A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Miranda, Luísa, Almeida, Conceição, Dias, Paulo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/652
Resumo: O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.
id RCAP_1c8df1b540f58a90025ee187b36b82ea
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagemO papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoMorais, CarlosMiranda, LuísaAlmeida, ConceiçãoDias, Paulo20012001-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/652porSILVA, Bento Duarte da ; ALMEIDA, Leandro S., ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 6, Braga, 2001 : actas”. Braga : Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2001. ISBN 972-8098-87-1. vol. I. p. 333-342.972-8098-87-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:08:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:08:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
spellingShingle A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
Morais, Carlos
title_short A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_full A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_fullStr A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_full_unstemmed A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
title_sort A web como fonte de expectativas na construção de ambientes de aprendizagem
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Almeida, Conceição
Dias, Paulo
author_role author
author2 Miranda, Luísa
Almeida, Conceição
Dias, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
Miranda, Luísa
Almeida, Conceição
Dias, Paulo
description O papel das tecnologias de informação tem obedecido a diversos paradigmas, conforme os objectivos da sua utilização, tendo vindo a alterar-se e a conquistar novas dimensões, particularmente, no que respeita à Educação. Os novos ambientes de aprendizagem emergentes da internet e da web são meios particularmente orientados para a promoção da aprendizagem como processo activo, dinâmico e centrado no aluno (Dias, 200). A criação de perspectivas de utilização da web no contexto educativo continua a ser um desafio para muitos educadores, independentemente do nível de ensino em que exercem a sua actividade. Tal desafio justifica-se não só por se acreditar que a escola deve acompanhar a evolução da sociedade, mas também por se entender que deve ser ela própria um laboratório de consolidação de saberes e de experimentação de novidades. Assumindo-se a preocupação de impulsionar a disseminação de comunidades de aprendizagem que promovam a interacção entre os intervenientes no contexto educativo, esta comunicação será orientada a partir duma reflexão suportada pela análise das respostas dos alunos do Ensino Superior, futuros professores do Ensino Básico, a um questionário sobre as suas expectativas relativas à influência das tecnologias da informação na criação e enriquecimento de contextos e ambientes de aprendizagem.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/652
url http://hdl.handle.net/1822/652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Bento Duarte da ; ALMEIDA, Leandro S., ed. lit. – “Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 6, Braga, 2001 : actas”. Braga : Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2001. ISBN 972-8098-87-1. vol. I. p. 333-342.
972-8098-87-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544865499578368