Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Inês Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97023
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_1ca53ae4fc3daa9350992e09496be39c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de LeituraAn Interdisciplinary Approach to Literacy Education in 7th Grade - Reading Projectabordagem interdisciplinareducação literáriatextos literáriosfruição da leituravalorização da literaturainterdisciplinary approachliterary educationliterary textsenjoyment of readingappreciation of literatureRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre a abordagem interdisciplinar da educação literária no 7.º ano de escolaridade, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, em duas turmas de 7.º ano.Ao longo deste ano de estágio, procurou-se averiguar de que forma uma abordagem interdisciplinar pode melhorar a compreensão dos alunos relativamente aos textos literários. Por conseguinte, definiram-se objetivos de investigação e de aprendizagem. Os primeiros pretendem (i) aferir o espaço dado à literatura pelos alunos, (ii) tomar consciência da capacidade de interpretação dos alunos, (iii) considerar a interdisciplinaridade como uma estratégia na abordagem do texto literário, e (iv) compreender a importância dada aos conhecimentos prévios, adquiridos noutras disciplinas, para a compreensão do texto literário. Os objetivos de aprendizagem definem a proposta para o ensino e aprendizagem dos alunos: (i) fomentar a fruição da leitura; (ii) consciencializar os alunos para a natureza plural do texto literário, que recria e reconstrói o real, nas suas múltiplas dimensões (física, humana, etc.); (iii) mobilizar saberes das outras áreas de conhecimento, levando os alunos a convocar conteúdos de outras disciplinas; (iv) reconhecer o texto literário como veículo de conhecimento; e (v) promover a exploração lexical e a expansão vocabular.Perante os dados analisados através dos instrumentos de recolha e as impressões realizadas aula a aula, é possível compreender que as didatizações foram uma mais-valia para a turma, produzindo consequências positivas. Na verdade, depois do estudo das obras literárias através de uma abordagem interdisciplinar, foi possível verificar uma maior consciencialização dos alunos para a importância da literatura, da disciplina de Português e do currículo.This report describes a scientific-didactic case study on the interdisciplinary approach to literary education in the 7th grade, developed in the Supervised Pedagogical Practice of Portuguese, in two 7th grade classes.Throughout this internship year, we tried to investigate how an interdisciplinary approach can improve students understanding of literary texts. Therefore, research and learning objectives were defined. The first intend to (i) assess the space given to literature by the students, (ii) become aware of the students' interpretation capacity, (iii) consider interdisciplinarity as a strategy in the approach to the literary text, and (iv) understand the importance given to previous knowledge, acquired in other subjects, for the understanding of the literary text. The learning objectives define the proposal for the teaching and learning of the students: (i) to foster the enjoyment of reading; (ii) to make students aware of the plural nature of the literary text, which recreates and reconstructs the real, in its multiple dimensions (physical, human, etc.); (iii) to mobilize knowledge from other areas of knowledge, leading students to summon content from other subjects; (iv) to recognize the literary text as a vehicle for knowledge; and (v) to promote lexical exploration and vocabulary expansion.In view of the data analyzed through the collection instruments and the impressions made in class, it is possible to understand that the didactic activities were an added value for the class, producing positive consequences. In fact, after the study of the literary works through an interdisciplinary approach, it was possible to verify a greater awareness among the students of the importance of literature, of the Portuguese subject and of the curriculum.2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97023http://hdl.handle.net/10316/97023TID:202843432porFilipe, Inês Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:47:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:09.828566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
An Interdisciplinary Approach to Literacy Education in 7th Grade - Reading Project
title Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
spellingShingle Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
Filipe, Inês Lopes
abordagem interdisciplinar
educação literária
textos literários
fruição da leitura
valorização da literatura
interdisciplinary approach
literary education
literary texts
enjoyment of reading
appreciation of literature
title_short Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
title_full Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
title_fullStr Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
title_full_unstemmed Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
title_sort Uma Abordagem Interdisciplinar da Educação Literária no 7.ºano – Projeto de Leitura
author Filipe, Inês Lopes
author_facet Filipe, Inês Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Inês Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv abordagem interdisciplinar
educação literária
textos literários
fruição da leitura
valorização da literatura
interdisciplinary approach
literary education
literary texts
enjoyment of reading
appreciation of literature
topic abordagem interdisciplinar
educação literária
textos literários
fruição da leitura
valorização da literatura
interdisciplinary approach
literary education
literary texts
enjoyment of reading
appreciation of literature
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97023
http://hdl.handle.net/10316/97023
TID:202843432
url http://hdl.handle.net/10316/97023
identifier_str_mv TID:202843432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048858144768