. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-11-08T14:49:16Z 2012-11-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4059 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546552498978816 |